Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro, administrados pela ACAM Portinari em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, fortalecem todos os anos seu compromisso social e ambiental com as comunidades em que se inserem. As ações, pautadas dentro do projeto Museu Verde, buscam compensar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera por meio do plantio de árvores, além de promover o tema nas programações em forma de debates, atividades de educação ambiental e oficinas de jardinagem, compostagem, entre outras.
Para diagnosticar e identificar os fatores que geram o impacto ambiental, considerando as possíveis fontes internas e externas, é desenvolvido anualmente um inventário, elaborado por especialistas, seguido pela minimização das causas e pela proposta de uma medida compensadora, o reflorestamento. Os estudos já se iniciaram e têm previsão para serem concluídos em dezembro. Em todas as unidades, após o levantamento, os órgãos municipais e outros parceiros são acionados para que sejam identificadas as espécies nativas de cada ambiente e ecossistema.
A coordenadora do Núcleo de Apoio a Pesquisa de Física Aplicada ao Patrimônio Artístico e Histórico (NAP-Faepah) e professora da Universidade de São Paulo (USP), Márcia Rizzutto, e o restaurador Julio Moraes estão de volta ao Museu Casa de Portinari para mais um projeto de estudo e pesquisa, em conjunto com a equipe de acervo da instituição.
Desta vez, serão investigados os materiais existentes nas pinturas murais da “Capela da Nonna”. Além de desvendar o método de pintura de Candido Portinari, a ação fundamentará cientificamente a elaboração de um projeto detalhado de intervenção e conservação para as pinturas murais do local.
De 7 a 13 de dezembro, cinco museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo protagonizarão um cronograma especial voltado aos Direitos Humanos, cujo dia de celebração é 10/12. O Museu Índia Vanuíre é um deles e oferecerá exposições, debate, mostra de vídeo e contação de história.
Com a atividade, é esperada uma maior sensibilização do público para a reflexão e transformação por meio da arte, da história e do conhecimento para se trabalhar questões relacionadas aos Direitos Humanos e, assim, buscar uma cultura de respeito às diferenças e de convivência. A programação completa será divulgada em breve.
Em 5 de dezembro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro serão palco do “Festival da Vida ao Ar Livre”. Promovido pela Outward Bound (OBB), organização educacional, sem fins lucrativos, pioneira mundial em educação experiencial ao ar livre.
O FestiVAL, lançado no ano passado, chega a sua segunda edição, em 2015, com a tarefa de comemorar o aniversário de 15 anos da OBB. O evento contará com atividades propostas pela OBB, pelo Museu e por outros participantes. Para tornar tudo ainda mais animado, um piquenique em meio às obras da artista Felícia Leirner, que escolheu Campos do Jordão como cidade para viver e amar.
Em novembro, Santos sedia a exposição “Fotopinturas: Coleção Titus Rield”. Realizada pelo SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari, o Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro e a prefeitura, a mostra está em cartaz na Galeria de Arte Patrícia Galvão, e pode ser visita de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, das 13h às 18h, até 16 de janeiro de 2016.
Organizada pelo crítico de fotografia Eder Chiodetto, a itinerância reúne imagens primorosas de fotopintores da região do Cariri, no Estado do Ceará, datadas da segunda metade do século XX. A Galeria está localizada na Avenida Senador Pinheiro Machado, nº 48 – 3 piso, Vila Mathias, em Santos.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos