Vem aí a 13ª Semana de Museus! Em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/5), os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro oferecerão programações, de 18 a 24 de maio, alinhadas ao tema deste ano: “Museus Para uma Sociedade Sustentável”. Serão oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, debates e exposições, entre outras. A Semana é proposta pelo Ibram.
Um dos destaques é o plantio de mudas de árvores em locais de reflorestamento. Em Brodowski será no Distrito Industrial, em Tupã na T.I. Vanuíre e em Campos do Jordão no entorno das instituições, que é uma reserva de Mata Atlântica. A medida faz parte do projeto “Museu Verde”, que já é realizado pela ACAM Portinari há vários anos e prevê medidas de sustentabilidade e consumo consciente dos recursos naturais.
De 30 de junho a 2 de julho, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã, sedia o IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e o V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural. As programações contarão com palestras e conferências sobre a ética e os novos paradigmas na prática museal relacionada à cultura indígena.
Com o tema “Museus e Indígenas – Novos Procedimentos Para uma Nova Política: a Gestão de Acervos em Discussão”, os eventos reunirão um grupo heterogênio de profissionais e interessados, entre eles indígenas. As inscrições começam em junho. Mais informações pelo email contato@museuindiavanuire.org.br.
Em 2015, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro passaram a sediar, quinzenalmente, às quartas-feiras, as reuniões do grupo “Arte em Campos do Jordão”. Formado a partir da iniciativa da artista plástica Monica Belda, o grupo tem o intuito de unir diferentes artistas visando o acolhimento, a troca e o desenvolvimento, além da divulgação dos seus trabalhos.
Entre os desdobramentos da parceria, no dia 29 de abril, dia do aniversário do município, o coletivo mostrou sua arte no Museu e Auditório. O público pôde interagir, experimentar as diferentes técnicas e conversar sobre os projetos, enquanto os artistas tiveram a oportunidade de criar novas relações e articulações. Houve, ainda, um sarau coordenado por dois poetas e uma apresentação musical.
A partir de 29 de maio, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promove a exposição fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”, no Centro Cultural Flávio Rangel, em Tabapuã (SP).
A mostra, que fica em cartaz até 2/7, apresenta a história das estradas boiadeiras da região noroeste paulista. A itinerância expõe os costumes, tradições, vilarejos às margens da centenária estrada, personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e como eles contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural. Gratuita, a visitação ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos