Ir para o conteúdo

Edição 57 | Ano 06 | Abril 2015

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus da ACAM Portinari participam do Museum Week

Em março, o Twitter propôs uma ação envolvendo mais de dois mil museus e galerias ao redor do mundo. As instituições ligadas à ACAM Portinari participaram da campanha usando seus perfis na rede social seguindo os temas propostos para cada dia, proporcionado ao público mais conhecimento sobre a rotina e o acervo dos equipamentos.

O Museum Week aconteceu de 23 a 29 de março e serviu como propulsor da comunicação das instituições no microblog, que recebeu a validação do perfil como oficial pelo Twitter. A ação permitiu que pessoas de vários países conhecessem detalhes e curiosidades das instituições.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

‘Caminhos de Portinari’ são transformados em jogos educativos

Em breve, as crianças terão mais um motivo para desfrutar e se divertir com os “Caminhos de Portinari”. O Museu Casa de Portinari elaborou dois jogos educativos que estimulam a visitação do público infanto-juvenil aos locais de memória de Brodowski: um jogo de tabuleiro e uma cartela de adesivos.

O primeiro é um clássico das brincadeiras infantis. Nele, os jogadores recriam o percurso usando dados e peças individuais em um mapa. Já o outro, é uma maneira de reforçar e promover o passeio. Na saída do Museu, os participantes recebem o material e as instruções que necessitam para completá-lo, passando por todos os pontos assinalados. Em cada local, eles conquistam um adesivo que será colado na ilustração, comprovando suas visitas.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Obra ‘Centenário’ é apresentada após restauro em Campos do Jordão

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão, promoveram o restauro da obra “Centenário” de Felícia Leirner, localizada na Praça Nossa Senhora da Saúde, no bairro do Jaguaribe. A escultura foi doada à cidade em 1974, em homenagem ao 1º Centenário de Campos, e tinha problemas graves de conservação em decorrência da ação do tempo e da falta de manutenção preventiva e corretiva. A equipe de conservadores e restauradores do escritório do Julio Moraes foi a responsável pela ação e deverá continuar responsável pela manutenção da obra.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre realiza projeto ‘O Olhar é o Sentir pelas Mãos’

O Museu Índia Vanuíre realiza desde 2014 um projeto de inclusão de cegos. Com o nome “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, a ação é feita em parceria com o grupo Unimed – Programa Vida Iluminada, e consiste em encontros promovidos periodicamente envolvendo atividades e oficinas culturais com temas relacionados à exposição de longa duração e ou temporária. Neste trimestre, será abordada a questão indígena de forma ampla, com rodas de conversas e oficinas de adornos usando miçangas e sementes na produção de colares ou pulseiras, explorando as semelhanças e diferenças entre as culturas indígenas e não indígena.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Fórum virtual no site do SISEM discute os conceitos-chave da educação em museus

Em março, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), disponibilizou, em seu site, um novo conteúdo: o documento “Conceitos-chave da Educação em Museus”. O texto é fruto do trabalho desenvolvido ao longo de 2013 e 2014 pelo Comitê Educativo, composto por coordenadores e profissionais das equipes dos núcleos educativos dos museus da Secretaria da Cultura e da equipe técnica da Unidade Preservação ao Patrimônio Museológico.

Durante o Fórum, serão recebidas contribuições de museus e instituições culturais do Estado e do país. A ação tem como proposta dialogar sobre os desafios da práxis educativa na relação do museu com diferentes públicos. Os resultados farão parte de uma mesa do 7º Encontro Paulista de Museus, realizado de 24 a 26 de junho, pelo SISEM-SP e ACAM Portinari.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.