Ir para o conteúdo

Edição 97 | Ano 08 | Setembro 2018

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

As conquistas das pessoas surdas são celebradas no #SetembroAzul

Foto  horizontal mostra três pessoas e o desenho de um homem - o Hugo . Ele e uma das mulheres fazem o sinalem Libras de te amo.

Setembro é mês de visibilidade para as conquistas das pessoas surdas. Os museus Casa de PortinariÍndia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro aproveitam o momento para divulgar as suas ferramentas de acessibilidade nas redes sociais com a #SetembroAzul. Entre os itens oferecidos ao público estão diferentes materiais com tradução em Libras e caixa de texto, tanto na visita às instituições, quanto na página online.

Nas páginas online, as instituições contam com o Hugo, o tradutor de Libras da Hand Talk e a novidade é que agora o site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) também tem o recurso. Ainda sobre essa ferramenta, em agosto, a comunicação da ACAM Portinari foi convidada para participar do Summit de Acessibilidade Digital da Hand Talk e dividir sua experiência com diversos profissionais da área.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari realiza exposição coletiva de artes plásticas no RibeirãoShopping

Duas fotos alinhadas verticalmente. A primeira mostra painéis marrons com obras de arte fixadas, em um ambiente de um shopping center. A outra é uma foto aproximada de uma das obras da exposição. Ela é uma paleta de pintura colorida, com esculturas de crianças brincando. No fundo estão pinturas em painéis marrons.

Museu Casa de Portinari estendeu para além da 43ª Semana de Portinari a Exposição Coletiva de Artes Plásticas. O RibeirãoShopping recebe, de 06 de setembro a 07 de outubro, cerca de 170 trabalhos de artistas ribeirão-pretanos, da região e de todo Brasil, explorando diferentes técnicas e linguagens, no Setor Terra Vermelha, Praça de Eventos B.

De acordo com a diretora do Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri, a mostra é uma prorrogação da Exposição Coletiva de Artes Plásticas, promovida dentro da Semana de Portinari. “É de muita importância a perspectiva de continuidade e valorização da arte e dos artistas, bem como do trabalho do Museu Casa de Portinari, no espaço do RibeirãoShopping, que é marcado pela grande presença regional. A exposição tem por característica principal reunir obras e artistas numa pluralidade de propostas estéticas, plásticas, do ver, fazer, e sentir arte, em benefício ao criador, à criação e ao espectador e fruidor”, explica.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre apresenta exposição em parceria com o Consulado Japonês

Em setembro, o Museu Índia Vanuíre apresenta a mostra “Da Terra do Sol Nascente para o Brasil – 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”, que conta com a parceria do Consulado Geral do Japão, em São Paulo. A exposição dialoga com o primeiro módulo do Museu – “Creio em Tupan” – que reúne objetos de imigrantes que ajudaram no desenvolvimento local, entre eles os japoneses, representados no acervo da instituição por vestimentas, bonecas, utensílios de chá e um Hinamatsuri.

A mostra apresenta 45 peças originalmente japonesas que integram o acervo itinerante do Consulado. Entre elas estão maquetes dos Patrimônios da Unesco, como santuários, templos, cúpula da bomba atômica e castelos, carpas voadoras, vestimentas típicas, como quimono formal, sombrinha e leque, maquetes de culinária tradicional, bonecas de porcelana, horóscopo japonês e reprodução dos meses em madeira, além de representações de meninos e meninas.

Duas fotos, uma delas mostra duas sombrinhas tradicionais japonesas. A outra foi feita de cima para baixo, mostrando uma bancada com vários materiais japoneses.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Nova exposição virtual apresenta o olhar da equipe do Museu Felícia Leirner

Foto de um tablet sobre uma mesa. Ele está aberto na página da exposição virtual no site do Museu.

Em setembro, o Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro apresentam uma nova exposição virtual: Meu Museu em um Clique: Como eu Vejo o Local Onde Trabalho. São 24 fotos acompanhadas de breves descrições criadas pelos colaboradores das instituições que atuam em diferentes áreas.  A seleção das obras foi um processo coletivo e os artistas estão identificados juntamente com a informação do tempo que se dedicam aos espaços culturais.

O disparador da ideia foi o hábito cotidiano de registrar detalhes dos espaços, compartilhando e comentando com os colegas sobre as maravilhas do local. Partindo dessa realidade, a equipe de educadores propôs uma qualificação do processo de registro de imagens pela fotografia, bem como a partilha coletiva, acompanhada de relatos e apreciação de cada uma das visões dos funcionários em seus cliques. O processo permitiu a apropriação de conteúdos a partir da troca significativa entre os envolvidos e cada um pôde contribuir com o outro e transformar o próprio olhar, acrescentando perspectivas e ampliando seu repertório estético.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

E-book da REM-SP, lançado no 10EPM, está disponível no site do SISEM-SP

“Rede de Redes – Diálogos e Perspectivas das Redes de Educadores de Museus no Brasil”. Esse é o título do e-book lançado na abertura do Encontro da Rede de Educadores de Museus de São Paulo (REM-SP), realizado dia 19 de julho, durante o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM). Organizado por Lilian Amaral e Joselaine Mendes Tojo, ambas da REM-SP, a obra reúne palestras e depoimentos colhidos durante o II Encontro da REM-SP, ocorrido em agosto de 2017. Ações educativas extramuros, mediação cultural, inclusão patrimonial, parcerias institucionais e formação em educação museal estão entre os temas da publicação digital. Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e ACAM Portinari, o 10EPM aconteceu de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Foto de um notebook aberto na página do download da publicação Rede de Redes - diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.