Ir para o conteúdo

Edição 63 | Ano 06 | Outubro 2015

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus da ACAM Portinari aderem à
campanha ‘Dia de Ler. Todo Dia!’

Os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro participaram da campanha “Dia de Ler. Todo Dia!”, que aconteceu na primeira semana de outubro. A ação teve como intuito de mobilizar a população de todo o país em atividades individuais ou coletivas de leitura.

Em Brodowski, as atividades buscaram incentivar a prática constante de leitura e ampliar o repertório cultural dos visitantes. Já em Tupã, a ação superou as expectativas, em especial pelo interesse das escolas. O engajamento ultrapassou 130 alunos, para os quais foram emprestados livros com o objetivo de ampliar as fontes de leitura sobre as questões indígenas. 

Com público estimado em torno de 950 participantes, de 1 e 4 de outubro, no Museu e Auditório de Campos do Jordão a campanha contou com desde ações pontuais a doações de títulos para troca.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari lança projeto
‘Poéticas da Memória’

Para preservar a memória e a história local, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, lançou em sua página oficial na internet o projeto “Poéticas da Memória”. O espaço reúne depoimentos de pessoas da comunidade que tiveram ou possuem vínculo com a instituição cultural e a família de Portinari.

Os primeiros personagens ouvidos foram Arduíno Morando, retratado pelo artista plástico em 1946, ele fez parte da série “Meninos de Brodowski”, episódio que o consagra com apelido até hoje. Aureni Fantinati Fabbri, vizinha do museu desde a época em que o artista era vivo, e Elda Albarello e Scilla Albarello, cuja a família era amiga dos Portinari, também estão no projeto. Para conhecer as histórias, basta acessar:  www.museucasadeportinari.org.br

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Exposição ‘Coleção Colecionismo’ é
destaque no Museu Índia Vanuíre

Está em cartaz no Museu Índia Vanuíre, em Tupã, a exposição “Coleção Colecionismo”. A mostra, que valoriza as coleções do Museu coletadas desde a criação em 1966, tem como objetivo oferecer aos visitantes um pouco do conhecimento sob guarda da instituição. São itens que despertam a memória e a emoção dos visitantes. Entre eles, cadeiras, rádios, ferros, torradores de café, máquina de escrever, moedas, selos, medalhas, xícaras e discos de vinil.

Com entrada gratuita, a mostra pode ser visita até 31 de outubro, das 9h às 17h, de terça-feira a domingo. O Museu está localizado na Rua Coroados, nº 521, Centro. Outras informações pelo telefone (14) 3491-2333.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro sediam primeiro ensaio aberto da Escola Vanessa Ballet

Em 24 de outubro (sábado), das 10h às 17h, o corpo de balé da Escola Vanessa Ballet fará o seu primeiro ensaio aberto no palco do Auditório Claudio Santoro, que divide o espaço com o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão.

Sob a direção da professora Vanessa Ellias, a escola desempenha um papel importante e de grande responsabilidade social junto à comunidade. Os bailarinos, que já estiveram em festivais como o YAGP, em Nova York, e, em fevereiro de 2014, representaram o Brasil em Berlim, no Festival Tanzolymp, trazem para o público uma nova visão de mundo e cultura, por meio da dança.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM e ACAM disponibilizam livros de museologia para download gratuito

O SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari, disponibilizou na página da instituição na internet, livros relacionados à área museologica para download gratuito. Ao todo, são sete publicações: “Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes”, “Para Além dos Muros: por uma comunicação museológica entre museu e entorno” e “Museus: o que são, para que servem?”. Até o fim do ano, mais duas publicações serão inseridas no site: “Questões Indígenas e Museus I” e “Conservação Preventiva e Procedimentos em Exposições Temporárias”.

A ACAM tem realizado inúmeras ações em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o SISEM, sempre com o intuito de apoiar e fomentar os museus paulistas e seus profissionais. A iniciativa tem como proposta tornar pública e acessíveis as diretrizes teórico-metodológicas. Além das obras produzidas em parceria com a Organização Social de Cultura, o site do Sistema Estadual de Museus também oferece outros livros com acesso livre para consulta. Acesse: www.sisemsp.org.br

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.