Em janeiro, a diversão está garantida para o público infantil dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner. Os equipamentos estão preparando atividades culturais imperdíveis que prometem auxiliar os pais na difícil tarefa de entreter a garotada durante as férias escolares.
No museu Casa de Portinari, em Brodowski, a tradicional programação “Férias no Museu” já tem dia certo para começar: 2 de janeiro, com brincadeiras de rua e oficinas. Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre recebe as inscrições para o projeto “Oficina de Férias” a partir de 2 de janeiro e as atividades serão desenvolvidas de 14 a 18 do mesmo mês. Já em Campos do Jordão, o mês será recheado de atividades lúdicas, oficinas e jogos.
Para homenagear o aniversário de Candido Portinari, que completaria 110 anos no dia 30 de dezembro, o Museu Casa de Portinari realizará, em 27 de dezembro (sexta-feira), o “Sarau Musical Cantigas da Minha Terra”, às 20h, com a apresentação da dupla Ricardo e Thiago. O repertório será composto por canções típicas do homem do campo.
Entre as comemorações da data, a equipe do Caminhos da Roça, programa exibido aos sábados pela TV Globo para mais de 290 cidades que integram a rede da EPTV, gravou, em frente ao museu, quatro edições do quadro Todo Sabor “À Mesa Com Portinari”. Apresentadas por Fernando Kassab, receitas natalinas foram elaboradas por moradores locais, com alguns dos ingredientes preferidos do artista.
Em homenagem a nacionalidade dos primeiros colonizadores do Brasil, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã, apresenta em dezembro e janeiro a programação “Portugal em Tupã”. Entre as atividades, estão uma oficina de bolinho de bacalhau, apresentação de danças típicas e exposições sobre a influência portuguesa para a formação da cultura e dos costumes brasileiros. Aos sábados e domingos, a “Oficinas para Famílias” ensina a fazer um chaveiro com o tradicional “Galo de Barcelos”.
Um dos destaques, a mostra “Portugal em Tupã” revelará as principais razões que motivaram a vinda das famílias portuguesas para o país, os costumes da “terrinha”, o idioma, as danças, a alimentação e a memória. A proposta é estimular e promover a reflexão sobre a realidade histórica da época, que contribuiu relevantemente para a formação do Brasil e de Tupã.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estão presentes também nas mídias sociais Facebook, Twitter, Foursquare e Youtube. A ação consolida significativamente a esfera de atuação das instituições, construindo novas e eficazes vias de comunicação. O objetivo é de que o museu e o auditório estejam cada vez mais próximos de seus públicos, possibilitando a réplica de informações sobre as atividades realizadas nos espaços em uma escala elevada, em curto periodo de tempo e de maneira democrática.
”Estar nas redes sociais nos conecta ao mundo contemporâneo e nos oferece benefícios concretos, como fidelizar nosso público, avaliar e melhorar as ações e democratizar ao máximo tudo de melhor nos equipamentos”, explica a gerente do Museu e Auditório, Marina Falsetti.
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) realiza em Praia Grande, no litoral paulista, a exposição “Histórias, Lendas e Naufrágios da Ilhabela”. Com parceria da ACAM Portinari e a prefeitura, a mostra entra em cartaz a partir do dia 19 de dezembro (quinta-feira), no Palácio das Artes – Galeria Nilton Zanotti.
A itinerância tem como finalidade divulgar os objetos encontrados nos naufrágios ocorridos no arquipélago de Ilhabela, dando destaque ao navio “Príncipe de Astúrias”, conhecido como o “Titanic” brasileiro, além de retratar as lendas, os tesouros dos piratas e a rica cultura dos caiçaras do litoral norte de São Paulo. As visitas acontecem até 28 de fevereiro de 2014, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h, com entrada gratuita.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos