Ir para o conteúdo

Edição 101 | Ano 09 | Janeiro 2019

logo acam portinari 10 anos

Museus geridos pela ACAM Portinari conquistam os primeiros lugares no índice de transparência de seus sites

Na imagem está uma mão segurando um smartphone. Na tela do celular está aberto um post no Facebook com o texto: “Os museus geridos pela ACAM Portinari são os mais bem avaliados no quesito transparência”. No final estão as logomarcas dos Museus Índia Vanuíre, Casa de Portinari e Felícia Leirner e  Auditório Claudio Santoro.

A ACAM Portinari organização social que gere em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo os museus Casa de Portinari, em Brodowski, Felícia Leirner, em Campos do Jordão e Índia Vanuíre, em Tupã, comemora a colocação dos espaços culturais nos primeiros lugares do Índice de Transparência dos Sites das Organizações Sociais de Cultura parceiras da Secretaria. As instituições tiveram as melhores avaliações no quesito transparência em seus sites referentes aos últimos cinco anos, de 2013 a 2018. O empenho com o trabalho e a transparência reflete na qualidade dos equipamentos públicos e das programações realizadas em todo o período. Em 2019, o compromisso será renovado e a ACAM Portinari continuará promovendo ações e projetos em cada uma das unidades.

Museu Casa de Portinari promove exposição
“A poesia de Portinari” até 31 de março

A imagem mostra uma poesia de Candido Portinari pendurada em uma árvore. O papel com o texto está amarrado com uma fita amarela.  Na foto, ao fundo, é possível ver outras poesias na árvore.

Para comemorar os 115 anos do nascimento de um dos maiores expoentes brasileiros nas artes plásticas, Candido Portinari, celebrado em 30 de dezembro de 2018, o Museu, que leva o nome do pintor lançou a exposição “A Poesia de Portinari”. A mostra, em cartaz até 31 de março, tem o objetivo de manter vivas a memória e a obra do artista, estimulando as pessoas a conhecerem o seu outro talento, a poesia, em diferentes espaços públicos de Brodowski.

A intervenção acontece ao ar livre, na Praça Candido Portinari e na Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira, ambas no Centro, e na Praça da Rua Armando Santos, na Vila Nossa Senhora das Graças. A comunidade também tem a oportunidade de ler as belas e encantadoras poesias nas faixas nas entradas da cidade, nos cavaletes em alguns estabelecimentos de grande circulação do comércio local e penduras em árvores espalhadas pelos bairros de Brodowski.

Museu Índia Vanuíre lança novo vídeo do projeto “História Oral”

O Museu Índia Vanuíre possui um projeto grandioso que tem como propósito difundir e auxiliar o desenvolvimento da memória indígena do oeste de São Paulo e também em Tupã, o de História Oral. A ação é um registro das memórias e conhecimentos dos povos indígenas. Este mês, a atividade traz o depoimento de Lidiane Damaceno Cotui Afonso, Krenak da Terra Indígena (T.I.) Vanuíre (Arco-Íris, SP).

Lidiane é professora na Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre e liderança Krenak. No vídeo, ela fala sobre a evolução da educação indígena na sua T.I. e da importância dos indígenas estarem à frente dessa educação, além de expor as dificuldades encontradas durante a sua trajetória. Na exibição, ela também apresenta os bons resultados obtidos pela educação escolar indígena dentro das T.I.s. Confira o material no site do Museu.

A imagem mostra um notebook com o site do Museu Índia Vanuíre aberto na página da História Oral, com o vídeo da indígena Lidiane Damaceno.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro ganham selo comemorativo de 40 anos

A Imagem traz uma foto de uma das esculturas do Museu Felícia Leirner e outra imagem do Auditório Claudio Santoro. Entre as fotos,  está o selo comemorativo dos 40 anos das instituições. O selo possui o número 40 na cor laranja, com formato alusivo à uma nota musical.

Em 1978 e 1979, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, respectivamente, foram inaugurados. Em 2019, para celebrar a data, os espaços culturais ganharam um selo comemorativo de 40 anos, desenvolvido especialmente para a ocasião. O design – totalmente inspirado nas obras de Felícia Leirner – possui o número 40 em destaque, com formato alusivo à uma nota musical, criando assim uma referência direta ao Auditório, principal palco do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão desde a sua inauguração.

Os equipamentos são administrados desde 2010 pela ACAM Portinari em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promovendo ações constantes ao longo dessas quatro décadas.

O selo estará presente em toda a comunicação das instituições. Confira na imagem ao lado e fique ligado na programação especial.

Número de visitantes do site do SISEM-SP dobra em um ano

Os números do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) na internet dobraram em um ano. Em 2018, o site do órgão registrou exatos 98.993 acessos – quantidade 103% superior as 48.694 visitações realizadas há dois anos. Todas as redes sociais do SISEM-SP também tiveram aumento nas visitações. A página do Facebook, por exemplo, fechou 2018 com 9.241 curtidas, 21,4% a mais de que as 7.612 de dois anos atrás. “Um dos compromissos do SISEM-SP é ser referência em políticas públicas para museus no país. Os números crescentes comprovam que, também na internet, estamos cumprindo o objetivo”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

A imagem destaca um notebook com o site do SISEM-SP aberto na tela
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.