Ir para o conteúdo

Edição 62 | Ano 06 | Setembro 2015

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

9ª Primavera dos Museus tem tema indígena e várias atrações nos museu do interior

Para prestigiar a 9ª edição da Primavera dos Museus, de 21 a 27 de setembro, os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre, e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro oferecem uma programação recheada, seguindo o tema desta edição: “Museus e Memórias Indígenas”.

Em Brodowski a agenda começa com a exibição de um vídeo-documentário na esplanada da casa, além de oficinas de contação de lendas indígenas e de produção de objetos com papel machê e pintura tribal. Os equipamentos de Campos do Jordão disponibilizarão oficinas variadas, atividades culturais, espetáculos teatrais, apresentação musical e uma ação de fotografia na internet. Em Tupã, instituição que já apresenta a temática indígena, serão realizadas exposições, oficinas, mostra de filmes e contato com os índios Kaingang da T.I. Vanuíre. Clique aqui e confira a programação completa!

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Exposição ‘Caminhos de Portinari’ é revitalizada e apresenta novidades para o público

Em agosto, na Semana de Portinari, dois pontos do roteiro “Caminhos de Portinari” tiveram suas expografias revitalizadas em Brodowski: na Praça Martim Moreira e na Antiga Estação Ferroviária, ambas no Centro. No coreto da praça, a montagem celebra músicos ilustres do município, entre eles João Albarelo – compositor do Hino à cidade, e Batista, pai de Portinari, membro da banda e personagem de diversas obras do artista.

No local, os visitantes têm acesso às informações sobre bandas e conjuntos musicais de Brodowski em um álbum multimídia disponível em uma tela touch screen. Já na estação, um vídeo exibe a formação e desenvolvimento local e a história de Portinari, em homenagem ao pintor e ao centenário do município, além de objetos doados pela população.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre lança exposição em sua página na internet

As tradições e saberes indígenas são milenares e agora o público tem a possibilidade de conhecer um pouco dessa cultura sem sair de casa, por meio da exposição virtual “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”.

A exposição autonarrativa tem curadoria do sábio e líder indígena José da Silva Campos, das anciãs Ena Luisa Campos e Ana Maria de Jesus e do professor Constantino Jorge da Silva, todos Kaingang da Terra Indígena Vanuíre, em Arco-Íris (SP). O processo da confecção de cerâmica e transmissão dos valores e conhecimento do povo Kaingang foram registrados e documentados pelo Museu, com o apoio do MAE-USP.

Clique aqui e confira!

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório firmam acordo de cooperação com Instituto Federal
em Campos do Jordão

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro acabam de celebrar um “Acordo de Cooperação Técnica de Extensão e Pesquisa” com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – reconhecida autarquia Federal de ensino. O acordo contempla o desenvolvimento de cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, estágios, palestras e também por meio da promoção de eventos em Campos do Jordão, visando à ampliação da formação acadêmica e cultural dos estudantes e o aperfeiçoamento profissional da equipe da ACAM Portinari.

Já está em andamento um projeto com bolsistas e voluntários do Curso de Licenciatura em Matemática, que visa a análise e relação da coleção a partir de conteúdos próprios da matemática (proporção, volume, geometria, etc), bem como a multiplicação destes conhecimentos entre escolas de ensino fundamental da cidade. Além dessa ação, as instituições têm recebido o suporte de estudantes do Curso Técnico em Eventos em atividades da programação mensal.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Cananéia (SP) sedia a exposição ‘Cores do Xingu’

Está em cartaz no Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski uma exposição sobre o cotidiano dos indígenas do norte do Estado do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu” é itinerada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a prefeitura. Com produção do Museu Índia Vanuíre (Tupã), “Cores do Xingu” apresenta imagens produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino, com a proposta de causar uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. Aberta ao público, a visitação acontece até 22 de outubro de 2015, de terça a domingo, das 9h às 18h. O Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski está localizado à Rua Tristão Lobo, nº 78, Centro. Outras informações pelo telefone (13) 3851-1930 ou no site www.sisemsp.org.br.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.