Ir para o conteúdo

Edição 143 | Ano 12 | julho 2022

logo acam portinari
#PraTodosVerem – A imagem mostra uma montagem com fotos do jardim do Museu Casa de Portinari, exibindo algumas árvores, e do Museu Felícia Leirner, mostrando uma escultura. Ao centro, está escrito: “Traveller's Choice 2022”.

Museus da ACAM Portinari estão entre os melhores do mundo no TripAdvisor

Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), e o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão (SP), receberam a premiação Travellers’ Choice 2022, certificação de excelência concedida pelo site TripAdvisor que é a maior e mais influente comunidade de viagens do mundo. Com isso, as duas instituições se consolidam entre as mais bem avaliadas pelo público visitante.

A TripAdvisor é uma ferramenta virtual para quem pretende planejar roteiros de viagens e passeios turísticos. O site disponibiliza, para consulta, avaliações feitas por milhões de visitantes, em diversos países. Exibe os locais que prestam regularmente um serviço de qualidade e proporciona mais comodidade e segurança ao passeio escolhido.

O certificado de excelência Travellers’ Choice 2022 considera a qualidade, a quantidade e a atualidade das avaliações enviadas pelos usuários dentro de um período de 12 meses. Para se manter elegível, a instituição precisa preservar uma classificação geral positiva, ter número mínimo de avaliações e estar na lista da comunidade há pelo menos um ano.

Para determinar os agraciados, o algoritmo do TripAdvisor baseia-se em milhões de avaliações e opiniões orgânicas de viajantes do mundo todo, e, por meio de algoritmo próprio, premiando apenas 10% dos perfis presentes na plataforma.

logo museu casa de portinari

Parceria com o Instituto Federal de Sertãozinho

#PraTodosVerem – A imagem mostra a foto de uma sala com diversas pessoas sentadas assistindo a uma palestra. O fundo da fotografia exibe uma mulher em pé, uma mesa e um projetor com a foto de uma árvore na tela.

Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), possui em seu plano museológico ações que contemplam diversas atividades educativas e culturais, para ampliar as possibilidades de produção e difusão de conhecimento sobre as temáticas da instituição. Uma dessas iniciativas é a parceria recém firmada com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Sertãozinho, com objetivo de propiciar inclusão artístico-social por meio de programas de ensino, pesquisa, extensão e difusão artística e cultural.

Ao longo de dois anos, as instituições irão atuar em projetos conjuntos, por meio do desenvolvimento de cursos, oficinas, palestras, estágios, visitas técnicas, materiais e práticas educativas, projetos de pesquisa e extensão, eventos e divulgação de diversas ações, demandas que serão realizadas nos espaços do Instituto, do Museu e de outros locais parceiros.

Acompanhe o site do Museu Casa de Portinari e fique por dentro de todos os projetos promovidos ao longo dos anos.

logo museu felicia leirner

“Série Arte no Outono” cria novo circuito cultural

#PraTodosVerem – A imagem mostra uma montagem com fotos de artistas no palco do Auditório Claudio Santoro, realizando a "Série Arte no Outono - Campos: cores e cantos".

A primeira edição da “Série Arte no Outono – Campos: cores e cantos”, realizado no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), foi sucesso de público e ainda criou um novo circuito cultural na região do Vale da Mantiqueira. Os ingressos foram vendidos a preços populares, sendo R$ 80 a inteira e R$ 40 a meia entrada.

Ao longo da série, foram dez espetáculos com grandes nomes da Música Popular Brasileira que, somados, receberam 6.817 espectadores. Foram executadas 205 músicas em mais de 17 horas de apresentações com Paulinho da Viola & Família, Maria Rita, Zeca Baleiro, Sandra de Sá, Alceu Valença, Zélia Duncan & Paulinho Moska, Renato Teixeira & Yassir Chediak, Chico Cesar & Geraldo Azevedo, Lenine & Bruno Giorgi e Gal Costa.

