Os pais terão um importante reforço na difícil tarefa de entreter os pequenos durante o período de recesso das escolas. Os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro realizarão diferentes atividades na programação “Férias no Museu”.
Na terra de Portinari, de 1 a 30 de julho, serão oferecidas ações que remetem à infância do artista e aproxima gerações. Em Tupã, as atividades ocorrem de 4 a 28 de julho e têm como foco central o folclore nacional e a contribuição cultural das colônias que ajudaram a formar a cidade. Em Campos do Jordão, as atrações já começam dia 1º de julho e com propostas relacionadas à natureza, artes visuais e música.
Começaram as prospecções na antiga estação ferroviária de Brodowski para pesquisa e elaboração de uma nova exposição de longa duração. A ação é um desdobramento do Projeto Caminhos de Portinari, que leva os visitantes do Museu Casa de Portinari a percorrerem os pontos de memória da cidade.
O estudo desenvolvido pela equipe do restaurador Julio Moraes, responsável pela conservação do Museu busca informações confiáveis sobre aspectos e detalhes que foram suprimidos ou ocultados ao longo do tempo. “Está sendo realizado um minucioso exame das numerosas camadas de tinta superpostas na fachada, paredes, portas, janelas e outros elementos. A sucessão de ornamentos, cores e tipos de pintura revela os costumes, gosto estético e muitos detalhes que nos contam como a estação foi em cada época da sua história, desde a inauguração em 1894, até hoje”, explica Moraes.
Desde 2011, o Museu Índia Vanuíre realiza um trabalho com os professores de Tupã e região, fornecendo subsídios para que eles construam conhecimentos na área cultural e proporcionando maior aprofundamento nos assuntos desenvolvidos na exposição de longa duração da instituição, “Tupã Plural”, e também nas temporárias.
Mais de mil professores já foram atendidos pelo projeto de “Difusão Cultural – Museu e Educação” e, no último dia 9/6, Rancharia recebeu a equipe do Museu para mais uma edição. As palestras são elaboradas em conjunto pelos setores Educativo e Reserva Técnica, e pelo Centro de Referência dos Povos Indígenas.
Está chegando mais um Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e um dos principais palco das apresentações é o Auditório Claudio Santoro. Outros locais que receberão as atrações são a Sala São Paulo, na capital paulista, e a concha acústica de Campos do Jordão, no bairro Capivari. O evento acontece de 1 a 30 de julho, e a programação está disponível pelo site www.festivalcamposdojordao.org.br.
A 48ª edição, realizada pela Fundação Osesp, ofereceu 217 bolsas de estudo (integrais ou parciais), os alunos farão parte da Orquestra do Festival, da Camerata do Festival e do Núcleo de Música Antiga (em sua segunda edição).
Fique atento! Será lançado para todos os museus paulistas, durante o 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM), dias 19 e 20 de junho, o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). A ferramenta será de fundamental importância para qualquer instituição museológica do Estado, uma vez que a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo utilizará o cadastro para estabelecer políticas públicas, organizar exposições itinerantes, efetuar o repasse de verbas e orientar as linhas de ação do SISEM-SP: formação, apoio técnico, comunicação, articulação e fomento. Inicialmente disponível para testes somente para os museus da região da Baixada Santista, agora, será a vez de todas as instituições do Estado se cadastrarem. Saiba mais detalhes em www.sisemsp.org.br
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos