Setembro é mês de visibilidade para as conquistas das pessoas surdas. Os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro aproveitam o momento para divulgar as suas ferramentas de acessibilidade nas redes sociais com a #SetembroAzul. Entre os itens oferecidos ao público estão diferentes materiais com tradução em Libras e caixa de texto, tanto na visita às instituições, quanto na página online.
Nas páginas online, as instituições contam com o Hugo, o tradutor de Libras da Hand Talk e a novidade é que agora o site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) também tem o recurso. Ainda sobre essa ferramenta, em agosto, a comunicação da ACAM Portinari foi convidada para participar do Summit de Acessibilidade Digital da Hand Talk e dividir sua experiência com diversos profissionais da área.
O Museu Casa de Portinari estendeu para além da 43ª Semana de Portinari a Exposição Coletiva de Artes Plásticas. O RibeirãoShopping recebe, de 06 de setembro a 07 de outubro, cerca de 170 trabalhos de artistas ribeirão-pretanos, da região e de todo Brasil, explorando diferentes técnicas e linguagens, no Setor Terra Vermelha, Praça de Eventos B.
De acordo com a diretora do Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri, a mostra é uma prorrogação da Exposição Coletiva de Artes Plásticas, promovida dentro da Semana de Portinari. “É de muita importância a perspectiva de continuidade e valorização da arte e dos artistas, bem como do trabalho do Museu Casa de Portinari, no espaço do RibeirãoShopping, que é marcado pela grande presença regional. A exposição tem por característica principal reunir obras e artistas numa pluralidade de propostas estéticas, plásticas, do ver, fazer, e sentir arte, em benefício ao criador, à criação e ao espectador e fruidor”, explica.
Em setembro, o Museu Índia Vanuíre apresenta a mostra “Da Terra do Sol Nascente para o Brasil – 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”, que conta com a parceria do Consulado Geral do Japão, em São Paulo. A exposição dialoga com o primeiro módulo do Museu – “Creio em Tupan” – que reúne objetos de imigrantes que ajudaram no desenvolvimento local, entre eles os japoneses, representados no acervo da instituição por vestimentas, bonecas, utensílios de chá e um Hinamatsuri.
A mostra apresenta 45 peças originalmente japonesas que integram o acervo itinerante do Consulado. Entre elas estão maquetes dos Patrimônios da Unesco, como santuários, templos, cúpula da bomba atômica e castelos, carpas voadoras, vestimentas típicas, como quimono formal, sombrinha e leque, maquetes de culinária tradicional, bonecas de porcelana, horóscopo japonês e reprodução dos meses em madeira, além de representações de meninos e meninas.
Em setembro, o Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro apresentam uma nova exposição virtual: Meu Museu em um Clique: Como eu Vejo o Local Onde Trabalho. São 24 fotos acompanhadas de breves descrições criadas pelos colaboradores das instituições que atuam em diferentes áreas. A seleção das obras foi um processo coletivo e os artistas estão identificados juntamente com a informação do tempo que se dedicam aos espaços culturais.
O disparador da ideia foi o hábito cotidiano de registrar detalhes dos espaços, compartilhando e comentando com os colegas sobre as maravilhas do local. Partindo dessa realidade, a equipe de educadores propôs uma qualificação do processo de registro de imagens pela fotografia, bem como a partilha coletiva, acompanhada de relatos e apreciação de cada uma das visões dos funcionários em seus cliques. O processo permitiu a apropriação de conteúdos a partir da troca significativa entre os envolvidos e cada um pôde contribuir com o outro e transformar o próprio olhar, acrescentando perspectivas e ampliando seu repertório estético.
“Rede de Redes – Diálogos e Perspectivas das Redes de Educadores de Museus no Brasil”. Esse é o título do e-book lançado na abertura do Encontro da Rede de Educadores de Museus de São Paulo (REM-SP), realizado dia 19 de julho, durante o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM). Organizado por Lilian Amaral e Joselaine Mendes Tojo, ambas da REM-SP, a obra reúne palestras e depoimentos colhidos durante o II Encontro da REM-SP, ocorrido em agosto de 2017. Ações educativas extramuros, mediação cultural, inclusão patrimonial, parcerias institucionais e formação em educação museal estão entre os temas da publicação digital. Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e ACAM Portinari, o 10EPM aconteceu de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos