De 15 a 22 de agosto, o Museu Casa de Portinari, em parceria com a Prefeitura, promove a 38ª Semana de Portinari. Com intuito de comemorar o centenário de Brodowski (22/8) e homenagear um dos principais pintores nacionais, Candido Portinari.
Entre as atividades, destacam-se a Pintura Mural, momento em que a cidade é transformada em uma galeria a céu aberto, com a realização de obras no espaço urbano. O evento, ainda conta com oficinas culturais na esplanada do museu, três exposições, sendo duas delas de artes plásticas, espetáculo de dança, além de dois concursos culturais, um de fotos e outro de frases, sobre as “7 Maravilhas de Brodowski”, com tablets como prêmio.
A Semana de Portinari apresenta ainda a 9ª Piazza Della Nonna, festa de culinária e música italianas. O evento acontece de 15 a 18 de agosto, e será um momento de confraternização entre as famílias locais. Confira a programação completa.
No dia 20 de agosto (terça-feira), às 14h, o Museu Índia Vanuíre visitará a escola técnica Professor Massuyuki Kawano para discutir a “Acessibilidade em Museus”. Além das adequações arquitetônicas feitas na edificação do museu, será apresentado o projeto de acessibilidade da exposição de longa duração “Tupã Plural”.
A mostra é composta por aplicativos multissensoriais, maquetes táteis do edifício e de uma terra indígena, além de réplicas de objetos tridimensionais, recursos multimídia para documentários como audiodescrição e janela de Libras (Língua Brasileira dos Sinais), contemplando públicos com deficiência visual, auditiva, intelectual e múltiplas deficiências.
Agosto foi um mês especial para o Museu Índia Vanuíre. A instituição promoveu dois grandes eventos simultâneos: a “II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas” (de 6 a 10/8) e o “II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus” (de 6 a 8/8), destinado ao público acadêmico. As ações contaram com o apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).
Os eventos buscaram ampliar as reflexões sobre os assuntos indígenas na atualidade, com debates sobre a pesquisa e a problemática indígena do oeste e a educação patrimonial em museus. Já as ações desenvolvidas na Praça da Bandeira, entre elas a Feira de Artesanato e Culinária, serviram para aproximar a comunidade tupãense e de outros municípios das culturas indígenas, em especial dos habitantes das terras indígenas (T.I.) Vanuíre e Icatu, povos de origem Kaingang, Krenak e Terena.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza espetáculo gratuito no próximo dia 31 de agosto (sábado), a partir das 20h, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), inaugurando a “Série Claudio Santoro”, dentro da nova proposta de gestão para esse importante equipamento cultural.
Conhecida como uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Atualmente tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como regente titular e diretor artístico o maestro Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é mantida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Até 15 de setembro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a Prefeitura de Descalvado, leva ao município a exposição “Marcos da Televisão Brasileira”.
A mostra, organizada pela Pró-TV (Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), ficará no Museu Público Municipal e possibilitará aos participantes que relembrem momentos históricos que influenciaram e ajudaram no crescimento da televisão até os dias de hoje.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos