Nos últimos dois meses, os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro passaram a contar com mais uma interface de interação, educação e comunicação: os jogos online. Ao proporcionar uma nova dinâmica à experiência dos visitantes, os jogos são elementos culturais de diversão e lazer, principalmente para crianças e adolescentes.
Em Brodowski, são oferecidos jogo da memória, quebra-cabeça e caça palavras com o tema “Capela da Nonna: Fé, Religiosidade e Arte“. Por meio de jogos da memória, em Tupã serão apresentadas as peças da plumária indígena e em Campos do Jordão ambientes e surpresas de cada cantinho das instituições.
Os trabalhos produzidos pelos alunos do Curso de Pintura, desenvolvido pelo Museu Casa de Portinari ao longo de 2015, estão expostos na mostra virtual “Novos Talentos”, no site da instituição. O curso é uma das mais tradicionais programações do Museu e atende crianças entre 9 e 12 anos de idade.
A ação tem o objetivo de incentivar a produção artística e descobrir novos talentos. A atividade oportunizou o acesso e garantiu o contato dos pequenos com múltiplos materiais, técnicas de pintura e possibilidades de criação, além da observação de diferentes produções artísticas. Ficou curioso? Venha conferir!
Em dezembro, o Museu índia Vanuíre e outros quatro museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo desenvolveram uma programação dedicada aos Direitos Humanos. Para conceber a importância da data, o Museu ofereceu exposição, debate, mostra de vídeo e contação de história.
“É de grande importância para nós participarmos dessa programação, pois uma instituição museológica tem muito a contribuir. Em nossa exposição de longa duração, exploramos diversos conceitos inerentes ao tema, como direito a história, sentimento de pertencimento, identidade, consciência e respeito à diversidade e cidadania”, explica a gerente do Museu, Tamimi Rayes Borsatto.
Neste mês, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promovem a exposição virtual “Novos Olhares Sobre a Coleção de Felícia”, com trabalhos desenvolvidos por estudantes das escolas municipais Amadeu Carletti Junior, Irene Lopes Sodré e Cecília de Almeida Murayama, de Campos do Jordão.
Inspirados na obra de Felícia Leirner, os materiais foram criados pelas turmas após a realização de projetos educativos promovidos em parceria com as instituições. A mostra representa o esforço de aproximação com a comunidade e também do uso arte no desenvolvimento sociocultural dos alunos. Acesse a página da exposição e conheça os trabalhos.
Até 24 de janeiro de 2016, Votorantim recebe a mostra gratuita “Sinais – Heranças e Andanças”, que é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do SISEM-SP e da ACAM Portinari. Instalada no Aquário Cultura Claudir Calixto Mainardi (Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 41), a exposição pode ser visita de terça a domingo, das 8h às 22h.
O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades do sudoeste paulista e apresenta fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos