Ir para o conteúdo

Edição 55 | Ano 06 | Fevereiro 2015

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

ACAM Portinari incentiva a preservação ambiental com projeto ‘Museu Verde’

Preocupada com a questão ambiental, a ACAM Portinari desenvolveu o projeto “Museu Verde” para ser aplicado nos museus sob sua gestão. O projeto busca soluções para compensar os impactos causados nas atividades das unidades e pela recepção de visitantes.

Em Campos do Jordão, a natureza é uma preocupação constante e um dos eixos de atuação das instituições, uma vez que os espaços estão localizados em uma reserva de Mata Atlântica. A reforma e restauro do Museu Casa de Portinari também foram pautados para atender vários preceitos de sustentabilidade.

Outra medida adotada é o plantio de árvores em áreas públicas, que necessitam de reflorestamento. Em Brodowski, a prática é feita há vários anos, já em Tupã, o programa teve início em 2013. A iniciativa utiliza-se dos princípios e procedimentos propostos pelo Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), produzido pelo World Resources Institute (WRI)

O compromisso da sociedade com o meio ambiente é tão importante para a atualidade que o Conselho Internacional de Museus (Icom) tem como temática orientadora para as comemorações do Dia Internacional de Museus (18/5) em 2015: “Museus Para Uma Sociedade Sustentável”.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari participa do
programa Conhecendo Museus

Foto equipe ACAM Portinari no Encontro Interestadual de Gestão Cultural

O Museu Casa de Portinari (Brodowski) participará do programa Conhecendo Museus, iniciativa da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola – Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Fundação José de Paiva Netto (FJPN). A gravação aconteceu de 9 a 11 de fevereiro e evidenciou aspectos intimistas do pintor Candido Portinari com seus familiares e amigos, no envolvimento da instituição com a comunidade e no legado deixado pelo artista.

A matéria contará com entrevistas da diretora executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri, do restaurador Júlio Morais e de um dos garotos retratados na série “Meninos de Brodowski”, Arduíno Morando. A reportagem será exibida ineditamente na TV Brasil e na TV Escola e disponibilizada no www.conhecendomuseus.com.br.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre recebe visita
de alunos da Unesp Assis

Em janeiro, o Museu Índia Vanuíre (Tupã) recebeu a visita de cerca de 80 estudantes do curso de história da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Assis). Os estudantes, que fazem parte da empresa júnior de História Contemporânea, conheceram o acervo da instituição, constituído por peças que remontam a história da cidade, além de artefatos e objetos de diferentes povos indígenas no Brasil.

Após a visita, foi desenvolvido com o grupo um debate no auditório do equipamento, que abordou os diversos papéis dos profissionais de história na área museológica.

Foto do processo de dos estudos realizados
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Mais conforto e lazer para os visitantes no Museu Felícia Leirner
e Auditório Claudio Santoro

Montagem com o rolo de um filme e o texto: Entrega de Vídeos

Pensando no conforto do público, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro adquiriram cinco mesas e 30 bancos, que serão distribuídos nos jardins. Os móveis, que estarão disponíveis a partir de março, foram fabricados com madeira ecológica Ecowood, material reconhecido internacionalmente por ser feito usando resíduos plásticos oriundos de pós-consumo e ou aparas industriais agregadas a um tipo de carga que pode ser de origem vegetal e mineral.

O processo diferenciado resulta em um produto ecologicamente correto, sustentável e 100% reciclável. A escolha dos itens reforça a consciência e responsabilidade ambiental adotada pelas instituições de Campos do Jordão.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP e ACAM Portinari promovem a sétima edição do ‘Curso de Capacitação para Museus’

Em fevereiro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, deu início a uma nova edição do Curso de Capacitação para Museus. Desenvolvido mensalmente até junho, o projeto é constituído por cinco módulos, com temas como elaboração de projetos, documentação, conservação, curadoria, expografia, comunicação e ação educativa.

As aulas propõem a qualificação e a instrumentalização dos profissionais de instituições museológicas. Entre um dos objetivos está a elaboração de uma proposta para o edital ProAC de Difusão de Acervos Museológicos. Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas gratuitas.

Festival de Inverno
Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.