Os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro estão sempre difundindo e multiplicando cultura e conhecimento, seja dentro dos espaços culturais, seja virtualmente. Além da agenda dedicada às atividades e oficinas, os equipamentos também oferecem informações assertivas por meio do Boletim para Educadores e das Notícias de Acervo publicados trimestralmente no site de cada museu.
Para que a cultura seja um agente transformador, as equipes de educadores trabalham para que ela seja constantemente explorada entre os funcionários. Por isso, o Boletim para Educadores tem como missão divulgar as narrativas e descobertas de seus trabalhos internos. Veja os destaques da última edição: O que fazemos juntos, fazemos melhor! (Museu Casa de Portinari); Visitas orientadas: construindo relações entre museus e escolas (Museu Índia Vanuíre); e A sensibilidade poética de Felícia Leirner (Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro).
Já as Notícias de Acervo dividem curiosidades e informações diversas sobre os espaços museológicos, seus bastidores e manutenção: Museu Casa de Portinari adquire data-loggers para monitoramento ambiental; Material bibliográfico do Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista; Felícia Leirner e Campos do Jordão: uma história de respeito e admiração. Leia todas as edições pelos links abaixo.
Boletim para Educadores
Até 10 de maio, a loja on-line do Museu Casa de Portinari estará com 20% de desconto em todos os objetos, exceto livraria e mudas de plantas. Neste período de isolamento, o e-commerce facilita o acesso à linha de produtos criada para oferecer lembranças da casa, do trabalho e da terra de Candido Portinari, e também difunde o trabalho de artesãos locais que não têm acesso às ferramentas digitais para comercialização.
Os itens de escritório, de decoração para casa, com design exclusivo, vestuário e as peças de artesanato representativas do trabalho criativo local oferecem uma experiência de levar ao consumidor um pedacinho do Museu, para que mesmo longe tenha a oportunidade de sentir-se na casa.
Realizada anualmente, a Semana do Índio, em 2020, será on-line no Museu Índia Vanuíre. A programação celebrará e homenageará o Dia do Índio (19 de abril) e também as culturas indígenas que coabitam as T.I. Vanuíre, Icatú e Araribá: os Kaingang, Krenak, Guarani e Terena.
Devido ao isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), e ao fechamento temporário do equipamento cultural, a programação será realizada virtualmente pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
As atividades incluem oficinas por vídeos, dicas de leitura, depoimentos sobre a importância da pintura corporal, homenagem às danças indígenas, apresentação do estudo sobre a Índia Vanuíre, produzido pelo Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista e vídeo de uma Kaingang sobre a trilha na mata que mostra a importância da natureza para a cultura do seu povo. Os interessados em participar devem ficar de olho nas redes sociais do Museu Índia Vanuíre. Todos os dias acontecerão atividades para o público.
Para oferecer visibilidade aos seus parceiros, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizam uma campanha virtual, por meio de postagens nas redes sociais, para compartilhar com o público os trabalhos desenvolvidos periodicamente pelas instituições e, também, expandir o conhecimento dos serviços prestados pelos apoiadores à comunidade.
Atualmente, os equipamentos contam com sete parcerias: Mãostiqueiras, AmeCampos, Hotel Toriba, Associação Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão e Região, FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, Ufa Mulufa e Convention & Visitors Bureau, além de outras novas que estão em processo de formalização em 2020.
As instituições também realizam projetos de integração com obras sociais de Campos do Jordão, escolas e projetos culturais como: APAE, Casa da Sagrada Família e Projeto Olharte.
O Encontro Paulista de Museus (EPM), evento organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2020, no Memorial da América Latina, em São Paulo – Capital.
Inicialmente previsto para ocorrer nos dias 1, 2 e 3 de julho, o EPM teve de ser transferido para novembro devido à pandemia do coronavírus.
O evento gratuito volta a ser realizado em São Paulo – Capital após um ano expandindo as discussões do 10EPM pelo interior do Estado, nos Encontros Paulista de Museus Itinerante (EPMi). Durante todo o ano de 2019, o ciclo EPMi ocorreu em seis macrorregiões paulistas com programação composta por conferências, painéis e oficinas com temáticas relacionadas ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).
Em 2020, em sua 11ª edição, o foco será “Público”, tema ainda não abordado nas edições anteriores. O Encontro é uma oportunidade de fortalecer e qualificar ainda mais as instituições museológicas do estado.