Em maio, os museus administrados pela ACAM Portinari oferecem uma programação especial para a 11ª Semana Nacional de Museus. Promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). O cronograma de ações será em torno do tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”.
O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, realiza a ação educativa “Caminhos e Pontes” até 26/5, das 9h às 17h. No dia 15/5, às 20h, na Sociedade Recreativa 22 de Agosto, ocorre um recital com a pianista Eudóxia de Barros.
O Museu Índia Vanuíre, em Tupã, organiza duas oficinas, a primeira é destinada as famílias e acontece todos os sábados do mês de maio (4, 11, 18 e 25/5), das 13h às 15h. A segunda teve como foco a memória individual e foi promovida nos dias 9 e 10/5, das 14h às 16h, no Museu Histórico de Varpa e no museu de Tupã.
Já o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, no dia 18/5 (sábado), às 17h, no Auditório Claudio Santoro, realiza o projeto “Museu com Música”. A ação contará com apresentação musical de um grupo formado por jovens alunos do curso básico e técnico de Cordas da Escola Municipal de Artes “Maestro Fêgo Camargo”, de Taubaté. As atividades são oferecidas gratuitamente.
O British Council realiza por meio do Transform — programa de artes e criatividade que tem como objetivo desenvolver o diálogo artístico entre o Reino Unido e o Brasil —, o Museum Study Tour, encontro entre representantes de alguns dos mais importantes museus dos dois países.
A troca de experiências e conhecimentos tendo em vista a recente expansão dos museus no Brasil e a busca por profissionalização na área aconteceu de 29/4 a 3/5, nas cidades de Londres, Liverpool e Glasgow. Entre os participantes que representam os museus paulistas estava Angelica Fabbri, gestora da ACAM Portinari. Também participaram do projeto representantes de outras instituições de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerias e do Rio Grande do Sul.
O Museu Casa de Portinari está cada vez mais presente e ativo nos canais de comunicação via internet. No último mês, a unidade alcançou a marca de 10 mil ‘curtidas’ na rede social Facebook, mantida desde dezembro de 2011.
Outra novidade é o lançamento da página institucional do museu na web. Com notícias, informações técnicas, galeria de fotos, visita virtual, jogos online e versões em português, inglês e espanhol, o novo site proporcionará ao público uma melhor navegabilidade e um conteúdo ainda mais atrativo e sempre atualizado.
A acessibilidade também terá destaque especial, com a disponibilização de conteúdos em áudio e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Em celebração ao Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio (sábado), o Museu Índia Vanuíre lançará seu novo site, mais dinâmico e completo. Com informações a respeito da índia Vanuíre, a página exibirá fotos e vídeos por meio de recursos interativos. Também serão publicadas, diariamente, notícias sobre o museu e a programação cultural.
Além do acervo disponibilizado virtualmente na galeria superzoom e na visita virtual, as redes sociais ganharam destaque especial e permitem o acesso rápido aos perfis do museu no Twitter, no Flickr, no YouTube, no Foursquare, no Tripadvisor e na Wikipédia.
No dia 20 de maio (segunda-feira), o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, por meio do Auditório Claudio Santoro, vai receber a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) para o lançamento oficial do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Na ocasião, a OSESP se reunirá com autoridades e todos os colaboradores do trade turístico do município para apresentar a programação do Festival.
O 44º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece de 29 de junho a 28 de julho. Com mais de 40 edições, o evento consolidou-se como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp.
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do SISEM-SP e da ACAM Portinari, promove de 19 a 21 de junho, no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, a 5ª edição do Encontro Paulista de Museus. A programação deste ano conta com apresentações de palestrantes internacionais, reuniões técnicas, exibição de cases e projetos de instituições do interior, entre outros.
A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus será divulgada em breve no site do evento e já está aberta a chamada para a participação nos painéis digitais. Neste ano, além da exibição nos monitores LCD, nove painéis serão convidados para apresentações presenciais no auditório. Trata-se de uma oportunidade importante para divulgação e valorização dos museus paulistas e suas iniciativas. Conheça as condições de participação nos painéis digitais e participe!
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos