Ir para o conteúdo

Edição 86 | Ano 08 | Setembro 2017

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Novas edições dos Boletins para Educadores e Notícias de Acervo estão no ar

A imagem tem fundo cinza e várias esferas e formas geométricas coloridas desenhadas. No centro, em um retângulo branco está o texto Notícia de Acervo e Boletim para Educadores.

Já estão disponíveis online os Boletins para Educadores e as Notícias de Acervo dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro. Neste momento, os textos destinados aos educadores abordam a importância do trabalho com diferentes públicos, principalmente na inclusão, sejam deficientes ou em situação de vulnerabilidade social. Cada uma das instituições apresentam programações especiais, como O Olhar é o Sentir Pelas Mãos, em Tupã, ações de interdisciplinaridade e multissensoriais, em Campos do Jordão, e as atividades inclusivas do Programa Travessias, em Brodowski.

No  segundo material, o Casa de Portinari conta sobre a aquisição de data-loggers para acompanhamento dos níveis de temperatura e umidade relativa do ar em torno do acervo. O texto da equipe do Índia Vanuíre aborda o recebimento de uma doação de uma coleção Guarani. Já o Felícia Leirner descreve o restauro e o trabalho de conservação das obras em bronze.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari recebe Certificado de Excelência do TripAdvisor

A foto de fundo é a fachada do Museu Casa de Portinari, com os telhados característicos e a árvore florida na frente. Sobre ela estão um filtro branco e o texto Certificado de Excelência 2017, além do desenho de uma medalha de premiação e a marca do TripAdvisor.

Museu Casa de Portinari recebeu mais uma vez o Certificado de Excelência do TripAdvisor – considerado maior site de viagens do mundo para estabelecimentos no setor de turismo e hotelaria. São levados em consideração a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes na plataforma online em um período de doze meses.

Também são analisadas a estabilidade dos negócios e a posição no ranking do índice de popularidade na página, além de um número mínimo de avaliações e estar cadastrado por no mínimo 12 meses. Outro fator determinante é manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos (no total de cinco). O trabalho da instituição na plataforma começou em 2012 e desde 2014 a instituição recebe a certificação.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre realiza encontro entre índios e pesquisadores em Tupã (SP)

Museu Índia Vanuíre realizou, em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, o VI Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e o VII Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, em Tupã (SP). Participaram das discussões indígenas e pesquisadores de lugares do Brasil e da America Latina, entre eles María Marta Reca, do Museo de La Plata (Argentina).

O tema foi “Museus Etnográficos e Indígenas – aprofundando questões, reformulando ações”, dividido em cinco eixos: Direitos Indígenas (pautas internacional, nacional, estadual, museológicas e comunitárias, e  a ética relacionada a remanescentes humanos em museus); O Sagrado no Museu; Exposição – curadoria compartilhada e a autonarrativa;  Gestão de Coleções; e Museus e Indígenas, Museus Indígenas.

A  foto da abertura do VI EPQIM em Tupã. Tirada na lateral do auditório, a foto mostra a mesa de abertura onde estão sentadas nove pessoas, três delas com cocares indígenas. Uma mulher está em pé, ao lado direito da mesa, falando em um microfone. Todos olham para ela atentos.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório participam do 2º Congresso Nacional do Patrimônio Histórico

A imagem mostra um notebook no colo de uma pessoa, as mãos dela estão apoiadas no teclado e a tela mostra o site do 2º Conaphi, com fotos dos palestrantes sobre um fundo amarelo.

Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, representados pela sua gerente, Marina Falsetti, participaram do 2º Conaphi – Congresso Nacional do Patrimônio Histórico, exibido online de 21 a 25 de agosto. O tema da edição foi Museologia Social. O encontro mostrou como os profissionais da área podem inserir a comunidade nas atividades.

“Criando Vínculos: experiências de aprofundamento das relações entre museu e comunidade local” foi o título da apresentação dos equipamentos e evidenciou um pouco das experiências vivenciadas por projetos, ações e parcerias partilhados com Campos do Jordão, dando maior ênfase às proposições relacionadas a três públicos específicos: pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos e pessoas com deficiência. 

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP realiza curso “Direitos Humanos e Solidariedade”

O Memorial da Resistência de São Paulo sediou, em 31 de agosto, o curso “Direitos Humanos e Solidariedade”. Promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), o encontro apresentou e debateu uma série de práticas dos museus paulistas em torno da temática do evento. Para aumentar o alcance da proposta, o curso contou com transmissão ao vivo pela página do facebook do SISEM-SP e também em 12 polos de retransmissão localizados em diversas regiões do Estado. A ação serviu como preparação para a campanha “Sonhar o Mundo”, que ocorre de 4 a 10 de dezembro e visa unir e mobilizar as instituições museológicas paulistas em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

A foto foi feita a partir da plateia, para dar profundidade, focando o público e a mesa onde estão dois palestrantes. Na parede está projetada a identidade da campanha Sonhar o Mundo
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos