Ir para o conteúdo

Edição 68 | Ano 07 | Março 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus da ACAM Portinari participam da 14ª Semana Nacional de Museus

Vem aí a 14ª Semana Nacional de Museus. Anualmente, os equipamentos museológicos administrados em parceria com a ACAM participam do evento com programações especiais em maio. Em Brodowski, o Museu vai convidar o público para percorrer os “Caminhos de Portinari” e participar de um jogo da memória.

Já o Museu Índia Vanuíre promoverá a mostra “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, um passeio histórico e cultural por Tupã, oficinas, documentário e roda de conversa. No Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro os destaques são a atividades de modelagem em barro, uma roda dança afro-brasileira e um workshop sobre a “identidade cultural” dos moradores de Campos do Jordão.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari inaugura loja virtual

O Museu Casa de Portinari inaugurou, em 13/3, celebrando o 46º aniversário da instituição, sua loja virtual. Além da comodidade que a internet proporciona, o espaço on-line é mais uma maneira dos visitantes encontrarem publicações, objetos artesanais da comunidade local, entre outros itens relacionados à instituição e a Portinari.

Com aproximadamente 100 artigos, o mix de produtos contempla as seguintes categorias: institucionais, editoriais e gerados na economia criativa das comunidades do entorno da instituição, como o artesanato. Clique aqui e conheça a novidade!

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre recebe exposição sobre indígenas brasileiros retratados por Hercule Florence

Até o mês de maio, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), recebe a mostra temporária “O Olhar de Hercule Florence Sobre os Índios Brasileiros”, que apresenta um panorama histórico e social dos povos Apiaká, Bororo, Coroado (Kaingang), Guaikuru (atualmente Kadiwéu), Guaná, Guató, Kayapó (hoje Panará), Munduruku, Ofaié Xavante e Oti Xavante no século XIX.

A exposição reúne diferentes peças, entre desenhos, aquarelas, manuscritos,  objetos, fotografias e livros, que documentam as dinâmicas destes grupos. Aberta à comunidade e gratuita, a visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Parceria com o Instituto Federal vai oferecer curso de inglês para equipe do Museu e Auditório

Uma parceria do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro com o Instituto Federal vai oferecer para equipe das instituições um curso de inglês. Com início previsto ainda para março, o curso extensão está sendo criado especialmente para atender às necessidades da equipe no sentido de aprimoramento do atendimento de público estrangeiro, uma vez que a qualificação profissional para o bem atender é um dos focos principais do trabalho das instituições.

O acordo firmado em 2015 ainda prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, estágios, palestras, entre outros, visando à ampliação da formação acadêmica e cultural dos participantes.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

ACAM e SISEM inauguram exposição em Mirassol (SP)

Em 29 de março, Mirassol (SP) recebe a exposição “Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto”, por meio da parceria em entre a ACAM Portinari e o SISEM-SP. A mostra ficará em cartaz no Museu Municipal Jezualdo D’Oliveira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 29 de abril.

São painéis de fotos e textos sobre o patrimônio material e imaterial, e as relações da cultura do café com o desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo. A exposição percorrerá ainda outras nove cidades. Outras informações pelo telefone (17) 3242-6244.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.