Ir para o conteúdo

Edição 45 | Ano 05 | Janeiro 2014

Museu participa de ação cultural que percorrerá bairros de Campos do Jordão

Visual moderno, recursos interativos e informações sobre os equipamentos, os patronos e o local onde estão inseridos, são alguns dos atrativos do novo site do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. Os equipamentos são apresentados por meio de imagens interativas em 360 graus, conhecidas como imagens de imersão ou VR (Virtual Reality, em inglês). Essa tecnologia permite a visualização completa de ambientes internos e externos, em qualquer direção, a partir de um ponto fixo de observação.

Fotografias do acervo com recursos de superzoom não deixam que detalhes das obras e da natureza, proeminente no local, passem despercebidos. Um canal de vídeo disponibiliza reportagens e documentários sobre o museu para o público mundial. Para complementar os recursos tecnológicos, notícias da programação e a agenda cultural estimulam o visitante a conhecer de perto o que o museu tem a oferecer. A sala de imprensa auxilia os jornalistas na busca por informações, por meio de releases institucionais e banco de imagens.

O ano já começa recheado de atrações no Museu Casa de Portinari

Para começar o ano a todo vapor, o Museu Casa de Portinari, iniciou uma série de atividades culturais. Em janeiro, o museu traz de volta as oficinas andantes, nos sábados 18 e 25/1, em dois bairros de Brodowski: Vila Nossa Senhora Aparecida e Vila Cristal. Já o primeiro “Domingo com Arte” de 2014, que aconteceu no dia 11/1, divertiu a população local e os visitantes com arte, cultura e música instrumental, na esplanada do museu.

Até o final do mês, a garotada participa das “Férias no Museu”, com brincadeiras infantis, entre elas pula-corda, amarelinha, pique-esconde e peteca, manipulações de brinquedos, como pé de lata, pião, diabolô, bilboquê, iô-iô, bolinhas de gude e malabares, oficinas de desenho e teatro de fantoches. As atividades têm como objetivo recriar cenários vividos por “Candinho”, além de inspirar o participante para que sinta o prazer das brincadeiras de rua.

Museu Índia Vanuíre recebe projeto de climatização

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), vai ganhar sistema de climatização em toda sua área expositiva e reserva técnica. O projeto, que terá investimento de R$ 286 mil, vai garantir uma melhor conservação do acervo e mais conforto aos visitantes. Para possibilitar a implantação, o museu será fechado temporariamente de amanhã, 14 de janeiro (terça-feira), até o próximo dia 3 de fevereiro (segunda-feira). A reabertura ao público está prevista para o dia 4 de fevereiro (terça-feira).

O fechamento temporário é necessário porque a primeira etapa de intervenções será realizada simultaneamente em vários pontos do prédio, impossibilitando o pleno funcionamento do museu no período. A segunda etapa começa depois da reabertura do museu e pode continuar sem prejudicar seu funcionamento. As obras serão totalmente concluídas até o final de fevereiro, quando o sistema de climatização entra em funcionamento.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Inscrições abertas para a 6ª edição do Curso de Capacitação para Museus

No primeiro semestre de 2014, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), realiza em Piracicaba a 6ª edição do Curso de Capacitação para Museus. Dividido em cinco módulos, o curso terá a duração de quatro meses (totalizando 90 horas), com as seguintes disciplinas: Elaboração de Projetos e Leis de Incentivo, Museus e Processos Museológicos, Curadoria, Conservação Preventiva e Expografia.

As aulas serão desenvolvidas de 10 a 12 de fevereiro, 10 a 12 de março, 7 a 9 de abril e 5 a 8 de maio, das 9h às 17h, com uma hora de almoço. Com 40 vagas disponíveis e adesão gratuita, para participar do curso basta se inscrever no site www.sisemsp.org.br. Para certificação, será necessário o cumprimento alguns requisitos fundamentais, por exemplo, comparecer a no mínimo 80% das aulas. Outros requisitos podem ser consultados na página do SISEM-SP. As inscrições ocorrem até dia 17 de janeiro.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP e ACAM Portinari realizam projeto para modernização de museus de Taubaté

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, promove ações para a requalificação dos museus do Estado de São Paulo. No segundo semestre de 2013, como parte do Programa de Modernização de Museus Paulistas, o município de Taubaté recebeu uma consultoria de comunicação institucional para oito equipamentos museológicos, entre públicos ou privados.

Previsto para ser implementado no primeiro trimestre de 2014, o projeto inclui um Plano de Comunicação Institucional que indica ações para o fortalecimento da imagem dos museus da cidade. Além de oferecer a criação e impressão inicial de 30 mil exemplares de um folder de divulgação dos equipamentos museológicos para serem distribuídos nas próprias instituições e em pontos de alto fluxo de habitantes.

Seguindo o modelo de ações públicas adotado na Baixada Santista, que criou a marca “Orla Cultural”, o programa tem como objetivo fortalecer a imagem dos museus junto à comunidade local.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.