Ir para o conteúdo

Edição 69 | Ano 07 | Abril 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus da ACAM marcam presença no Museum Week

Mais de 1.400 museus de todo mundo participaram da Museum Week, ação que convidou as instituições culturais e museus a produzirem postagens temáticas em suas páginas no Twitter. Assim como em 2015, os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner / Auditório Claudio Santoro também marcaram presença.

Foi uma semana de tuites sobre assuntos como arquitetura, bastidores, amor, segredos, entre outros. Sucesso, durante o #MuseumWeek o perfil do Museu Casa de Portinari teve 703 interações, do Índia Vanuíre, 252, e do Felícia Leirner, 224. O grande destaque foi o número de novos seguidores que o museu de Brodowski, alcançou: 7.773 usuários.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari realiza oficina com mães de alunos da Apae de Brodowski

No início do mês, o Museu Casa de Portinari promoveu uma oficina de crochê para mães dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brodowski. Durante cinco dias, foram ensinadas técnicas básicas de cores e desenho, prática de bordado e, principalmente, o crochê.

As participantes apreenderam como trabalhar com as linhas, e posteriormente, como realizar a confecção de bicos em toalhas e panos de prato. O curso foi inspirado na figura de Dona Domingas, exímia crocheteira, mãe do pintor Candido Portinari, e ministrado pela artesã Jenuefa.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre realiza Oficina de História e Memória Sobre Acervo Kaingang

Em 11/4, o Museu Índia Vanuíre promoveu a Oficina de História e Memória sobre o Acervo Kaingang na Exposição Hercule Florence. Na ocasião, foi realizado um encontro dos indígenas das T.I.s Vanuíre e Icatú com objetos elaborados pelos ancestrais desses povos, coletados na região Oeste Paulista, nos anos de 1905, 1912 e 1947.

Tratam-se de objetos Kaingang como arcos, cerâmicas, têxteis, cestas, machado de pedra e outros, que falam do  modo de vida no passado. A proposta é compartilhar saberes e provocar a memória Kaingang a partir dessas peças. Os itens do acervo do MAE/USP estão presentes na exposição “O Olhar de Hercule Florence Sobre os Índios Brasileiros”.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Jogos de Armar propõem ações interativas ao público no Museu Felícia Leirner

O Coletivo Tralha leva ao Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), de 17/4 a 15/5, a intervenção multimídia “Jogos de Armar”. O projeto interativo e itinerante, incentiva uma percepção imaginativa da cidade, estabelecendo relações entre palavras, imagens, lugar e público, desenvolvendo linguagens artísticas diversas, sustentáveis e participativas.

Serão realizadas cinco atividades: Volantes, Encaixes, Colagem, Invólucros e Caça Palavras. A interação contará com a mediação direta dos artistas nos dias da abertura e de encerramento.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

“Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr’” chega a Piracicaba

Piracicaba (SP) recebe a partir de 16/4, no Museu Prudente de Moraes, a exposição “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes de ‘interiorrr’”. Com curadoria do museólogo Rodrigo Luiz dos Santos e da historiadora Renata Gava, a mostra é realizada pelo SISEM-SP, pela ACAM Portinari e pela prefeitura.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a verdadeira identidade e o repertório caipira, valorizando a tradição local e preservando a memória cultural. A expografia foi concebida em alusão a estruturas de portas, portões e porteiras de madeira rústica. Gratuita, a montagem fica em cartaz até 22/5, de terça a sexta, 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, 12h às 16h.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.