Mais uma vez, o Carnaval dos museus administrados pela ACAM Portinari agitou as cidades de Brodowski, Campos do Jordão e Tupã. Entre as atividades, mostras virtuais e físicas, oficinas temáticas, apresentações de músicas, danças, marchinhas e muito samba.
No Museu Casa de Portinari, o público pôde confeccionar máscaras e aprender passos do frevo. Também está disponível na internet a apresentação digital da série “Frevo”. Já o Museu Índia Vanuíre, realizou “Museu Folia” ao som de marchinhas que marcaram os carnavais tupãenses. O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promoveram diversas atividades, entre elas apresentação do Grupo Sambanilson.
Até 31/3, o Museu Casa de Portinari apresenta a mostra “O Carnaval na Paleta de Portinari”. Por meio do único livro infantil ilustrado pelo artista “Maria Rosa”, escrito pela jornalista canadense Vera Kelsey, é possível conhecer essa singularidade do trabalho do artista, além de interagir com as imagens.
Estão à disposição do público reproduções das artes e espaços de leitura em meio aos jardins de Dona Domingas. Uma parte da montagem é composta por painéis cenográficos, em que o público pode interagir com a composição do artista, recriando novas cenas, inspiradas por paisagens, personagens, máscaras, vestimentas e elementos utilizados pelo artista em sua criação e ainda fazer o registro desses momentos através de fotos.
O Museu Índia Vanuíre lança em 2016 uma Cartilha Educativa direcionada aos professores e visitantes. O material foi recebido em janeiro e tem como proposta difundir o trabalho educativo desenvolvido na instituição por meio das oficinas e atividades lúdicas, culturais e reflexivas.
O conteúdo foi produzido pelo Núcleo Educativo e irá servir como complemento na realização de diferentes projetos que a equipe já desenvolve. A necessidade e experiência da instituição nos temas foram decisivas e contribuíram na construção do conteúdo que será distribuído ao longo do ano, em ações que podem envolver pais, professores e interessados pelo conteúdo e riqueza turística de Tupã.
Com intuito de oferecer recursos de atendimento ao público cego, a exemplo dos demais museus administrados pela ACAM Portinari, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estão desenvolvendo um projeto de acessibilidade, que incluirá uma maquete tátil. O principal diferencial do recurso é permitir a percepção espacial das instituições por meio do toque.
Multissensorial e interativo, a maquete apresenta com toda a riqueza de detalhes os espaços internos e externos, além de toda área verde e obras dispostas ao ar livre. O processo de criação foi baseado em uma vasta pesquisa para aproximar-se ao máximo da realidade dos prédios, revestimentos e paisagismos. A reprodução, que possui 98 x 79 cm, e altura aproximada de 20 cm, ficará exposta nos equipamentos a partir de março.
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), com o apoio da ACAM Portinari, está desenvolvendo uma proposta para implantação do Cadastramento Estadual de Museus (CEM) de São Paulo. Durante 2015, foram realizadas três consultas públicas e um fórum online no site do SISEM para debater o assunto.
As propostas, depois de tabuladas, ainda irão passar por avaliações e seguir para validação do Conselho de Orientação do SISEM-SP. O conteúdo servirá de base para a confecção do glossário de termos e das ferramentas do cadastro, como questionário e manual de preenchimento. O cadastro será uma das principais ferramentas de políticas públicas da Secretaria.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos