Em maio, os museus administrados pela ACAM Portinari realizaram uma ação de reflorestamento em suas cidades sedes, durante a Semana Nacional de Museus. As atividades fazem parte do projeto Museu Verde, já desenvolvido pela Organização Social de Cultura há vários anos, que parte de um estudo ambiental que reúne informações sobre o impacto das atividades das instituições e de seus visitantes – calculado a partir da emissão de carbono na atmosfera – e que se reverte em plantio de árvores.
Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre colaborou para reconstrução da mata ciliar do rio que corta a terra indígena Vanuíre com o plantio de 183 exemplares nativos. Já o entorno do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, que estão localizados em um remanescente de Mata Atlântica, foi reforçado com 211 árvores. O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, levou mais vida e cor ao distrito industrial do município ao plantar 100 mudas.
De 30 de junho a 2 de julho, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), sedia o IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e o V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural. As programações contarão com palestras e conferências relacionadas à temática “Direitos Indígenas no Museu – Novos Procedimentos para uma Nova Política: a gestão de acervos em discussão”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo www.museuindiavanuire.org.br/inscricao/.
Os eventos reunirão um grupo heterogêneo de profissionais e interessados, entre eles indígenas. As atividades têm como proposta debater sobre a ética e os novos paradigmas na prática museal relacionada à cultura indígena, além de validar e consolidar o trabalho de pesquisa e de parceria do Museu com as comunidades indígenas no entorno de Tupã.
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, empenhados na conscientização de seu público para a importância de práticas sustentáveis, se tornaram posto de coleta de garrafas plásticas. A ação faz parte do “Projeto PET”, desenvolvido pelo Instituto Pinho Bravo, que consiste em reutilizar os materiais em trabalhos ambientais e jardins em Campos do Jordão.
Além dos equipamentos culturais, fazem parte dessa parceria outros estabelecimentos da cidade, como hotéis, restaurantes e escolas. O ponto de recebimento está disponível para visitantes, funcionários e moradores do município, no horário de expediente das instituições, de terça a domingo, das 9h às 18h.
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), realiza, de 24 a 26 de junho, na capital paulista, o 7º Encontro Paulista de Museus. Nesta edição o tema será “Museus: Fórum das Comunidades” e, pela primeira vez, o Encontro será desenvolvido em cinco locais diferentes.
O EPM tem como proposta a ampla discussão e difusão de informações que agreguem valor à gestão dos museus paulistas, além das palestras com conceituados especialistas da área. Assim como em outros anos, a programação contará com a presença de expositores que oferecem serviços e produtos para a área museológica. Informações e programação completa nos sites:
Agora, os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner / Auditório Claudio Santoro têm perfis oficiais no Instagram. As páginas vão levar ao público um pouquinho do dia a dia das instituições, com imagens da programação e das belezas locais para inspirar o público a conhecer de pertinho cada uma das unidades.
Para ficar ligado, basta seguir:
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos