Ir para o conteúdo

Edição 107 |  Ano 09 | Julho 2019

logo acam portinari 10 anos

Museus apresentam agendas de férias

1. A foto mostra diversas crianças sentadas à mesa produzindo atividades da programação de férias.
2. A imagem mostra crianças na esplanada do Museu.  No local, há um painel de madeira para um teatro de fantoches.  À frente estão sentadas, no chão e em cima de um tapete colorido, diversas crianças.
3. A foto mostra um pássaro “produzido” na oficina Construindo Pássaros.  Ele é feito de sementes e flores, a “pelagem” da cabeça possui tom de rosa pink e os olhos têm a cor azul.

Diversão, criatividade, educação e lazer estão garantidos nas programações de férias dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre, Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. As agendas do Férias no Museu contam com oficinas, apresentações musicais e teatrais, gincanas e brincadeiras.

No Museu Casa de Portinari, de terça a domingo, o equipamento promove atividades de leitura, pular corda, quebra-cabeça, pião, jogos de roda e pedagógicos e desenho. Às terças e quintas oficinas especiais são ministradas no espaço. Todas as ações são gratuitas e retomam a vida e a obra de Candido Portinari.

Confecção de adornos e artesanato indígenas, fantoches, boneco ecológico, soldado, bonecas Abayomi, chaveiro de semente, porta-retratos, além de brincadeiras como corrida do ovo e do saco, caça ao tesouro e contação de histórias integram a agenda do Museu Índia Vanuíre, das 9 às 11h.

No Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro exibições de teatro, recitais, atividades musicais, recreações educativas e oficinas artísticas, como a Construindo Pássaros (foto), acontecem ao longo de todo o mês.

Para conferir a programação de cada espaço cultural, acesse o site do museu mais perto de você. Participe, estão todos esperando por você!

Vem aí a 44ª Semana de Portinari

A imagem mostra o logo da Semana de Portinari em um fundo cinza. Abaixo está escrito "De 10 a 25 de agosto de 2019".  No rodapé estão duas faixas de tintas, uma laranja e outra cinza mais escura.

Museu Casa de Portinari, em parceria com a Prefeitura de Brodowski, realiza, entre 10 e 25 de agosto, a 44º Semana de Portinari. Reserve a agenda, pois o evento celebrará a vida e a obra do maior artista brasileiro, Candido Portinari, e o aniversário do município – comemorado em 22 de agosto.

A programação diversificada contempla manifestações artísticas e suas linguagens, com ênfase para aquelas relacionadas às artes visuais. Pintura Mural, Exposição Coletiva de Artes Plásticas e a tradicional Piazza Della Nonna são algumas das imperdíveis atrações. Encontro de carros antigos e apresentações musicais completam a semana de festejos. Não perca!

Museu Índia Vanuíre doa material para povo Kaingang

Em junho, o Museu Índia Vanuíre disponibilizou peças de artesanato para o povo Kaingang, da T.I. Vanuíre, para o desenvolvimento de oficinas voltadas para crianças e adolescentes.

A ação Transmissão de Saberes visou à sustentabilidade e a economia criativa, além da manutenção dos indígenas na tribo e a preservação da cultura por meio público jovem. Colares, adornos indígenas e acessórios diversos foram produzidos pelos participantes e serão comercializados para geração de renda por meio do artesanato nativo.

Nesta imagem, os participantes estão em pé, posando para a foto.  Na frente deles está a mesa com as peças produzidas na oficina.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro se preparam para a alta temporada em Campos do Jordão

1. A foto mostra uma geral da lojinha do museu.  Em formato de "L", as paredes são de tijolos com diversas prateleiras de madeira na frente. Muitos livros ocupam os espaços.
2. A foto mostra uma mulher observando os livros de uma das estantes do local.  Ela segura um livro nas mãos e parece estar lendo o mesmo.

Para complementar a experiência do visitante que passa pelo Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, a loja nos equipamentos, agora, tem caráter vitalício.

No local o público encontra livros em geral com ênfase em arte, música e correlatos; souvenires; produtos como luminárias e colares de designers e artistas renomados; além de peças criadas para proporcionar boas lembranças para casa e o trabalho.

A loja Ufa-Mulufa fica localizada no foyer do auditório, dividindo espaço com o restaurante. O horário de funcionamento segue o mesmo dos equipamentos culturais: de terça a domingo, das 9h às 18h, ou até o fechamento, em dias de espetáculo noturno.

Duas novas mostras entram para o circuito de exposições
Itinerantes da ACAM Portinari e SISEM-SP

No segundo semestre, duas novas exposições passaram a integrar a série de mostras contempladas no Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

A exposição “Hiléia”, com 55 fotografias de Antonio Saggese, está em cartaz na Casa de Vidro, em Campinas, desde o dia 6 de julho.

Em agosto, A Pinacoteca Municipal Casa Ponce, em Bauru, recebe a mostra “Descobertas: Olhares de uma resistência artística no Juquery”, que reúne trabalhos de cinco artistas e é o resultado de uma residência artística realizada em 2018, no antigo hospital psiquiátrico de Franco da Rocha, o Juquery.

No primeiro semestre, diversas cidades do interior e litoral paulista receberam uma série de mostras que integram o curcuito de exposições Itinerantes realizado pelas duas instituições. Atualmente, “Ser Naïf”, com obras dos artistas Con Silva e Blanco Castro está em São Simão e “Memórias afetivas e a cultura do café na Região Nordeste Paulista”, em Bady Bassitt.

Por meio da itinerância das mostras, é possível atender a públicos que estão fora dos grandes centros, enriquecendo o repertório das instituições atendidas e, consequentemente, ampliando a rede de disseminação de cultura.

1. A foto mostra uma mulher loira de costas, ela está fotografando, com um celular, um quadro pendurado em sua frente.
2. A imagem mostra muitas árvores com folhas brancas.  O local parece uma mata fechada em cima de um rio.
3. Na foto aparecem diversos quadros pendurados em duas paredes brancas que estão em "L".  Em todos aparecem obras em preto e branco.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.