Ir para o conteúdo

Edição 115 | Ano 10 | Março 2020

logo acam portinari 10 anos

Museus participam da campanha Sonhar o Mundo

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a montagem apresenta três fotos: a primeira mostra três mulheres em pé em frente a uma lousa de giz e com um painel escrito “Sonhar o Mundo” no meio delas; na segunda tem um grupo de pessoas sentado numa mesa e uma mulher à frente dele, em pé e falando; a última mostra pessoas, de costas, sentadas no auditório e com uma indígena falando à frente.

A campanha Sonhar o Mundo busca articular os museus paulistas em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais. Antes realizada anualmente, agora, passa a ser promovida durante os meses por meio de uma agenda temática. Em 2020, a primeira atividade do calendário abordou o Dia Internacional da Mulher (8/3) e, claro, que os museus geridos pela ACAM Portinari participaram da iniciativa.

No Museu Casa de Portinari, a agenda incluiu bate-papo entre alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E. JASP e a empreendedora Adriana Bononi Salvi, empresária com 20 anos de experiência no setor alimentício. Em outro encontro, a população foi convidada a discutir sobre como as mulheres estão usando a arte para fazer mudanças e conscientizar sobre questões e tópicos relevantes em todo o mundo.

Museu Índia Vanuíre discutiu e propagou temas sobre o papel da mulher indígena, a voz e os direitos femininos. As práticas ocorrerão até o final do mês com a participação de indígenas locais. Já o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro prepararam diversas atividades em homenagem às mulheres, colocando em destaque as artistas que mudaram o cenário cultural, como Frida Kahlo e a patrona Felícia Leirner. Em Campos do Jordão, a programação conta com palestras, apresentações musicais e oficinas, até o final de março.

Confira a programação dos três museus pelos sites:

Museu Casa de Portinari celebra 50 anos

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a imagem mostra a fachada do Museu de Portinari com metade preto e branco e a outra parte colorida. A diferença de cores ilustra a casa no passado e atualmente. No rodapé, aparecem as datas 1970 e 2020, respectivamente. No topo está o logo dos 50 anos e do Museu.

Em 14 de março, o Museu Casa de Portinari comemorou 50 anos enriquecendo a cultura nacional ao disponibilizar e oferecer acessibilidade às pinturas murais e à vida de Candido Portinari. Durante todo o ano, diversas atividades celebrarão o marco histórico. E para iniciar a programação, uma cerimônia de aniversário foi realizada no equipamento, na data oficial, para o público e convidados.

No evento, foram lançados o selo comemorativo, com o logo dos 50 anos; o projeto Pedalando com o Museu, que disponibilizará aos visitantes bicicletas para percorrer os Caminhos de Portinari e as trilhas da Galeria a Céu Aberto, ambos em Brodowski (SP); e o espetáculo luz e som, instalado na Capela da Nonna, com narrativa das obras presentes no local. Além disso, também foi anunciado o comodato entre o Museu Casa de Portinari e a família Almeida para o Centro de Pesquisa e Referência do Museu Casa de Portinari, e homenagens àqueles que contribuíram significativamente para que a Casa fosse transformada em Museu, no início de 1970. Para o encerramento, os participantes celebraram a data histórica cantando em coro os parabéns.

Museu Índia Vanuíre capacita jovens do Museu Akãm Orãm Krenak

Entre 10 e 11 de março, o Museu Índia Vanuíre capacitou cerca de 20 jovens do Museu Akãm Orãm Krenak sobre as ações educativas em museus. Dentre os temas abordados estiveram atendimento ao público, acessibilidade e agendamento.

Ministrada pelos educadores do Museu Índia Vanuíre e realizada por dois setores do equipamento cultural, o Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista e o Núcleo de Educação, a ação foi uma iniciativa de Lidiane Damaceno Cotui, gestora do Museu Akãm Orãm Krenak.

O objetivo dela foi orientar os jovens do seu povo para que criem um vínculo com o seu museu, participando dos diversos processos que envolvem a museologia indígena.

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a primeira imagem mostra duas indígenas observando caixas de madeiras fechadas com vidro. Ao redor delas estão duas educadoras do Museu. Todas estão dentro de uma casa com teto de madeira. A segunda foto mostra o grupo sentado em roda num espaço aberto e arborizado. São jovens conversando com as educadoras do Museu.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
recebem certificado de excelência do TripAdvisor

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a arte mostra uma foto do Museu Felícia Leirner e outra do Auditório Claudio Santoro, que têm ao meio uma faixa verde ligando as duas. Ali está o logo do Trip Advisor e escrito “2019 – certificado de excelência”.

Por mais um ano consecutivo, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro recebem certificado de excelência do TripAdvisor. A condecoração premia acomodações, atrações e restaurantes selecionados que demonstram constantemente um compromisso com a excelência no setor de turismo e hotelaria.

Para determinar os ganhadores, o site utiliza um algoritmo próprio e são levadas em conta a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes em um período de doze meses. Também são consideradas a estabilidade dos negócios e a posição no ranking do índice de popularidade do site.

“Receber esse certificado nos deixa muito orgulhosos! É um reconhecimento espontâneo do público pelo trabalho que desenvolvemos diariamente, buscando a excelência no atendimento e na experiência vivida pelo visitante. De uma certa forma, esse prêmio nos incentiva a melhorar cada dia mais e nos dá a segurança de estarmos trilhando um caminho positivo”, comenta Marina Falsetti, gerente dos equipamentos culturais.

Acesse nosso Tripadvisor:

museu felícia leirner

auditório claudio santoro

Programação do 18ERR focará nos preparativos das eleições
on-line para Representações Regionais do SISEM-SP

Integrantes das 24 Representações Regionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se reunirão nos dias 30 e 31 de março, na Secretaria, para a 18ª edição do Encontro de Representantes Regionais (18ERR). Dentre os vários assuntos que serão abordados nos dois dias de evento, haverá destaque para os preparativos das eleições para as RRs para o mandato 2020-2022 que, pela primeira vez, serão realizadas virtualmente. Essa mudança atende a uma demanda dos representantes para ampliar a adesão de instituições e gestores culturais ao pleito, que era realizado presencialmente durante a programação oficial do Encontro Paulista de Museus. O cadastramento de eleitores já começou e vai até 27 de abril, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do SISEM-SP.

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a arte mostra o estado de São Paulo dividido em regiões, cada uma está pintada de uma cor.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.