Preocupada com a questão ambiental, a ACAM Portinari desenvolveu o projeto “Museu Verde” para ser aplicado nos museus sob sua gestão. O projeto busca soluções para compensar os impactos causados nas atividades das unidades e pela recepção de visitantes.
Em Campos do Jordão, a natureza é uma preocupação constante e um dos eixos de atuação das instituições, uma vez que os espaços estão localizados em uma reserva de Mata Atlântica. A reforma e restauro do Museu Casa de Portinari também foram pautados para atender vários preceitos de sustentabilidade.
Outra medida adotada é o plantio de árvores em áreas públicas, que necessitam de reflorestamento. Em Brodowski, a prática é feita há vários anos, já em Tupã, o programa teve início em 2013. A iniciativa utiliza-se dos princípios e procedimentos propostos pelo Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), produzido pelo World Resources Institute (WRI)
O compromisso da sociedade com o meio ambiente é tão importante para a atualidade que o Conselho Internacional de Museus (Icom) tem como temática orientadora para as comemorações do Dia Internacional de Museus (18/5) em 2015: “Museus Para Uma Sociedade Sustentável”.
O Museu Casa de Portinari (Brodowski) participará do programa Conhecendo Museus, iniciativa da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola – Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Fundação José de Paiva Netto (FJPN). A gravação aconteceu de 9 a 11 de fevereiro e evidenciou aspectos intimistas do pintor Candido Portinari com seus familiares e amigos, no envolvimento da instituição com a comunidade e no legado deixado pelo artista.
A matéria contará com entrevistas da diretora executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri, do restaurador Júlio Morais e de um dos garotos retratados na série “Meninos de Brodowski”, Arduíno Morando. A reportagem será exibida ineditamente na TV Brasil e na TV Escola e disponibilizada no www.conhecendomuseus.com.br.
Em janeiro, o Museu Índia Vanuíre (Tupã) recebeu a visita de cerca de 80 estudantes do curso de história da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Assis). Os estudantes, que fazem parte da empresa júnior de História Contemporânea, conheceram o acervo da instituição, constituído por peças que remontam a história da cidade, além de artefatos e objetos de diferentes povos indígenas no Brasil.
Após a visita, foi desenvolvido com o grupo um debate no auditório do equipamento, que abordou os diversos papéis dos profissionais de história na área museológica.
Pensando no conforto do público, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro adquiriram cinco mesas e 30 bancos, que serão distribuídos nos jardins. Os móveis, que estarão disponíveis a partir de março, foram fabricados com madeira ecológica Ecowood, material reconhecido internacionalmente por ser feito usando resíduos plásticos oriundos de pós-consumo e ou aparas industriais agregadas a um tipo de carga que pode ser de origem vegetal e mineral.
O processo diferenciado resulta em um produto ecologicamente correto, sustentável e 100% reciclável. A escolha dos itens reforça a consciência e responsabilidade ambiental adotada pelas instituições de Campos do Jordão.
Em fevereiro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, deu início a uma nova edição do Curso de Capacitação para Museus. Desenvolvido mensalmente até junho, o projeto é constituído por cinco módulos, com temas como elaboração de projetos, documentação, conservação, curadoria, expografia, comunicação e ação educativa.
As aulas propõem a qualificação e a instrumentalização dos profissionais de instituições museológicas. Entre um dos objetivos está a elaboração de uma proposta para o edital ProAC de Difusão de Acervos Museológicos. Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas gratuitas.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos