Para prestigiar a 9ª edição da Primavera dos Museus, de 21 a 27 de setembro, os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre, e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro oferecem uma programação recheada, seguindo o tema desta edição: “Museus e Memórias Indígenas”.
Em Brodowski a agenda começa com a exibição de um vídeo-documentário na esplanada da casa, além de oficinas de contação de lendas indígenas e de produção de objetos com papel machê e pintura tribal. Os equipamentos de Campos do Jordão disponibilizarão oficinas variadas, atividades culturais, espetáculos teatrais, apresentação musical e uma ação de fotografia na internet. Em Tupã, instituição que já apresenta a temática indígena, serão realizadas exposições, oficinas, mostra de filmes e contato com os índios Kaingang da T.I. Vanuíre. Clique aqui e confira a programação completa!
Em agosto, na Semana de Portinari, dois pontos do roteiro “Caminhos de Portinari” tiveram suas expografias revitalizadas em Brodowski: na Praça Martim Moreira e na Antiga Estação Ferroviária, ambas no Centro. No coreto da praça, a montagem celebra músicos ilustres do município, entre eles João Albarelo – compositor do Hino à cidade, e Batista, pai de Portinari, membro da banda e personagem de diversas obras do artista.
No local, os visitantes têm acesso às informações sobre bandas e conjuntos musicais de Brodowski em um álbum multimídia disponível em uma tela touch screen. Já na estação, um vídeo exibe a formação e desenvolvimento local e a história de Portinari, em homenagem ao pintor e ao centenário do município, além de objetos doados pela população.
As tradições e saberes indígenas são milenares e agora o público tem a possibilidade de conhecer um pouco dessa cultura sem sair de casa, por meio da exposição virtual “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”.
A exposição autonarrativa tem curadoria do sábio e líder indígena José da Silva Campos, das anciãs Ena Luisa Campos e Ana Maria de Jesus e do professor Constantino Jorge da Silva, todos Kaingang da Terra Indígena Vanuíre, em Arco-Íris (SP). O processo da confecção de cerâmica e transmissão dos valores e conhecimento do povo Kaingang foram registrados e documentados pelo Museu, com o apoio do MAE-USP.
Clique aqui e confira!
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro acabam de celebrar um “Acordo de Cooperação Técnica de Extensão e Pesquisa” com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – reconhecida autarquia Federal de ensino. O acordo contempla o desenvolvimento de cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, estágios, palestras e também por meio da promoção de eventos em Campos do Jordão, visando à ampliação da formação acadêmica e cultural dos estudantes e o aperfeiçoamento profissional da equipe da ACAM Portinari.
Já está em andamento um projeto com bolsistas e voluntários do Curso de Licenciatura em Matemática, que visa a análise e relação da coleção a partir de conteúdos próprios da matemática (proporção, volume, geometria, etc), bem como a multiplicação destes conhecimentos entre escolas de ensino fundamental da cidade. Além dessa ação, as instituições têm recebido o suporte de estudantes do Curso Técnico em Eventos em atividades da programação mensal.
Está em cartaz no Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski uma exposição sobre o cotidiano dos indígenas do norte do Estado do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu” é itinerada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a prefeitura. Com produção do Museu Índia Vanuíre (Tupã), “Cores do Xingu” apresenta imagens produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino, com a proposta de causar uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. Aberta ao público, a visitação acontece até 22 de outubro de 2015, de terça a domingo, das 9h às 18h. O Museu Histórico e Artístico Victor Sadowski está localizado à Rua Tristão Lobo, nº 78, Centro. Outras informações pelo telefone (13) 3851-1930 ou no site www.sisemsp.org.br.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos