As férias já chegaram e para auxiliar os pais na difícil tarefa de entreter os pequenos, os Museus Casa de Portinari e Índia Vanuíre estão desenvolvendo cronogramas pedagógicos recheados de atividades lúdicas e culturais, todas gratuitas e com a temática do futebol.
O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, realiza, até 13/7, das 9h às 18h, a tradicional programação “Férias no Museu”, em que o público pode se divertir com brinquedos antigos e oficinas culturais e artísticas na esplanada da instituição. Já no Índia Vanuíre, em Tupã, de 8 a 12/7, das 9h às 11h, acontecem as “Oficinas de Férias” para o público infantil, com programação diária. As inscrições começam no dia 24 de junho e devem ser efetuadas pelos pais ou responsáveis pessoalmente no museu.
Cheio de novidades, o Museu Casa de Portinari está de portas abertas, em Brodowski (SP). Entre os destaques estão as novas salas, que integram a atual exposição de longa duração “Narrativas de uma vida: um pintor, um tempo, um lugar…” e a descoberta de um mural, pintado na entrada do salão principal.
A figura revelada pelas prospecções é de uma mulher de cabelos escuros, segurando no colo um bebê de olhos muito azuis. Tudo indica que a pintura seja do próprio Portinari – no entanto, a autenticidade será atestada por entidade especializada. A visitação ao Museu acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3664-4284.
A partir deste mês (junho), o Museu Índia Vanuíre promoverá encontros mensais com o público cego de Tupã. “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos” é uma ação sociocultural conjunta com o Programa Vida Iluminada (Unimed).
O projeto desenvolve a inclusão de deficientes visuais, para que eles se tornem frequentadores da instituição. A atividade também busca promover momentos de aprendizado e reflexão, sobre temas que os participantes poderão usar em seus cotidianos. A primeira edição aconteceu na última sexta-feira, dia 13.
As esculturas da artista Felícia Leirner ganharão vida por meio das narrativas da contadora de histórias Mirela Estelles. Na programação do Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, o público será convidado a ajudar no desenvolvimento de histórias e de brincadeiras infantis tradicionais, em meio ao circuito das esculturas.
A atividade ocorrerá no dia 21 de junho (sábado), das 15h às 16h. As 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada e o participante poderá optar por contribuir com a doação de agasalhos, que serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade de Campos do Jordão. O Museu e o Auditório ficam na Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, nº 1.880. Outras informações pelo telefone (12) 3662-6000.
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) itineram, pela primeira vez, a mostra “Imagens do Brasil”. Com a parceria da Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall (ACAMLS) e da Prefeitura de Araraquara, a exposição chega à cidade em 27 de junho e fica em cartaz até 27 de julho, na Casa de Cultura.
A montagem é composta por 35 gravuras reimpressas, feitas por Lasar Segall no período de 1924 a 1930, época em que há grande concentração de imagens do Brasil na obra do artista. Paralela à exposição, será realizada uma oficina direcionada aos educadores de museu, que abordará as temáticas presentes no trabalho do pintor. Com entrada gratuita, a visita ocorre de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. Outras informações pelo (16) 3333-1159.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos