Outubro é o mês escolhido para representar a luta e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A conscientização e o alerta são essenciais para que o tratamento, iniciado antecipadamente, seja positivo. Dessa forma, os museus Casa de Portinari (Brodowski), Índia Vanuíre (Tupã) e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão) se engajam anualmente nessa proposta, divulgando em suas mídias sociais, canais de comunicação interna e dentro das instituições o movimento Outubro Rosa.
Nas unidades, estão fixados cartazes com o laço rosa e foram disponibilizadas informações sobre a história, a origem da campanha e a importância da conscientização do diagnóstico da doença, para subsidiá-los a responder e também serem agentes dessa campanha.
A Semana de Portinari acabou, mas alguns dos seus destaques ainda podem ser vistos, como a Pintura Mural, que abrilhanta os muros da cidade. Para se juntar a ela, o Museu Casa de Portinari lançou a exposição virtual da exposição Coletiva de Artes Plásticas. São 158 obras de artistas plásticos do Estado de São Paulo disponibilizadas no site da instituição.
A mostra prova que a arte não conhece limites ou fronteiras, é um legítimo exercício de cidadania para o criador e para o espectador. Ela deixa sua contribuição na formação cultural, na descoberta e no exercício dos talentos, na enriquecedora convivência com a arte e, principalmente, na oportunidade do público travar contato com as mais variadas técnicas e estilos destes artistas.
Em setembro, o Museu Índia Vanuíre e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) lançaram o eBook “Museus e Indígenas – saberes e ética, novos paradigmas em debate”, resultado do III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, promovido em 2014. O material exclusivo para download está disponível no site das instituições.
O eBook é a terceira publicação do Museu Índia Vanuíre, que faz parte da coleção Museu Aberto. A organização é de Marília Xavier Cury e a realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).
Uma das vertentes educativas do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro é o meio ambiente. Dessa forma, buscando enriquecer e explorar ainda mais o trabalho, as instituições adquiriram uma estufa de cerca de 17,5 metros quadrados. O objetivo central é desenvolver questões relativas à educação ambiental e sustentabilidade, com o cultivo de mudas de plantas nativas.
Neste momento, as equipes educativa e de jardinagem atuam para estruturar um projeto para utilização do espaço. A estufa tem como finalidade oferecer um ambiente favorável ao cultivo de mudas de plantas, protegendo-as das mudanças abruptas de temperatura, geadas, chuvas fortes, incidência direta de raios solares, animais e insetos nocivos.
Nos dias 7 e 8 de novembro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) realiza o 12º Encontro de Representantes Regionais, o primeiro com os eleitos na oitava edição do Encontro Paulista de Museus, ocorrido em junho passado, na capital paulista.
A agenda é proposta semestralmente e os representantes regionais participam de atividades de avaliação, articulação, discussão de prioridades e formulação de propostas. Nos Encontros são levantadas as principais demandas e necessidades percebidas por eles, fornecendo subsídios para a proposição de políticas públicas específicas para cada região e município.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos