O Espaço de Criação Coletiva, realizado pelo Museu Casa de Portinari, oferece ao público a oportunidade de apreciar o momento criativo, interagir com os artistas e aprender mais sobre as técnicas utilizadas em cada obra. A ação dá continuidade a outros projetos da instituição, com a proposta de valorizar os profissionais e contribuir para o processo de aproximação e fruição da arte pela população.
No local, os visitantes já acompanharam dois artistas: Ézio Marcola e Anne Gaioli Nogueira (que participa do projeto até o dia 18/3). A próxima convidada é Jenuefa Mastroantonio, que estará à disposição do público de 19 a 28/3, das 9h às 10h30 e das 13h30 às 15h. O Espaço de Criação Coletiva está localizado à Rua Barão do Rio Branco, nº 159, no centro de Brodowski. A entrada é gratuita.
No dia 27 de março (quinta-feira), a partir das 14 horas, o Museu Índia Vanuíre realizará uma oficina artística com alunos da escola estadual Índia Vanuíre, em Tupã. Na atividade, os estudantes da 6ª série (7º ano) montarão chaveiros com a imagem do Galo de Barcelos, tradicional ícone português, produzido com cortiça.
Durante a ação, serão apresentadas algumas curiosidades da cultura portuguesa. A oficina é relacionada à exposição temporária “Portugal em Tupã”, que está em cartaz no museu até o fim do mês, com visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e entrada gratuita.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, recebem, no último domingo de março (30/3), uma programação especial: o Concerto de Abertura da Temporada 2014 da Orquestra Filarmônica Jovem de Campos do Jordão. O espetáculo contará com a presença do maestro convidado Fernando Ortiz de Villate.
Criado em 2010, sob a regência de Renata Lima, o grupo possui 25 integrantes e cultiva um repertório variado de música popular e erudita. Aberta à comunidade e com entrada gratuita, a apresentação acontece das 10h às 12h30. O participante pode optar por contribuir com a doação de agasalhos e cobertores, que serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do município.
Em maio, mês em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus (18/5), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) propõe que as instituições de todo o país façam uma programação exclusiva. Os equipamentos administrados pela ACAM Portinari já cadastraram suas atividades no site do Instituto para a 12ª Semana de Museus.
O Museu Índia Vanuíre realizará oficinas sobre o seu acervo, trabalhando a linguagem artística. Já o Museu Casa de Portinari oferecerá atividades extramuros, como a programação “Museu Meu e Seu: de todo mundo”, com oficina de empalhe de cadeiras e exposição fotográfica, e as “Oficinas Andantes”. O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro oferecerão um minicurso de fotografia artística, uma exposição dos trabalhos e uma palestra com o fotógrafo Eduardo Garofalo.
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, realiza, em Barueri, a itinerância “Histórias, Lendas e Naufrágios de Ilhabela”. A abertura da mostra, que tem a parceria da ACAM Portinari e a prefeitura, acontece no dia 12 de março (terça-feira), no Museu Municipal (Av. Henrique Gonçalves Baptista, nº 359), com entrada gratuita. As visitas acontecem até o dia 26 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.
A exposição tem como finalidade divulgar os objetos encontrados nos naufrágios ocorridos no arquipélago de Ilhabela. A montagem também destaca as lendas, os tesouros dos piratas e a rica cultura dos caiçaras do litoral norte de São Paulo. O acervo é do mergulhador internacional Jeannis Michail Platon.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos