Ir para o conteúdo

Edição 46 | Ano 05 | Fevereiro 2014

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Visite o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP)

Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), foi reaberto ao público no dia 13 fevereiro (quinta-feira), após ficar fechado por 30 dias, para a implantação da primeira etapa do projeto de climatização da unidade. Neste período, foram feitas intervenções no forro e na parte elétrica, para passagens dos dutos necessários para a climatização do prédio.

O projeto de climatização, orçado em R$ 286 mil, abrange toda a área expositiva e a reserva técnica, para garantir uma melhor conservação do acervo e mais conforto aos visitantes. A segunda etapa, que prevê a instalação dos aparelhos de ar-condicionado e a realização de testes de funcionamento, será realizada com o museu em atividade.

Projeto ‘Oficinas Andantes’ completa cinco anos de sucesso

Inspirada no modelo criado durante a 34º Semana de Portinari, em 2009, as “Oficinas Andantes” completarão cinco anos, em 2014, com grande sucesso. Na edição deste ano, cerca de 20 bairros de Brodowski serão contemplados com atividades culturais diversificadas e gratuitas. Em fevereiro, os locais que recebem a ação são o Silvestre Grandi (Cohab 1) e São Judas Tadeu (Cohab 3), nos dias 15 e 22/2, respectivamente.

Promovido pelo Museu Casa de Portinari, o cronograma do projeto reflete a atenção do equipamento museológico em manter-se próximo da comunidade, levando aos bairros mais afastados do centro arte, música, diversão e cultura, reforçando a missão da instituição e a preocupação de Candido Portinari pelas questões sociais.

Museu participa de ação cultural que percorrerá bairros de Campos do Jordão

A partir deste sábado, dia 15 de fevereiro, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro participam do projeto “Bairro Cultural”, na comunidade Monte Carlo. A estrutura itinerante, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão, reunirá artistas locais, músicos e bandas em oficinas e apresentações em diferentes locais da cidade ao longo do ano.

O projeto tem como objetivo expandir o acesso à cultura para todas as áreas da cidade, respeitando e valorizando os bairros mais afastados do centro de Campos do Jordão. Aberta à comunidade, as atividades são gratuitas.

Programação especial atrai grande público ao Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Neste mês, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro estreiam duas programações inéditas: a “Série Chorinho no Museu” e o “Encontros com a Arte”. A apresentação de chorinho aconteceu no dia 8 de fevereiro e contou com a presença do grupo “CONVERSAAFIADA”. A segunda, que será realizada no dia 22/2 (sábado), terá como tema “Arte Circense – oficina de diversão”. A ação propõe ao público infanto-juvenil atividades relacionadas à educação e à recreação.

Para completar a programação do mês, no último domingo de fevereiro (23/2), as instituições realizam uma programação especial, o ensaio aberto da Filarmônica Jovem de Campos do Jordão.

A entrada para ambas é gratuita, mas o participante pode optar por contribuir com materiais de higiene pessoal, que serão encaminhados para instituições da cidade.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Sexta edição do Curso de Capacitação para Museu tem início em fevereiro

Tiveram início no dia 10 de fevereiro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Morares, em Piracicaba, as aulas da sexta edição do “Curso de Capacitação para Museus”. Os alunos foram recebidos em sala de aula pelos professores Leonardo Cássio e Roseli Biage, pelo diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Davidson Kaseker, e os técnicos da instância, responsáveis pela coordenação.

Com 40 vagas gratuitas, a atividade é realizada pelo SISEM-SP, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a prefeitura.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.