Com tamanho sucesso, a “Série Arte no Outono – Campos: cores e cantos” até ganhou um espaço exclusivo dentro do site do Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro, pelo qual é possível conferir os melhores momentos da primeira edição e ainda acompanhar informações sobre as próximas edições do projeto.

logo museu india vanuire

Visita técnica do Museu Ferroviário da Alta Paulista

#PraTodosVerem –A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala expositiva do Museu Índia Vanuíre. Eles estão acompanhando a uma visita técnica realizada por uma educadora da instituição.

Em junho, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), recebeu a visita técnica da equipe do Museu Ferroviário da Alta Paulista, da UNESP/Tupã, que está em processo de implantação.

O encontro contou com a parceria do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), e teve objetivo de promover a articulação e o fortalecimento das instituições culturais da região, bem como apresentar os programas realizados pelo Museu Índia Vanuíre, de forma a incentivar debates acerca das práticas museológicas desenvolvidas ao longo dos anos.

Segundo Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre, “a visita técnica também teve como objetivo elaborar projetos futuros entre as instituições”.

logo museu das culturas indígenas

Abertura do MCI ao público com exposições temporárias inaugurais

#PraTodosVerem – A imagem mostra uma montagem com duas fotos. A primeira exibe uma sala expositiva, apresentando um telão que mostra uma mulher. No chão, há um quadrado com água e o reflexo da imagem da tela. Em frente há um caixote. A sala é escura, mantida apenas com a iluminação da tela. Abaixo mostra uma sala com diversas folhas no chão e uma espécie de tronco ao centro.

Na edição passada apresentamos a exposição “Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ – A terra vai acabar”, do artista Xadalu. Agora, com o Museu das Culturas Indígenas já de portas abertas ao público, após cerimônia realizada no dia 29/06, apresentamos a exposição “Ygapó: Terra Firme”, do artista e curador Denilson Baniwa.

A mostra privilegia as experiências sensoriais, com sons, cheiros e elementos da natureza – como folhas secas e galhos – para convidar os visitantes a conhecerem a floresta Amazônica pela perspectiva indígena. “Yagapó” faz a metáfora de uma resistência que, mesmo sob ameaça, torna possível o vislumbre de uma futura existência pela coletividade e compartilhamento de saberes. O artista mescla produções contemporâneas e tradicionais de músicos indígenas.

Nascido em Barcelos, no interior do Amazonas, Denilson é indígena do povo Baniwa, vive e trabalha em Niterói-RJ. Além de artista visual, é publicitário, articulador de cultura digital e hackeamento. Em 2019 venceu o Prêmio Pipa na categoria on-line e em 2021 foi um dos vencedores indicados pelo júri.

Adquira seu ingresso e conheça o MCI!

logo SISEM

Roda de Conversa lançamento do #SonharoMundo 2022

#PraTodosVerem – A imagem mostra uma arte com fundo branco e lilás. Ao centro, está escrito: “Vem aí... Um novo ciclo do Programa Internacional de Direitos Humanos. #aguarde”. A lateral direita exibe a ilustração de um globo terrestre com o título “Sonhar o Mundo”.

O Programa Internacional de Direitos Humanos #SonharoMundo terá como tema, na edição 2022-2023: “Soluções sistêmicas para o futuro que queremos: Pessoas com Deficiência”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o SISEM-SP e a ACAM Portinari.

É objetivo do Programa contribuir para ampliar o debate e as ações em torno da acessibilidade em ambientes culturais no estado de São Paulo, particularmente em contextos museológicos. Busca-se articular e mobilizar os museus para questões relacionadas aos Direitos Humanos, partindo do pressuposto de que eles devem atuar como instrumentos de transformação social.

O novo ciclo, que vai dar visibilidade ao ativismo das pessoas com deficiência em prol da acessibilidade, começa no mês de julho e segue até junho de 2023. A programação começa com uma Roda de Conversa que será transmitida ao vivo em 28/07, às 15h, no YouTube do SISEM-SP. O evento vai contar com a participação de pessoas com deficiência – elas vão refletir sobre as experiências vividas em contextos museológicos.

Confira a programação completa aqui!

logo acam portinari e governo do estado de são paulo