As instituições geridas pela ACAM Portinari participam, de 20 a 26 de setembro, da 15ª Primavera dos Museus. O tema Museus: perdas e recomeços propõe reflexões sobre os desafios vivenciados pelos espaços culturais devido à pandemia, e no poder em ressignificar histórias e transformar as perdas em recomeços, tornando-se ambientes de acolhimento.
O Museu Casa de Portinari destaca a exposição “A Poética dos Resíduos – Experiências Visuais entre a Ética e a Estética”, com obras do artista André Costa. Além disso, a programação conta com oficinas sobre o reaproveitamento de materiais, método de criação, palestra sobre projetos culturais e uma roda de conversa com Luis Claudio S. Pereira, autor do livro “América Latina 2051”.
Já o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro ressaltam o bate-papo com Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari, Organização Social responsável pelas instituições. Exibem, ainda, o trabalho de restauração realizado pela equipe Julio Moraes para manter as obras de Felícia Leirner, respeitando a curadoria da artista. Pinturas coletivas e apresentação musical com composições de Claudio Santoro compõem a agenda.
O Museu Índia Vanuíre convidou museus da região de Tupã/SP para contarem como os espaços têm enfrentado os momentos de perdas e como se reinventam em busca por recomeços. A programação termina com o depoimento de Tamimi Borsatto, gerente da instituição.
O Museu Casa de Portinari tem em seu acervo digital diversos livros que permeiam pela história e pela arte de Candido Portinari. Dentre as recentes publicações, destaca-se o e-book “Capela da Nonna”, com autoria de Percival Tirapeli, produzido em comemoração aos 80 anos da capelinha que Portinari pintou para sua avó, em 1941, e lançado em agosto deste ano durante a 46ª Semana de Portinari.
Além disso, a coleção também destaca o livro “Esboço para uma Poética de Portinari”, de Jacir Braz de Vicente, publicado em abril de 2020. A obra apresenta um ensaio acadêmico que faz um passeio pelas paisagens criativas de Portinari, delineadas capítulo a capítulo. Estudo, análise e interpretação da poesia e da pintura do artista.
O acervo conta ainda com obras que mostram o museu de forma diferente, além de um projeto de audiolivro para o público cego ou com baixa visão, realizado em parceria com o Projeto Portinari e a ADEVIRP – Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, que contém audiodescrição de poemas de Portinari.
Todas as obras podem ser acessadas gratuitamente pelo site Museu Casa de Portinari, na aba de publicações.
O projeto Capacitação para Professores acontece duas vezes por ano e trabalha diversas temáticas com profissionais da educação, a fim de promover reflexão e conscientização sobre temas transversais.
Em setembro, a ação aconteceu virtualmente, por meio da plataforma Google Meet, e contou com a participação de 32 professores da rede pública estadual. A história da fundação e o desenvolvimento de Tupã e sua pluralidade cultural foram os destaques do bate-papo.
Já entre março e maio, o planejamento apresentou uma série de vídeos sobre os módulos expositivos da instituição e a exposição autonarrativa Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do povo Krenak.
O objetivo da ação é enriquecer o conteúdo curricular dos professores e colocar os conhecimentos adquiridos em prática, em sala de aula, por meio de ações museológicas, com o objetivo de utilizar o patrimônio cultural como um suporte essencial ao processo educacional e ao desenvolvimento social.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro foram, mais uma vez, contemplados com o Certificado de Excelência do Travelers’ Choice do TripAdvisor, a maior comunidade de viagens do mundo. O portal garante o selo às instituições que recebem sistematicamente elogios e avaliações positivas de seus visitantes.
O Certificado de Excelência é motivo de orgulho para os espaços e profissionais dos setores de hotelaria e turismo, já que a premiação depende exclusivamente da pontuação e das avaliações de viajantes na plataforma, devido à prestação de serviços de alta qualidade.
Para premiar, o portal utiliza um algoritmo que leva em conta a nota dada pelo visitante ao estabelecimento, a quantidade de retornos, as ótimas avaliações e, principalmente, a experiência positiva do viajante. Não há processo de inscrição para o Certificado de Excelência e o prêmio é conquistado ao longo do tempo, concedido automaticamente aos estabelecimentos qualificados.
Os interessados em participar do Encontro Paulista de Museus itinerante Metropolitanas já podem se inscrever gratuitamente nas atividades do evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari. As inscrições estarão abertas até o dia 27 de setembro.
O EPMi Metropolitanas engloba a área das Representações Regionais ABCD, Alto Tietê, Capital, Campinas, Circuito das Águas, Oeste SP e Piracicaba. E terá programação totalmente virtual, com painéis sobre os eixos econômico, cultural, social e ambiental de sustentabilidade em museus no primeiro dia e oficinas, no segundo e último dia.