Ir para o conteúdo

Edição 116 | Ano 10 | Abril 2020

logo acam portinari 10 anos

Novas edições do Boletim para Educadores e Notícias de Acervo

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a arte mostra, em um fundo claro com uma faixa amarela, três cópias de telas dos sites dos Museus. Elas estão sobrepostas e indicam as páginas mencionadas no texto.

Os museus Casa de PortinariÍndia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro estão sempre difundindo e multiplicando cultura e conhecimento, seja dentro dos espaços culturais, seja virtualmente. Além da agenda dedicada às atividades e oficinas, os equipamentos também oferecem informações assertivas por meio do Boletim para Educadores e das Notícias de Acervo publicados trimestralmente no site de cada museu.

Para que a cultura seja um agente transformador, as equipes de educadores trabalham para que ela seja constantemente explorada entre os funcionários. Por isso, o Boletim para Educadores tem como missão divulgar as narrativas e descobertas de seus trabalhos internos. Veja os destaques da última edição: O que fazemos juntos, fazemos melhor! (Museu Casa de Portinari); Visitas orientadas: construindo relações entre museus e escolas (Museu Índia Vanuíre); e A sensibilidade poética de Felícia Leirner (Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro).

Já as Notícias de Acervo dividem curiosidades e informações diversas sobre os espaços museológicos, seus bastidores e manutenção: Museu Casa de Portinari adquire data-loggers para monitoramento ambiental; Material bibliográfico do Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista; Felícia Leirner e Campos do Jordão: uma história de respeito e admiração. Leia todas as edições pelos links abaixo.

Boletim para Educadores

Loja virtual do Museu Casa de Portinari está com 20% de desconto

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a arte mostra um fundo colorido em azul, com ilustrações com traços e formas geométricas em laranja, amarelo e branco. Por cima, num quadrado branco, está o texto: “Promoção na loja virtual do Museu - 20% de desconto - www.lojamuseucasadeportinari.org.br”. Abaixo as observações: “exceto livraria e mudas de planta; válida até 10/05/2020”.

Até 10 de maio, a loja on-line do Museu Casa de Portinari estará com 20% de desconto em todos os objetos, exceto livraria e mudas de plantas. Neste período de isolamento, o e-commerce facilita o acesso à linha de produtos criada para oferecer lembranças da casa, do trabalho e da terra de Candido Portinari, e também difunde o trabalho de artesãos locais que não têm acesso às ferramentas digitais para comercialização.

Os itens de escritório, de decoração para casa, com design exclusivo, vestuário e as peças de artesanato representativas do trabalho criativo local oferecem uma experiência de levar ao consumidor um pedacinho do Museu, para que mesmo longe tenha a oportunidade de sentir-se na casa.

acesse a loja virtual

Museu Índia Vanuíre promove Semana do Índio virtual

Realizada anualmente, a Semana do Índio, em 2020, será on-line no Museu Índia Vanuíre. A programação celebrará e homenageará o Dia do Índio (19 de abril) e também as culturas indígenas que coabitam as T.I. Vanuíre, Icatú e Araribá: os Kaingang, Krenak, Guarani e Terena.

Devido ao isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), e ao fechamento temporário do equipamento cultural, a programação será realizada virtualmente pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

As atividades incluem oficinas por vídeos, dicas de leitura, depoimentos sobre a importância da pintura corporal, homenagem às danças indígenas, apresentação do estudo sobre a Índia Vanuíre, produzido pelo Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista e vídeo de uma Kaingang sobre a trilha na mata que mostra a importância da natureza para a cultura do seu povo. Os interessados em participar devem ficar de olho nas redes sociais do Museu Índia Vanuíre. Todos os dias acontecerão atividades para o público.

acesse as redes sociais

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a arte mostra, em um fundo claro, o texto em preto e laranja: “Vem aí 48ª Semana do Índio de Tupã – edição virtual | 2020”. Na lateral esquerda há uma faixa laranja na vertical com desenhos indígenas

Campanha de visibilidade dos parceiros do MFL e ACS

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a imagem mostra quatro fotos colocadas na horizontal, como uma montagem. Na primeira aparece um grupo de pessoas no palco do Auditório, elas parecem estar dançando. Algumas pessoas estão vestidas de preto e uma mulher, no centro, está de branco; a segunda imagem mostra outro grupo posando para a foto em frente a uma casa. Alguns estão de pé e outros sentados, com uma menina, num banco de madeira. À frente deles está uma mesa também de madeira com pinhões por cima. Todos estão sorrindo; na terceira foto estão quatro mulheres em pé e abraçadas. Atrás delas está uma divisória de vidro com o símbolo da APAE Campos do Jordão; e a última imagem retrata seis mulheres sentadas em volta de uma mesa de madeira. Todas olham e sorriem para a foto. Sobre a mesa estão alguns papéis e cadernos.

Para oferecer visibilidade aos seus parceiros, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizam uma campanha virtual, por meio de postagens nas redes sociais, para compartilhar com o público os trabalhos desenvolvidos periodicamente pelas instituições e, também, expandir o conhecimento dos serviços prestados pelos apoiadores à comunidade.

Atualmente, os equipamentos contam com sete parcerias: Mãostiqueiras, AmeCampos, Hotel Toriba, Associação Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão e Região, FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, Ufa Mulufa e Convention & Visitors Bureau, além de outras novas que estão em processo de formalização em 2020.

As instituições também realizam projetos de integração com obras sociais de Campos do Jordão, escolas e projetos culturais como: APAE, Casa da Sagrada Família e Projeto Olharte.

Encontro Paulista de Museus (EPM) será realizado em novembro

O Encontro Paulista de Museus (EPM), evento organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2020, no Memorial da América Latina, em São Paulo – Capital.

Inicialmente previsto para ocorrer nos dias 1, 2 e 3 de julho, o EPM teve de ser transferido para novembro devido à pandemia do coronavírus.

O evento gratuito volta a ser realizado em São Paulo – Capital após um ano expandindo as discussões do 10EPM pelo interior do Estado, nos Encontros Paulista de Museus Itinerante (EPMi). Durante todo o ano de 2019, o ciclo EPMi ocorreu em seis macrorregiões paulistas com programação composta por conferências, painéis e oficinas com temáticas relacionadas ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Em 2020, em sua 11ª edição, o foco será “Público”, tema ainda não abordado nas edições anteriores. O Encontro é uma oportunidade de fortalecer e qualificar ainda mais as instituições museológicas do estado.

acesse o site e confira

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a arte mostra o logo do Encontro Paulista de Museus (EPM) sobre um fundo branco. Abaixo está a frase: “23, 24 e 25 de novembro de 2020 – Memorial da América Latina – São Paulo – Capital”.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.