Ir para o conteúdo

Edição 40 | Ano 04 | Agosto 2013

Museu Casa de Portinari promove 38ª Semana de Portinari em agosto

Atividades Férias

De 15 a 22 de agosto, o Museu Casa de Portinari, em parceria com a Prefeitura, promove a 38ª Semana de Portinari. Com intuito de comemorar o centenário de Brodowski (22/8) e homenagear um dos principais pintores nacionais, Candido Portinari.

Entre as atividades, destacam-se a Pintura Mural, momento em que a cidade é transformada em uma galeria a céu aberto, com a realização de obras no espaço urbano. O evento, ainda conta com oficinas culturais na esplanada do museu, três exposições, sendo duas delas de artes plásticas, espetáculo de dança, além de dois concursos culturais, um de fotos e outro de frases, sobre as “7 Maravilhas de Brodowski”, com tablets como prêmio.

A Semana de Portinari apresenta ainda a 9ª Piazza Della Nonna, festa de culinária e música italianas. O evento acontece de 15 a 18 de agosto, e será um momento de confraternização entre as famílias locais. Confira a programação completa.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu realiza palestra sobre acessibilidade para alunos de Tupã

Curso de Graffiti

No dia 20 de agosto (terça-feira), às 14h, o Museu Índia Vanuíre visitará a escola técnica Professor Massuyuki Kawano para discutir a “Acessibilidade em Museus”. Além das adequações arquitetônicas feitas na edificação do museu, será apresentado o projeto de acessibilidade da exposição de longa duração “Tupã Plural”.

A mostra é composta por aplicativos multissensoriais, maquetes táteis do edifício e de uma terra indígena, além de réplicas de objetos tridimensionais, recursos multimídia para documentários como audiodescrição e janela de Libras (Língua Brasileira dos Sinais), contemplando públicos com deficiência visual, auditiva, intelectual e múltiplas deficiências.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre realiza dois grandes eventos simultâneos em Tupã

Agosto foi um mês especial para o Museu Índia Vanuíre. A instituição promoveu dois grandes eventos simultâneos: a “II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas” (de 6 a 10/8) e o “II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus” (de 6 a 8/8), destinado ao público acadêmico. As ações contaram com o apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

Os eventos buscaram ampliar as reflexões sobre os assuntos indígenas na atualidade, com debates sobre a pesquisa e a problemática indígena do oeste e a educação patrimonial em museus. Já as ações desenvolvidas na Praça da Bandeira, entre elas a Feira de Artesanato e Culinária, serviram para aproximar a comunidade tupãense e de outros municípios das culturas indígenas, em especial dos habitantes das terras indígenas (T.I.) Vanuíre e Icatu, povos de origem Kaingang, Krenak e Terena.

Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta no Auditório Claudio Santoro

Cores do Xingu

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza espetáculo gratuito no próximo dia 31 de agosto (sábado), a partir das 20h, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), inaugurando a “Série Claudio Santoro”, dentro da nova proposta de gestão para esse importante equipamento cultural.

Conhecida como uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Atualmente tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como regente titular e diretor artístico o maestro Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é mantida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

ACAM Portinari e SISEM-SP levam exposição “Marcos da Televisão Brasileira” a Descalvado

Até 15 de setembro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a Prefeitura de Descalvado, leva ao município a exposição “Marcos da Televisão Brasileira”.

A mostra, organizada pela Pró-TV (Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), ficará no Museu Público Municipal e possibilitará aos participantes que relembrem momentos históricos que influenciaram e ajudaram no crescimento da televisão até os dias de hoje.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.