A 11ª Primavera dos Museus – de 18 a 24 de setembro – traz para discussão este ano os Museus e suas Memórias. As instituições administradas em parceria com a ACAM Portinari irão promover diversas atividades com diferentes focos. Em Tupã, no Museu Índia Vanuíre, a proposta é trabalhar com crianças de maneira lúdica e educativa, por meio de música, peças teatrais, arte e palestras.
No Museu Casa de Portinari, em Brodowski, será realizado um encontro com os participantes do projeto de História Oral para discutir as permanências e transformações culturais, sociais e econômicas da cidade, além de um concerto de cordas e vocal. Em Campos do Jordão, no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro as atrações são diversas e vão desde um encontro para professores até apresentações musicais. A questão ambiental também será destacada com uma trilha ecológica e o plantio coletivo de mudas de árvores.
O Museu Casa de Portinari e a Prefeitura de Brodowski realizam anualmente uma agenda especial em homenagem ao pintor Candido Portinari. De 12 a 22 de agosto são oferecidas exposições, peça de teatro, música, dança e oficinas culturais. A aguardada Piazza Della Nona tem início na quinta-feira (17), às 20h, e homenageará famílias descendentes de imigrantes. No palco das três noites da festa italiana passarão músicos considerados “pratas da casa”, além de bandas e intérpretes com trabalhos já conhecidos do público. No almoço de domingo (20), o chorinho faz a fusão Itália-Brasil ficar ainda mais charmosa e encerra o festival.
No dia do aniversário da cidade (22), o Museu convida a todos para acompanhar um cortejo com a Banda Marcial da Escola Estadual Prof. Armando Gaban, de Osasco (SP), com saída da esplanada até a Antiga Estação, onde será lançado o projeto “Tudo de Cor Para Brodowski”, patrocinado pela marca de tintas Coral, e a Abertura da Exposição Temporária “A Estação Brodowski: Patrimônio Histórico”.
O Museu Índia Vanuíre esteve presente no seminário Dja Guatá Porã: Rio de Janeiro Indígena::Seminário Museus e Emergências Contemporâneas, do programa MAR na Academia, realizado pelo Museu de Arte do Rio. O evento reuniu indígenas e não indígenas em torno da discussão de questões urgentes para os índios que hoje vivem no Brasil.
A gerente da instituição, Tamimi Rayes Borsatto, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Museu com as comunidades indígenas locais formadas por indígenas Kaingang, Krenak, Terena e Guarani. Na ocasião ela fez parte da mesa Museus Indígenas/Museu e Indígenas, apresentada em 26 de julho, junto com Elvira Espejo (La Paz, Bolívia), Suzenalson Kanindé (Museu Kanindé, Ceará) e mediação de Pablo Lafuente (RJ).
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro lançam em agosto uma nova exposição virtual. A mostra “Reencontro”, de Alfredo Neves Junior apresenta um pouco das memórias saudosas do artista, que viveu em Campos do Jordão durante um breve período, de 1984 a 1985. No site estarão disponíveis 35 obras, feitas nos últimos cinco anos.
A cidade, o clima da estância turística, que se assemelha a temperaturas europeias, e seus habitantes influenciaram diretamente seu trabalho. Além dos aspectos simbólicos, são presenças constantes em seus trabalhos a Pedra do Baú, as araucárias, o casario inspirado na arquitetura local, os pomares, as flores e as frutas. Confira aqui!
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Museu da Energia de São Paulo sediou o 14º Encontro de Representantes Regionais (14ERR) do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Representantes das 14 Regiões Administrativas e das duas Regiões Metropolitanas participaram do encontro, que debateu as principais políticas públicas para o setor museológico. Entre elas, os editais do ProAC Museus, a implantação do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) nas diferentes regiões do Estado e a apresentação da campanha “Sonhar o Mundo”, cujo tema este ano será “Solidariedade derrubando muros” e mobilizará os museus paulistas a refletirem e criarem ações em prol dos Direitos Humanos durante a semana de 4 a 10 de dezembro.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos