No dia 4 de junho (terça-feira), a equipe da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) promoveu um seminário para alinhamento do trabalho no Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão. O encontro buscou a integração do público interno do equipamento com o plano de gestão da Organização Social de Cultura de Brodowski.
Durante a ação, os diretores da ACAM Portinari, Angelica Fabbri e Luiz Antonio Bergamo, transmitiram aos novos integrantes da equipe um pouco da filosofia, missão e valores que devem ser aplicados na rotina diária.
Na manhã da quarta-feira (5/6) o Museu Casa de Portinari, em parceria com a Associação Ecológica Vida Verde e a Prefeitura de Brodowski (SP), promoveu o plantio de 51 mudas de árvores. O objetivo da ação foi celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada de 3 a 7 de junho. As mudas de jatobá, paineira, abacateiro, pitanga e cajá-manga, entre outras espécies árvores nativas, foram plantadas em um terreno na Rua Elias Barquete, em Brodowski.
A atividade, realizada anualmente pela instituição, procura minimizar a emissão de gases de efeito estufa emitidos pelo público geral e visitantes no ano passado (2012). A iniciativa utiliza os princípios e os procedimentos propostos pelo Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), produzido pelo World Resources Institute (WRI).
Depois de passar por São Paulo e Santos, o curso Que público é esse? chega a Brodowski e acontecerá de 2 a 5 de julho. O objetivo da ação é criar junto aos participantes um espaço de reflexão e diálogo sobre a especificidade da educação não-formal e suas práticas educativas, com ênfase na comunicação e educação em museus e nos processos de mediação humana que ocorrem nestes espaços.
Com apoio do Instituto Votorantim por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura, o curso será realizado na cidade com a parceria com o Museu Casa de Portinari e visa à formação de todos que atuam diretamente com os públicos nas exposições de museus e centros culturais, principalmente os educadores. Os temas trabalhados envolvem ações educativas em museus e centros culturais, diferentes, dimensão comunicativa desses espaços, aprendizagem, visitas educativas e a ação do educador.
Em junho, uma nova exposição temporária sobre arte Kaingang chega ao Museu Índia Vanuíre, em Tupã. A mostra “Arte, Cultura Material e Imaterial Kanhgág” apresenta os artefatos confeccionados pelos índios Kaingang das terras indígenas de Nonoai e de Iraí, no Rio Grande do Sul. Aberta à comunidade e com entrada gratuita, a visitação acontece das 9h às 17h.
Com cerca de 100 peças (cestarias, adornos) e, através de fotografias as representações contemporâneas do Povo Kanhgág, sobre sua cultura material (artefatos) e imaterial (grafismo/pintura corporal), a montagem busca identificar e revitalizar a estética da “arte Kanhgág” e mais que isso, registrar em vídeo e fotografias o cotidiano na aldeia e as manifestações étnico cultural e eventos importantes na vida do Povo Kanhgág, como o casamento e as celebrações do dia 19 de abril (Dia do Índio).
Um imenso jardim de esculturas em meio à típica paisagem exuberante da Serra da Mantiqueira. É nesse cenário que o Museu Felícia Leirner, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, tornou-se uma atração imperdível para quem visita a aconchegante e charmosa Campos do Jordão (SP).
A área de aproximadamente 35 mil metros quadrados onde estão localizados o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, é um importante remanescente de Mata Atlântica. Estudo realizado, em 2011, pelo Centro de Monitoramento da Serra do Itapety (Cemasi), ligado a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), à pedido da ACAM Portinari, constatou que o local apresenta uma rica diversidade biológica, que inclui espécies de animais ameaçados de extinção, porém, com a necessidade de atividades de preservação e manejo. Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp.
De 19 a 21 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura realiza a 5ª edição do Encontro Paulista de Museus, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro incluirá apresentações de nomes de peso da museologia nacional e internacional. Na abertura, o secretário de Cultura, Marcelo Mattos Araujo, abordará a consolidação da Política Estadual de Museus.
Entre os destaques está Janet Vitmayer, diretora do Horniman Museum and Gardens e do Arts Council England, de Londres. A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus está disponível na página do evento na internet. Acompanhe também outras informações nas redes sociais Facebook e Twitter.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos