O dia 20 de novembro (quarta-feira) é um marco para a conscientização da contribuição dos povos negros na construção social e cultural do Brasil. Para ressaltar a influência africana nos hábitos de toda a sociedade, os museus, sob a gestão da ACAM Portinari, vão oferecer programações especiais abertas à comunidade e gratuitas, em celebração à Consciência Negra.
Para comemorar a data no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, as monitoras visitarão escolas da cidade e abordarão a cultura afro-brasileira e as obras de Portinari com essa temática. No Museu Índia Vanuíre, em Tupã, o cronograma será composto por exposição, exibição de filmes, oficinas e apresentações musicais e de dança, desenvolvidas com a parceria da União do Movimento Negro com Todos (Umont). Em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, oferecem o projeto “Contar e Viver o Brasil Afro”, com contação de histórias, oficinas de dança e jogos afro-brasileiros.
A ACAM Portinari irá promover um seminário de comunicação em sua sede e nos museus Casa de Portinari (Brodowski), Índia Vanuíre (Tupã) e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). Os temas vão aprimorar o trabalho realizado pelas instituições e darão subsídios técnicos para a atuação das equipes em situações cotidianas e em grandes eventos.
Entre os assuntos, estão as políticas de gestão, a produção e execução do cerimonial presencial em eventos, o relacionamento com a imprensa, a redação protocolar e uma oficina de redação. Em uma segunda etapa, será oferecido aos porta-vozes um curso de media training.
De outubro a dezembro, os jovens do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Brodowski, terão a oportunidade de participar de um curso de serigrafia, oferecido pelo Museu Casa de Portinari, às terças-feiras, em dois horários: das 10h às 11h, e das 14h às 15h.
Conhecida também como silk-screen, a serigrafia é uma técnica de pintura bastante interessante. Em seu processo de produção, a tinta é transferida de uma tela de poliéster, preparada por um procedimento de fotossensibilidade, para diversos materiais, como madeiras, tecidos e papel. As aulas são ministradas pelo artista plástico Carlos Alberto de Mello.
O Museu Índia Vanuíre divulgou, no último dia 25 de outubro, o nome do vencedor do concurso cultural “Memórias Fotográficas de Tupã”. Escolhida com 89 votos, a imagem, que retrata a urbanização de Tupã mesclando o passado e o presente, foi produzida pelo supervisor acadêmico Daniel Manzano Jorge. Durante a cerimônia de premiação, o autor da fotografia recebeu como prêmio um tablet.
A ação começou em setembro, com a convocação dos participantes pelo site da instituição. Foram recebidas 43 imagens e 20 passaram para a segunda fase, após serem avaliadas por um júri técnico e artístico. As fotos selecionadas ficaram expostas no museu para votação popular de 15 a 25/10. O concurso contabilizou mais de 560 votos e teve como objetivo homenagear Tupã em seu aniversário de 84 anos, além de estimular a preservação da memória local, por meio da produção fotográfica.
Dias 15 e 16 outubro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promoveu o Seminário sobre Planos Museológicos em sua sede, em São Paulo.
No primeiro dia, a ação reuniu 21 representantes das 37 instituições museológicas que receberam Planos Museológicos ou assessoria técnica de 2010 a 2013, e secretários e diretores de Cultura desses municípios, para avaliar o status de implantação desses marcos referenciais e coletar subsídios para aperfeiçoá-los. Já no segundo, foi realizado um debate restrito a um grupo de museólogos convidados, com caráter avaliatório. Ao todo, participaram do Seminário instituições de 21 cidades de São Paulo.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos