Vem aí a 14ª Semana Nacional de Museus. Anualmente, os equipamentos museológicos administrados em parceria com a ACAM participam do evento com programações especiais em maio. Em Brodowski, o Museu vai convidar o público para percorrer os “Caminhos de Portinari” e participar de um jogo da memória.
Já o Museu Índia Vanuíre promoverá a mostra “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, um passeio histórico e cultural por Tupã, oficinas, documentário e roda de conversa. No Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro os destaques são a atividades de modelagem em barro, uma roda dança afro-brasileira e um workshop sobre a “identidade cultural” dos moradores de Campos do Jordão.
O Museu Casa de Portinari inaugurou, em 13/3, celebrando o 46º aniversário da instituição, sua loja virtual. Além da comodidade que a internet proporciona, o espaço on-line é mais uma maneira dos visitantes encontrarem publicações, objetos artesanais da comunidade local, entre outros itens relacionados à instituição e a Portinari.
Com aproximadamente 100 artigos, o mix de produtos contempla as seguintes categorias: institucionais, editoriais e gerados na economia criativa das comunidades do entorno da instituição, como o artesanato. Clique aqui e conheça a novidade!
Até o mês de maio, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), recebe a mostra temporária “O Olhar de Hercule Florence Sobre os Índios Brasileiros”, que apresenta um panorama histórico e social dos povos Apiaká, Bororo, Coroado (Kaingang), Guaikuru (atualmente Kadiwéu), Guaná, Guató, Kayapó (hoje Panará), Munduruku, Ofaié Xavante e Oti Xavante no século XIX.
A exposição reúne diferentes peças, entre desenhos, aquarelas, manuscritos, objetos, fotografias e livros, que documentam as dinâmicas destes grupos. Aberta à comunidade e gratuita, a visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Uma parceria do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro com o Instituto Federal vai oferecer para equipe das instituições um curso de inglês. Com início previsto ainda para março, o curso extensão está sendo criado especialmente para atender às necessidades da equipe no sentido de aprimoramento do atendimento de público estrangeiro, uma vez que a qualificação profissional para o bem atender é um dos focos principais do trabalho das instituições.
O acordo firmado em 2015 ainda prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, estágios, palestras, entre outros, visando à ampliação da formação acadêmica e cultural dos participantes.
Em 29 de março, Mirassol (SP) recebe a exposição “Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto”, por meio da parceria em entre a ACAM Portinari e o SISEM-SP. A mostra ficará em cartaz no Museu Municipal Jezualdo D’Oliveira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 29 de abril.
São painéis de fotos e textos sobre o patrimônio material e imaterial, e as relações da cultura do café com o desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo. A exposição percorrerá ainda outras nove cidades. Outras informações pelo telefone (17) 3242-6244.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos