Mais uma vez, o Museu Casa de Portinari e o Museu Felícia Leirner conquistaram o Certificado de Excelência do TripAdvisor, um dos principais sites de viagens e turismo do mundo. É uma honraria que reconhece a qualidade excepcional no atendimento e na experiência oferecida aos visitantes.
O selo reflete o comprometimento das nossas equipes em criar momentos inesquecíveis com foco na satisfação do visitante, qualidade das atividades, exposições e incentivo ao feedback por parte dos frequentadores, sempre em busca de uma melhoria contínua do trabalho.
Esse feito nos coloca o compromisso de continuar trabalhando para elevar ainda mais o padrão de todos os nossos museus, garantindo que cada visitante tenha uma experiência enriquecedora e memorável, digna do reconhecimento que acabamos de receber.
A 49ª Semana de Portinari marca o retorno da tradicional festa “Piazza Della Nonna”, que chega à sua 16ª edição nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na esplanada do Museu Casa de Portinari. Com o tema “Noites Italianas Sob o Céu de Brodowski”, a festa celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Em seu formato renovado, a “Piazza” preserva seus elementos essenciais, mas agora com uma proposta mais interativa e ao ar livre. Novas experiências incluem cenários “instagramáveis” com temática da imigração, oferecendo aos visitantes uma imersão cultural única.
O evento contará com comidas típicas preparadas por clubes de serviço de Brodowski e apresentações musicais que evocam tradições e celebram as conexões culturais por meio dos sabores e sons da Itália. Clique aqui e fique por dentro da programação!
O menu “Acervo” no site do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro foi reformulado! Agora, você pode explorar uma série de novas páginas que destacam a riqueza do acervo das instituições culturais e as iniciativas de preservação das obras expostas a céu aberto.
No menu, você encontrará seções dedicadas às atividades de conservação, exposição, esculturas, Centro de Pesquisa e Referência, boletins de acervo e o projeto História Oral. Cada página foi cuidadosamente elaborada para oferecer uma experiência informativa de forma clara e objetiva, refletindo o compromisso das equipes em preservar e divulgar o legado cultural.
Acesse o site e descubra mais sobre essas novidades. Explore o nosso acervo e aprofunde seu conhecimento sobre a arte e a cultura que preservamos com tanto empenho e compromisso. Não deixe de conferir, também, a programação do Museu e Auditório!
O público compareceu em peso às atividades em torno do Dia Internacional dos Povos Indígenas no Museu Índia Vanuíre. O evento reuniu representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, que compartilharam suas culturas por meio de oficinas, rodas de conversa, danças e atividades educativas.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi celebrado em 9 de agosto e constitui uma oportunidade de apoiar os povos originários do Brasil em sua luta por reconhecimento de sua história, culturas e demandas atuais.
Com uma Semana Cultural em torno da data que vai até 16 de agosto, o Museu Índia Vanuíre tem uma programação recheada de atividades durante todo o mês e um acervo expressivo de objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Novos conhecimentos e integração familiar tornam a experiência memorável para todos os participantes.
Ocorreu em 13 de agosto, na Terra Indígena Araribá, em Avaí (região oeste do Estado de São Paulo), o encontro da Rede Temática de Museus Indígenas e Iniciativas de Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural Indígenas, realizado em articulação com o Museu das Culturas Indígenas.
O encontro entre museus indígenas incentivou a troca de experiências e ideias de forma direta para estimular a criatividade na proposição de ações e soluções, com foco na elaboração de projetos para o Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), que reserva 10% do investimento para indígenas.
A Rede Temática de Museus Indígenas é realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que busca ampliar a integração dos museus do território paulista, por meio da ação de redes temáticas articuladas pelos museus estaduais vinculados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.