Para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo lançou a campanha “É Dia de Museu“, reunindo os 19 museus paulistas – entre eles o Casa de Portinari, o Índia Vanuire e o Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – para participarem de programações e ações nas mídias sociais, com temas que interessem o público e incentivem o engajamento presencial e online.
As atividades despertam novas experiências em momentos especiais. Em datas específicas, o público poderá conferir programação temática ou mesmo sugestões de passeios que combinem com o dia selecionado. Na internet, além da identidade visual unificada nas páginas dos equipamentos culturais participantes – que facilitará a identificação da proposta – o uso da hashtag #diademuseu e do site permanente com as novidades vão manter o público ligado nas próximas etapas do projeto.
O Museu Casa de Portinari tem a honra de contribuir com a inclusão social e trabalha para estimular que iniciativas nesse sentido surjam, buscando o fortalecimento da cidadania e dos direitos de um estado democrático. Em sua programação estão ações que envolvem diferentes tipos de públicos, como o Programa Encontros, que é destinado à terceira idade e propõe a aproximação por meio da valorização de questões relativas à vida e ao tempo, como as memórias. A última edição, realizada em 07 de junho, abordou o resgate das receitas de família na produção de um livro, inspirado pela tradicional Polenta da Família Portinari.
Já o Programa Travessias desenvolve atividades para promover a inclusão social e cultural a grupos sociais diversificados, marginalizados e com maior dificuldade ao acesso a equipamentos culturais. Para fechar, o Programa Sentidos busca o atendimento das necessidades especiais de pessoas com deficiências sensoriais, físicas ou mentais, inclusive de idosos e de outras limitações.
No dia 19 de julho (quinta-feira), às 8h00, o público do 10º Encontro Paulista de Museus poderá conhecer mais sobre a primeira exposição autonarrativa feita pelo Museu Índia Vanuíre em parceria com os Kaingang da terra indígena Vanuíre, localizada em Arco-Íris, em uma Sessão ao Vivo do material em questão, no Foyer do Auditório Simón Bolívar.
A mostra “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, produzida em 2015, foi uma demanda que surgiu do próprio grupo indígena, que buscava expor sua visão sobre a confecção da cerâmica tradicional de sua etnia e, dessa forma, de sua preservação para as futuras gerações.
“O Palco é Seu: Toriba Musical” de junho traz ao palco do Auditório Claudio Santoro o Duo Adriana Bernardes e Sebastião Teixeira, acompanhado ao piano por Antonio Luiz Barker, em um repertório composto por canções eruditas e populares. No dia 24 de junho (domingo), às 11h00, a soprano, o barítono e o pianista executarão árias, canções e duetos de ópera e musicais, em espetáculo que mostrará leveza, diversão e romantismo.
No recital, com entrada gratuita, estarão obras de compositores internacionais consagrados, como Gioachino Rossini, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Lehár, Giacomo Puccini, Andrew Lloyd Webber e Francesco Sartori, além de um clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a canção Eu Sei Que Vou Te Amar.
Já estão abertas as inscrições para o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), maior encontro da museologia paulista e um dos principais do País. O evento, que em 2018 completa dez anos de atividade ininterrupta, tem a palavra “Juntos” como inspiração. Entre os destaques da programação, estão a conferência internacional com o diretor da Fondazione Brescia Musei, Luigi Di Coratto; o painel “Desafios éticos contemporâneos para museus”, com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Débora Duprat e o professor da USP, Christian Dunker, a assinatura do termo de convênio com o IBRAM, reconhecendo o SISEM-SP como entidade registradora para o Registro Nacional de Museus – além da entrega da recém-criada medalha “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” ao professor Ulpiano Bezerra de Meneses. O 10EPM acontece de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos