A ACAM Portinari, com sede em Brodowski (SP), completa em 2018 dez anos de atuação na gestão de museus paulistas. Ao longo desta trajetória, a Organização Social de Cultura – sem fins lucrativos – comemora resultados de excelência alcançados por meio de contratos celebrados com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Desde 2008, a ACAM Portinari trabalhou diretamente na administração, readequação e capacitação de oito museus do interior de São Paulo, além de apoiar as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), que reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Atualmente atua na gestão direta dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro.
Ao longo dos anos, a ACAM Portinari conquistou avaliações positivas em todos os indicadores de sua gestão e teve as suas prestações de contas aprovadas pelos órgãos de auditoria e controle, e pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A ACAM Portinari fecha o ano com muitas conquistas, entre elas a 100ª edição desta Newsletter. Conheça mais sobre essa história aqui!
Em novembro, o Museu Casa de Portinari deu início a ciclos de encontros e conferências para estudo específicos com especialistas para divulgar o legado de Portinari por meio de diferentes pontos de vistas, possibilitando o aprofundamento do conhecimento da coleção e seus possíveis diálogos e ressignificações. O primeiro evento contou com a palestra do professor e mestre, Pe. Círio Alessandro Jacinto, diretor do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Em dezembro foi a vez da instituição discutir o acervo sacro do pintor, tema que possibilita diversas leituras. O Convidado para ação foi Percival Tirapeli, artista plástico, pesquisador, mestre e doutor em Artes pela ECA/USP, professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp/São Paulo (Universidade Estadual Paulista), que dividiu a apresentação em quatro momentos distintos: o primeiro a Capela da Nonna, o segundo a Série Bíblica, a seguir a capela de São Francisco na Pampulha e, por fim, as pinturas em Batatais e Brodowski.
Compreender a dança como manifestação cultural indígena é sempre uma preocupação do Museu Índia Vanuíre. Como forma de difundir essa ação e mostrar como ela influencia nas relações de manutenção e fortalecimento da cultura do povo Terena, foi produzida a exposição virtual “A Dança como Representação da Cultura Terena na Terra Indígena Icatu”.
O material foi realizado pela instituição com os Terena da terra indígena Icatu, em Braúna (SP). A dança e o depoimento da liderança são os pontos centrais para difundir a sua luta, além de promover aspectos importantes da cultura desse povo, como a memória e a transmissão dos saberes tradicionais por meio dessa manifestação cultural.
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro apresentam o seu novo site em dezembro. Com design mais enxuto, a página oferece maior acessibilidade para atender de forma eficiente diferentes usuários, além de dialogar com uma estética mais contemporânea. Entre as novidades, haverá uma área dedicada à criançada, com brincadeiras e conteúdos que possam aguçar o interesse pelo Museu e Auditório, seus patronos e pelas artes em geral.
Na nova plataforma, que será no mesmo endereço do site atual, a programação estará mais fácil de ser encontrada, sendo possível consultá-la a partir das datas de interesse, o que responde a uma demanda específica do turista, mas que atende com maior qualidade a todos. Serão incluídas ainda as informações sobre as agendas de terceiros realizadas no Auditório, promovendo o contato do público interessado com os produtores de cada ação.
A ACAM Portinari recebeu 28 inscrições de propostas de exposições itinerantes em território paulista para o ano que vem.
Cada uma delas passará agora por uma Comissão de Avaliação, que decidirá quais serão selecionadas para percorrer o Estado e auxiliar na diversificação, qualificação e ampliação do repertório cultural das instituições museológicas que as receberão.
A iniciativa, voltada especialmente para produtores culturais, irá compor o quadro de exposições itinerantes do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, para 2019.
Os nomes dos selecionados serão divulgados dia 18 de dezembro, no site e nas redes sociais do SISEM-SP.