Ir para o conteúdo

Edição 82 | Ano 08 | Maio 2017

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus do interior oferecem programação variada durante a 15ª Semana Nacional de Museus

A imagem de fundo é de um mosaico de fotos dos Museu Casa de Portinari, Museu Índia Vanuíre e Museu Felícia Leirner com um filtro que torna as imagens claras. Sobre o fundo está a identidade visual da “15ª Semana de Museus| 15 a 21 maio 2017 | Museus e Histórias Controversas dizer o indizível em museus”, nas cores cinza e laranja.

Todos os anos, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida os museus nacionais para refletir e discutir temas atuais e importantes para o desenvolvimento das instituições e da sociedade em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/5). A programação em todo o Brasil acontece de 15 a 21 de maio e tem como tema “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”.

Museu Casa de Portinari realiza, de 17 a 21/5, ações especiais que envolvem palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas e educativas para toda a família. A partir de 16 de maio, o Museu Índia Vanuíre promove o “Museu Encenação” em que o público pode participar de uma teatralização com elementos e personagens que, em narrativas multifocais, abordarão o processo de pacificação, colonização, fundação e desenvolvimento da cidade. Reflexões e debates sobre o papel da mulher, a guerra, a inclusão de deficientes, entre outros, são as pautas das ações do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, que começam na terça-feira (16/5).

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Projeto ‘Viagem Pelos Caminhos de Portinari’ atende 2.262 crianças e jovens semanalmente

A imagem mostra ao fundo a Capela Santo Antonio e o busto de Portinari. Em volta, várias crianças de costas para o fotógrafo.

Museu Casa de Portinari, em parceria com a Secretaria de Educação de Brodowski, oferece um Projeto de Educação Patrimonial que tem como objetivo trabalhar aspectos relacionados diretamente ao município de Brodowski, seu patrimônio arquitetônico, cultural, turístico, inclusive vida e obra de Portinari. Atualmente são atendidos pelo projeto “Viagem Pelos Caminhos e Portinari” 2.262 crianças e jovens, de 3 a 5 anos e estudantes do ensino fundamental.

O conteúdo é proposto pelo Museu, por meio de formações e encontros semanais com os professores da rede pública. A ação assegura aos alunos o direito de conhecer, aprender e apropriar-se do patrimônio histórico e cultural do local, representados por espaços de memória, que constituem uma paisagem que permite assimilar a história e a cultura de Brodowski, do Estado de São Paulo e do Brasil.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

‘Vem que te CONTO um CONTO!’ é novidade no atendimento educativo do Museu Índia Vanuíre

Em 2017, o Museu Índia Vanuíre está aprimorando e expandindo o projeto “Vem que te CONTO um CONTO!”, que oferece contação de histórias para o público escolar fruto dos agendamentos. Durante o atendimento educativo para grupos, a instituição realiza várias programações personalizadas, como oficinas, exibição de vídeos e jogos, definidas através do interesse, do tempo disponível para a visita e da faixa etária da turma.

O objetivo da atividade é estimular à leitura por meio da apresentação de contos, mitos e lendas indígenas e históricas. Na ação, os visitantes também terão a oportunidade de difundir e ampliar o debate referente às culturas presentes na exposição “Tupã Plural”.

A foto mostra o ambiente do Museu Índia Vanuíre. Educadores estão em pé, manuseando peças e fantasias da contações de histórias. As crianças estão sentadas no chão, prestando atenção a narrativa.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório lançam Programa de Parceiros na Série Museu com Orquestra

A foto mostra duas mulheres em primeiro plano e ao fundo o palco do Auditório Claudio Santoro. A mulher da esquerda (Angelica Fabbri) é loira, veste roupa preta e segura um microfone. A da direita (Marina Falsetti) tem cabelos escuros e veste roupas claras.

Durante a apresentação da Jazz Sinfônica na série Museu com Orquestra, no último dia 28 de abril, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro lançaram o seu Programa de Parceiros. A proposta tem a intenção de trazer cada vez mais pessoas para participar dos equipamentos e contribuir para a criação de suas histórias.

O próximo passo é planejar encontros com empresários, autoridades locais e interessados para uma apresentação mais detalhada do projeto e todas as suas possibilidades de parcerias. O processo de adesão para pessoas físicas e jurídicas é muito simples, por meio da plataforma da IT.ART. O Programa confere diversos benefícios diretos com o Cartão de Parceiro do Museu.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Estão abertas as inscrições para 9º Encontro Paulista de Museus

O 9º Encontro Paulista de Museus acontece dias 19 e 20 de junho, no Teatro São Pedro, na capital paulista, e as inscrições já estão disponíveis pelo www.sisemsp.org.br. Infraestrutura e segurança é o tema central desta edição de 2017, que contará com palestras e mesas de debates sobre medidas preventivas de conservação e segurança, acessibilidade ao patrimônio museológico e formas de financiamentos para museus. O evento também promoverá workshops de zeladoria do patrimônio histórico-cultural, rotinas de segurança, passo a passo para obtenção do AVCB e gestão da infraestrutura.

No segundo dia (20/6), a partir das 11h15, serão realizados comunicados importantes: apresentação da plataforma digital do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo, do novo site SISEM-SP, e dos Editais e ProAC-ICMS.

A foto mostra um homem manuseando um notebook com a tela aberta nas inscrições do 9EPM.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos