Ir para o conteúdo

Edição 83 | Ano 08 | junho 2017

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus realizam programações especiais para público infantil em julho

A imagem é de um mosaico composto de doze fotos das atividades dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditorio Claudio Santoro. Entre as imagens estão três artes, sendo a primeira em amarelo e branco com uma palheta de tintas, outra com uma nota musical nas cores vermelho e branco e, a última, possui um quebra-cabeça azul marinho e branco.

Os pais terão um importante reforço na difícil tarefa de entreter os pequenos durante o período de recesso das escolas. Os museus Casa de PortinariÍndia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro realizarão diferentes atividades na programação “Férias no Museu”.

Na terra de Portinari, de 1 a 30 de julho, serão oferecidas ações que remetem à infância do artista e aproxima gerações. Em Tupã, as atividades ocorrem de 4 a 28 de julho e têm como foco central o folclore nacional e a contribuição cultural das colônias que ajudaram a formar a cidade. Em Campos do Jordão, as atrações já começam dia 1º de julho e com propostas relacionadas à natureza, artes visuais e música.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Agosto é o mês da Semana de Portinari em Brodowski

A imagem mostra a fachada da antiga estação ferroviária de Brodowski.

Começaram as prospecções na antiga estação ferroviária de Brodowski para pesquisa e elaboração de uma nova exposição de longa duração. A ação é um desdobramento do Projeto Caminhos de Portinari, que leva os visitantes do Museu Casa de Portinari a percorrerem os pontos de memória da cidade.

O estudo desenvolvido pela equipe do restaurador Julio Moraes, responsável pela conservação do Museu busca informações confiáveis sobre aspectos e detalhes que foram suprimidos ou ocultados ao longo do tempo. “Está sendo realizado um minucioso exame das numerosas camadas de tinta superpostas na fachada, paredes, portas, janelas e outros elementos. A sucessão de ornamentos, cores e tipos de pintura revela os costumes, gosto estético e muitos detalhes que nos contam como a estação foi em cada época da sua história, desde a inauguração em 1894, até hoje”, explica Moraes.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Curso ‘Difusão Cultural – Museu e Educação’ já atendeu mais de mil professores

Desde 2011, o Museu Índia Vanuíre realiza um trabalho com os professores de Tupã e região, fornecendo subsídios para que eles construam conhecimentos na área cultural e proporcionando maior aprofundamento nos assuntos desenvolvidos na exposição de longa duração da instituição, “Tupã Plural”, e também nas temporárias.

Mais de mil professores já foram atendidos pelo projeto de “Difusão Cultural – Museu e Educação” e, no último dia 9/6, Rancharia recebeu a equipe do Museu para mais uma edição. As palestras são elaboradas em conjunto pelos setores Educativo e Reserva Técnica, e pelo Centro de Referência dos Povos Indígenas.

A ilustração apresenta no centro um círculo semitransparente com o texto Curso de Difusão Cultural e a marca do Museu. O fundo é composto por desenhos geométricos que formam um zig zag nas cores laranja, amarelo, verde e azul e alternadas pela cor bege.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

48º Festival de Inverno de Campos do Jordão começa em 1º de julho

A foto é de um espetáculo no Auditório Claudio Santoro. A imagem foca no palco, onde estão diversos músicos, todos de roupas pretas, tocando instrumentos.

Está chegando mais um Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e um dos principais palco das apresentações é o Auditório Claudio Santoro. Outros locais que receberão as atrações são a Sala São Paulo, na capital paulista, e a concha acústica de Campos do Jordão, no bairro Capivari. O evento acontece de 1 a 30 de julho, e a programação está disponível pelo site www.festivalcamposdojordao.org.br.

A 48ª edição, realizada pela Fundação Osesp, ofereceu 217 bolsas de estudo (integrais ou parciais), os alunos farão parte da Orquestra do Festival, da Camerata do Festival e do Núcleo de Música Antiga (em sua segunda edição).

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) será lançado no 9EPM

Fique atento! Será lançado para todos os museus paulistas, durante o 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM), dias 19 e 20 de junho, o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). A ferramenta será de fundamental importância para qualquer instituição museológica do Estado, uma vez que a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo utilizará o cadastro para estabelecer políticas públicas, organizar exposições itinerantes, efetuar o repasse de verbas e orientar as linhas de ação do SISEM-SP: formação, apoio técnico, comunicação, articulação e fomento. Inicialmente disponível para testes somente para os museus da região da Baixada Santista, agora, será a vez de todas as instituições do Estado se cadastrarem. Saiba mais detalhes em www.sisemsp.org.br

Foto tirada em um ambiente interno (Theatro São Pedro). O local tem um palco maio iluminado com um telão e pessoas em frente a uma mesa com cobertura preta. Em frente ao palco há uma plateia e nas galerias também estão sentadas pessoas. O teto do local é rebuscado e tem um grande lustre.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos