Maior programa gastronômico do país, o SP Gastronomia realiza sua primeira edição durante todo o mês de outubro, com mais de 200 atividades nas 16 macrorregiões do estado de São Paulo. Os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre, Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, geridos pela ACAM Portinari, também participarão da agenda.
As principais ações são oficinas de culinária nos três equipamentos culturais: em Brodowski, uma receita de polenta e outra de pão serão elaboradas em 16 e 30 de outubro, respectivamente; já em Campos do Jordão uma harmonização de queijos regionais e vinhos e outra de doçaria e cachaças acontecem em 19 de outubro; em Tupã a ação foi no início do mês. A indígena Deolinda Pedro, moradora da T.I. Icatu, ensinou o prato Hihi, tradicional da culinária Terena, que é feito à base de mandioca e folha de bananeira.
Todas as informações podem ser encontradas nos sites dos equipamentos culturais:
O céu de Brodowski virou tema da exposição virtual Pôr do Sol de Brodowski, que já está disponível no site do Museu Casa de Portinari.
São mais de 25 imagens registradas pelo fotógrafo brodowskiano Leandro Lé, que capturou com o seu olhar e suas lentes momentos do pôr do sol pelo município.
Nas fotos, a beleza do espetáculo do fim de tarde aparece com suas combinações de cores, sozinha ou acompanhada por elementos que compõem as paisagens e os locais singulares da cidade.
Para conferir a mostra, clique aqui.
Em 24 e 25 de setembro, o Museu Índia Vanuíre promoveu a oitava edição do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, que teve como tema as Línguas Indígenas no Oeste Paulista: Aprendizagens, Avanços e Futuro. A ação abordou a relevância e a importância da diversidade linguística como patrimônio cultural para o Brasil e o mundo.
Especialistas e centenas de indígenas, de idades e terras diversas, participaram do evento. Durante a programação, eles integraram palestras, apresentaram cânticos e danças e discutiram sobre suas tradições, cultura e perenidade das línguas.
Além disso, todos puderem conferir a abertura da exposição Línguas Indígenas – Riqueza e Diversidade, que representa a variedade de idiomas indígenas existentes, como Kaingang, Krenak e Guarani. A mostra está aberta para visualização no auditório do equipamento cultural.
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro receberam o 5° Encontro de Museus da Representação Regional do Vale do Paraíba (SISEM-SP), em setembro. O evento reuniu 42 representantes de instituições museológicas e interessados para debater o tema “Museus e Educação”.
A programação foi composta por uma palestra com a museóloga, especialista em Educação Museal, Patrimônio Industrial, Gestão Cultural e Turismo, Mirian Midori Peres Yagui. Na sequência, a equipe de educadores do Museu Felícia Leirner realizou um circuito de atividades para apresentar os trabalhos criados ao longo da atuação da instituição: artes visuais, música e meio ambiente. As estratégias, rotinas e os materiais educativos criados com o objetivo de mediar os conteúdos junto a diferentes públicos também foram expostos durante o dia.
“O saldo desse encontro foi extremamente positivo, as pessoas saíram entusiasmadas e motivadas a desenvolver materiais e aprimorar estratégias educativas nos seus museus, tendo em vista a qualidade do trabalho, a interação da equipe e a alegria dos nossos educadores. Além disso, pudemos discutir autonomia das equipes na gestão de programas, formação continuada, públicos específicos e temas afins”, diz Marina Falsetti, gerente dos equipamentos.
Os interessados em participar do Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi Sudoeste), que será realizado no Sesc Sorocaba, nos dias 30 e 31 de outubro, têm até as 17h do dia 25 de outubro para se inscrever. A inscrição no EPMi Sudoeste não garante automaticamente a vaga nas oficinas, realizadas no segundo e último dia do evento.
Promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a ACAM Portinari Organização Social de Cultura, o encontro tem programação variada com conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus.