A programação de férias já está garantida nos museus geridos pela ACAM Portinari. Até 31 de janeiro, os equipamentos Museu Casa de Portinari, Museu Índia Vanuíre e Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promovem uma agenda especial para o público.
De terça a domingo, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari oferece brinquedos e brincadeiras diversas, além de oficinas especiais, como pintura, colagem, queimada, entre outros. Em Tupã, a diversão está garantida com contação de histórias, cine museu e atividades com massinha de modelar, arte em mosaico e de artesanato indígena.
Já o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro convidam os visitantes para integrar ações de visita ambiental, caça ao tesouro ambiental e descoberta sobre as curiosidades do Auditório, além de jogos e oficinas especiais: Confecção de Instrumentos Musicais; Biocosméticos; e Aromaterapia.
Para conferir a programação completa dos Museus basta acessar os sites pelos links abaixo:
A loja do Museu Casa de Portinari facilita o acesso à linha de produtos criada para oferecer lembranças da casa, do trabalho e da terra de Candido Portinari. Durante todo o mês de janeiro, o espaço, físico e virtual, está com 20% de desconto em todos os produtos, exceto livraria.
As peças incluem artesanatos produzidos por artesãos de Brodowski e região, artigos de papelaria, decoração, vestuário e utilitários. São itens exclusivos, feitos especialmente para a loja e pensados para atender diversas ocasiões e relacionadas à temática do museu e que representam o trabalho criativo local.
A loja física fica anexa ao Museu Casa de Portinari e também pode ser acessada clicando aqui.
Em 2 de janeiro, o Museu Índia Vanuíre recebeu um público recorde em seu espaço expositivo. Foram mais de 170 pessoas que visitaram espontaneamente o acervo e puderam conferir as coleções e as exposições temporárias e de longa duração, que contam com 352 peças relacionadas aos indígenas locais e nacionais e à história de Tupã.
O público abrangeu doze estados, dentre eles Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Paraná e Minas Gerais e, ainda, 28 cidades do estado de São Paulo, como a capital, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Araraquara.
O equipamento cultural recebe, em média, entre 50 e 80 visitantes por dia, em janeiro. Nesta data, o recorde atingiu também o período noturno, que recepcionou 69 pessoas. Às quintas-feiras, o Museu tem horário de funcionamento estendido até às 20h. Quem quiser visitar o local, o espaço está localizado na Rua Coroados, 521, em Tupã (SP). Ou fazer uma visita virtual pelo site.
A fim de aperfeiçoar o atendimento existente ao público, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizaram diversas obras de melhorias em seus espaços e agregaram novas formas de acessibilidade aos projetos já implantados para pessoas com deficiência.
Dentre as iniciativas criadas em 2019 está a ampliação das áreas de manobra e estacionamento para viaturas de emergência próximas às edificações. Outro incremento foi a iluminação artística das esculturas instaladas na entrada do museu. Com os recorrentes eventos noturnos do Auditório Claudio Santoro, os equipamentos vislumbraram a necessidade de deixar mais iluminadas as obras que recebem o público.
Sempre palco de projetos importantes, como o Pôr do Sol, e considerado como mirante pelos visitantes, o deck também passou por obras de reforma para transformação em palco que poderá receber diferentes atividades.
Em 2020, os equipamentos incrementaram o seu Projeto de Acessibilidade que vem sendo executado ao longo dos anos. Para expandir e melhor atender ao público deficiente, foi instalado um calçamento ligando a bilheteria ao Auditório. Também está em construção uma passarela de acessibilidade, que permite o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade reduzida de locomoção.
Outro ponto também visando à acessibilidade, foi a ampliação do estacionamento para deficientes. Museu e Auditório já possuíam o acesso e estenderam o espaço para que o público deficiente seja, cada vez mais, frequente no local.
Produtores culturais têm até 03 de fevereiro para inscrever propostas de exposições itinerantes no edital da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Os projetos inscritos e selecionados serão considerados para o biênio de 2020-2021 e devem ter propostas orçamentárias com valores de R$ 15 mil a R$ 40 mil por projeto, com custos de embalagem, acondicionamento, montagem, deslocamento e seguro (se necessário) já inclusos.
Podem participar pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área de museus, atendidas as condições relativas à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeiras, regularidade fiscal e trabalhista.