O Museu Casa de Portinari participou da programação do VIII Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas e Seminário de Preservação de Patrimônio, no dia 6 de novembro, em São Paulo. Além da apresentação na Casa Guilherme de Almeida, conduzida pela museóloga Angelica Fabbri, diretora da instituição, em 7 de novembro foi realizada uma visita dos participantes ao Museu de Brodowski.
No local, o público foi recepcionado com uma releitura viva da obra Baile na Roça, com dançarinos e um músico tocando acordeom, e pôde conhecer o cenário que inspirou o artista em sua produção e a casa onde ele viveu e serviu de suporte para várias de suas obras. O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, também receberam o grupo, no dia 8 de novembro.
Em 7 de novembro, o Museu Casa de Portinari participou da Primeira Mostra da Rede Protetiva dos Direitos Sociais – “Unir é Fazer Valer”, coordenada pelo Ministério Público de São Paulo. Aberto para visitação, o evento aconteceu na quadra esportiva do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Brodowski, e apresentou à comunidade os trabalhos desenvolvidos por instituições públicas do município, através de um esforço conjunto realizado em prol de uma comunidade em risco de vulnerabilidade social. Entre as programações relacionadas ao Museu estiveram um número musical, estátua viva e a exibição do vídeo institucional.
Neste ano, o projeto “Museu Verde”, do Museu Índia Vanuíre, irá promover o plantio de espécies nativas da nascente do rio situado na terra indígena (T.I.) Vanuíre, em Arco-Íris, cidade vizinha a Tupã. A ação de reflorestamento será dividida em duas partes: a primeira aconteceu no último dia 12 de novembro e a próxima será em 19/11 (quarta-feira). Serão plantadas cerca de 80 mudas, todas doadas pelo viveiro municipal de Tupã.
A preocupação surgiu como uma alternativa para compensar a emissão de carbono e o impacto ambiental gerado pelas ações do Museu. Participarão da iniciativa a equipe da instituição, moradores da comunidade e representantes da Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre.
A Concha Acústica do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, passou por um processo de reestruturação. Concluído em setembro deste ano, a ação teve como objetivo a restauração da estrutura existente, respeitando modelo e cor. A empresa especializada Mundo Visual foi a contratada pela ACAM Portinari para executar a ação.
Na reforma, foi preservada a estrutura metálica, substituída a lona, feita a limpeza, o tratamento com aplicação de fundo anticorrosivo e a pintura na cor original. O trabalho concluído possibilitará que o Museu continue recebendo espetáculos de música, teatro, dança, além de realizar atividades educativas e culturais, como oficinas, workshops, interações.
Em 2014, a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), levou exposições itinerantes para mais de 20 municípios paulistas. Cidades como Mirassol, Rubinéia, Ouroeste, Tanabi, Monte, Aprazível, Zacarias, Sales, Votuporanga, Areias, Lins, Barueri, Ribeirão Preto, entre outras, sediaram mostras com temas variados, desde a história da televisão brasileira ao cotidiano indígena no Xingu.
Para encerrar o ano, as instituições realizam a partir de 3 de dezembro (quarta-feira), no Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, a exposição “Fotopinturas: Coleção Titus Rield”. Com idealização do Instituto do Imaginário do Povo, a mostra reúne imagens primorosas de foto-pintores da região do Cariri (CE).
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos