Ir para o conteúdo

Edição 168 | Ano 14 | Agosto 2024

Museus administrados pela ACAM no ranking do TripAdvisor

Mais uma vez, o Museu Casa de Portinari e o Museu Felícia Leirner conquistaram o Certificado de Excelência do TripAdvisor, um dos principais sites de viagens e turismo do mundo. É uma honraria que reconhece a qualidade excepcional no atendimento e na experiência oferecida aos visitantes.

selo reflete o comprometimento das nossas equipes em criar momentos inesquecíveis com foco na satisfação do visitante, qualidade das atividades, exposições e incentivo ao feedback por parte dos frequentadores, sempre em busca de uma melhoria contínua do trabalho.

Esse feito nos coloca o compromisso de continuar trabalhando para elevar ainda mais o padrão de todos os nossos museus, garantindo que cada visitante tenha uma experiência enriquecedora e memorável, digna do reconhecimento que acabamos de receber.

Festa “Piazza Della Nonna” retorna com novo formato

49ª Semana de Portinari marca o retorno da tradicional festa “Piazza Della Nonna”, que chega à sua 16ª edição nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na esplanada do Museu Casa de Portinari. Com o tema “Noites Italianas Sob o Céu de Brodowski”, a festa celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Em seu formato renovado, a “Piazza” preserva seus elementos essenciais, mas agora com uma proposta mais interativa e ao ar livre. Novas experiências incluem cenários “instagramáveis” com temática da imigração, oferecendo aos visitantes uma imersão cultural única.

O evento contará com comidas típicas preparadas por clubes de serviço de Brodowski e apresentações musicais que evocam tradições e celebram as conexões culturais por meio dos sabores e sons da Itália. Clique aqui e fique por dentro da programação!

Novidades no menu “Acervo” do site do MFL

O menu “Acervo” no site do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro foi reformulado! Agora, você pode explorar uma série de novas páginas que destacam a riqueza do acervo das instituições culturais e as iniciativas de preservação das obras expostas a céu aberto.

No menu, você encontrará seções dedicadas às atividades de conservação, exposição, esculturas, Centro de Pesquisa e Referênciaboletins de acervo e o projeto História Oral. Cada página foi cuidadosamente elaborada para oferecer uma experiência informativa de forma clara e objetiva, refletindo o compromisso das equipes em preservar e divulgar o legado cultural.

Acesse o site e descubra mais sobre essas novidades. Explore o nosso acervo e aprofunde seu conhecimento sobre a arte e a cultura que preservamos com tanto empenho e compromisso. Não deixe de conferir, também, a programação do Museu e Auditório!

Museu destaca lutas e resistências no Dia Internacional dos Povos Indígenas

O público compareceu em peso às atividades em torno do Dia Internacional dos Povos Indígenas no Museu Índia Vanuíre. O evento reuniu representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, que compartilharam suas culturas por meio de oficinas, rodas de conversa, danças e atividades educativas.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi celebrado em 9 de agosto e constitui uma oportunidade de apoiar os povos originários do Brasil em sua luta por reconhecimento de sua história, culturas e demandas atuais.

Com uma Semana Cultural em torno da data que vai até 16 de agosto, o Museu Índia Vanuíre tem uma programação recheada de atividades durante todo o mês e um acervo expressivo de objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Novos conhecimentos e integração familiar tornam a experiência memorável para todos os participantes.

Reunião com rede temática de museus indígenas no Oeste Paulista

Ocorreu em 13 de agosto, na Terra Indígena Araribá, em Avaí (região oeste do Estado de São Paulo), o encontro da Rede Temática de Museus Indígenas e Iniciativas de Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural Indígenas, realizado em articulação com o Museu das Culturas Indígenas.

O encontro entre museus indígenas incentivou a troca de experiências e ideias de forma direta para estimular a criatividade na proposição de ações e soluções, com foco na elaboração de projetos para o Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), que reserva 10% do investimento para indígenas.

A Rede Temática de Museus Indígenas é realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que busca ampliar a integração dos museus do território paulista, por meio da ação de redes temáticas articuladas pelos museus estaduais vinculados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.