Em dezembro, os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre, Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro integraram a ação Sonhar o Mundo, promovida pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). A edição teve como tema a Cultura como Direito e mobilizou os equipamentos paulistas para questões relacionadas aos Direitos Humanos e para que atuassem como transformadores sociais.
O Museu Índia Vanuíre foi um dos realizadores da campanha e, por isso, desenvolveu diversas atividades sobre o tema, como contação de história, palestra e roda de conversa.
Em Brodowski, o Museu Casa de Portinari promoveu, todos os dias, duas práticas: o jogo da memória Obras de Portinari e Direitos Humanos e o painel Refletindo sobre os Direitos Humanos, ambas refletiram sobre a importância dos direitos humanos nos dias atuais, considerando o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência.
As palestras Notas de Escurecimentos – Vivência Sobre a Literatura Negra Brasileira, ministrada por Plínio Camilo, e Cultura como Direito, mediada por Ivan Montanari, e a atividade Árvore dos Sonhos foram os destaques da programação em Campos do Jordão, no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. Todas as agendas foram gratuitas e abertas ao público.
Sobre o Sonhar o Mundo
Realizada desde 2015, a Campanha “Sonhar o Mundo” busca articular os museus paulistas em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.
Até 31 de dezembro, o Museu Casa de Portinari comemora os 116 anos de Candido Portinari com uma programação cultural gratuita para homenagear o artista, que foi um dos maiores expoentes brasileiros nas artes plásticas.
Durante todo o período, o equipamento cultural convida o público para participar da instalação “O que fazemos juntos, fazemos melhor!”, com bicicletas que utilizam um sistema de dínamos que geram músicas e iluminação para algumas alegorias que decoram a esplanada do espaço.
Ainda, para valorizar a produção artística, difundir e democratizar a cultura para a população e visitantes, o Museu apresenta hoje, às 10h, a série Concertos Sacros: Auto de Natal, com a Camerata Filarmônica INVOCE e o Coral Eurípedes Barsanulfo, de Batatais. E, às 19h30, em 27/12, o Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra terá como temática a música raiz em homenagem a grandes artistas, compositores e influenciadores do gênero sertanejo.
Para finalizar a comemoração, já está no ar uma nova configuração do site institucional do Museu Casa de Portinari, que utiliza ferramentas mais modernas e atualizadas com as tendências de design.
O website tem um desempenho mais rápido e prático, com versões em inglês, espanhol e italiano e recursos de acessibilidade. Todos os conteúdos podem ser acessados também pelo celular.
O livro Contos de Bicho do Mato, de Ricardo Azevedo, foi o enredo da atividade promovida pelo Museu Índia Vanuíre para 70 alunos, pais e professores da escola EMEF Professor Henrique Unger, de Guaiçara (SP).
A ação, realizada em 30 de novembro, teve como objetivo socializar recrear, agradar, comover, instruir, educar a atenção, enriquecer a linguagem, estimular a imaginação e formar o hábito de leitura nos participantes.
Para que essa experiência fosse ainda mais completa e divertida, Marcimiliana Aparecida Moureira, professora e contadora de histórias, utilizou fantoches e abordou músicas enfatizando cantigas populares.
A obra Contos de Bichos do Mato é uma narrativa que fala sobre a luta pela sobrevivência. As histórias foram recriadas e contadas, principalmente, por “gente do povo” que viveu em condições precárias.
Para complementar o clima de festas de final de ano e tornar os espaços culturais ainda mais acolhedores, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro receberam uma decoração especial de Natal.
Pela primeira vez, um pinheiro presente no mirante do Museu, de onde se avista a pedra do Baú, foi decorado com mais de 100 bolas, laços de fita e uma linda iluminação para o período.
A bilheteria das instituições também recebeu arcos decorados nas entradas, recepcionando o público com clima festivo e agradável. Já o foyer do Auditório, ganhou uma árvore repleta de bolas com fotos de todos os funcionários das instituições. Os enfeites e adereços demonstram a alegria da equipe ao compartilhar com os visitantes mais um ano de crescimento, conquistas e realizações.
Caprichada para dezembro, a programação completa o cenário festivo, oferecendo uma experiência única e especial, assim como devem ser as celebrações de final de ano! Confira pelo site, clique aqui!
Integrantes das 24 Representações Regionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) se reunirão nos dias 16 e 17 de dezembro, na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para a 17ª edição do Encontro de Representantes Regionais (17ERR).
Uma série de temas e assuntos serão abordados nos dois dias de evento, entre eles, o balanço anual das ações do SISEM-SP, com enfoque na articulação e comunicação dos museus. Farão parte dessas atividades a avaliação do Ciclo EPMi, a proposta para o EPM 2020, o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) e avaliação da campanha Sonhar o Mundo, entre outras atividades.