As instituições geridas pela ACAM Portinari participaram, de 8 a 19 de setembro, do Circuito Sesc de Artes 2021, em sua primeira edição virtual. O evento promoveu ações de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo. Este ano, a ação uniu múltiplos equipamentos em um único ambiente; uma praça digital.
O Museu Casa de Portinari participou com diversas atrações pelo Sesc Ribeirão Preto, destacando o tour virtual pelo equipamento, oficina de técnicas de pintura ministrada pelo artista Carlos Tarocco e depoimentos da gerente Cristane Patrici e da museóloga e diretora da ACAM Portinari Angelica Fabbri. Pintura mural realizada pelos artistas Clara Cauchick e Rafael Mandu também fez parte da programação.
Já o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro participaram de um mapa interativo pelo Sesc Taubaté, com espaços culturais do Vale do Paraíba. O passeio virtual reuniu uma série de informações sobre tradições, curiosidades e lugares pouco conhecidos da região.
O Sesc Thermas de Presidente Prudente apresentou em suas redes detalhes sobre o acervo e história do Museu Índia Vanuíre.
O Plano de Sustentabilidade Ambiental do Museu Casa de Portinari foi destaque na Conferência Online Internacional Demhist 2021, organizada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) em conjunto com a Agência de Patrimônio Cultural da Holanda (RCE), cujo tema foi “Historic House Museums for a Sustainable World: Challenges and Opportunities”.
Angelica Fabbri, museóloga e diretora executiva da ACAM Portinari, Organização Social responsável pela gestão do Museu, apresentou um estudo de caso sobre o funcionamento do planejamento de Sustentabilidade Ambiental desenvolvido pela instituição.
O plano é parte integrante de cada programa do Museu Casa de Portinari, com projetos realizados de forma local e global. Visa trabalhar a redução dos impactos ambientais em suas atividades, por meio de ações que garantem o compromisso do museu com a correta utilização dos recursos naturais, estruturando objetivos, compromissos e ações.
Para celebrar os 92 anos de Tupã, fundada em 12 de outubro de 1929, o Museu Índia Vanuíre, realiza, até o dia 31/10, a exposição Tupã pelos Olhos de seus Artistas. A entrada no museu é gratuita e não precisa de agendamento.
Tupã pelos Olhos de seus Artistas contempla obras em óleo sobre tela, pintadas por 21 artistas plásticos locais, onde cada um mostra sua expressão, sensibilidade e múltiplos olhares, retratando cenas da cidade na arte da pintura.
As obras foram pintadas em 1996, por meio de uma iniciativa promovida pela Associação dos Artistas e Artesãos de Tupã (AAART), coordenada pela artista plástica Neide Minei. Além disso, fez parte do projeto “A Arte sempre presente no Museu”. Neste mesmo ano, a coleção foi doada ao Museu Índia Vanuíre, enriquecendo o seu acervo.
O objetivo da exposição é o de resgatar a trajetória histórica de Tupã por meio do olhar, da emoção e da memória sobre as obras apresentadas, além de homenagear todos os artistas plásticos, principalmente, os que participam do projeto, como colocar em evidência suas obras ao público de forma direta.
Na próxima terça-feira (19), o Plano de Sustentabilidade Ambiental do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro será destaque do Encontro Paulista de Museus Itinerante 2021 – Vale e Litoral, com o tema “Museus e Sustentabilidade Ambiental”.
A participação das instituições localizadas em Campos do Jordão, SP, representará toda a região do Vale do Paraíba. Por meio de um painel virtual, o debate terá 30 minutos de interação com o público, cujo objetivo será despertar reflexões e incentivar olhares para a elaboração de novas ações e práticas realizadas pelo Programa Educativo do Museu e Auditório.
Por meio de uma apresentação que abordará as perspectivas socioambientais do Plano Educativo, Frederico Souza, gerente dos equipamentos, e o educador Paulo Silva compartilharão as ações promovidas pelas instituições, como o plantio de mudas de árvores nativas, atividades para o público escolar, contação de histórias, elaboração de materiais e brinquedos a partir do uso de materiais recicláveis e participação do setor em reuniões, ciclos e cursos de sustentabilidade.
O EPM – Encontro Paulista de Museus é organizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM_SP em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari.
Com o tema “O potencial de transformação da pesquisa museológica nos Museus Históricos e Pedagógicos”, a 2ª Roda de Conversa com Museus Históricos e Pedagógicos está com inscrições abertas. O evento será realizado via Google Meet nos dias 4 e 5 de novembro, às 10h30, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari.
As inscrições podem ser feitas no site, até 02 de novembro. O encontro virtual é voltado às equipes de trabalho dos Museus Históricos e Pedagógicos, municipalizados ou em processo de municipalização, com o objetivo de dar continuidade à iniciativa de rearticulação dessas instituições, retomada com a 1ª Roda de Conversa, realizada no primeiro semestre deste ano.