Em 2021, os museus administrados pela ACAM Portinari mantiveram seus projetos nos formatos remoto e presencial, consolidando e estruturando suas missões junto às mudanças, a fim de fazer os pilares da cultura, da arte, do conhecimento e os legados dos patronos Candido Portinari, Felícia Leirner, Claudio Santoro e de Índia Vanuíre, chegarem ainda mais longe de forma a unir pessoas por meio da tecnologia.
Ao longo do ano, o Museu Casa de Portinari recebeu 12.911 visitantes presenciais, registrou 241.230 acessos pelo site e 481.360 pelas mídias sociais. A programação teve como destaque as oficinas culturais do Ateliê Portinari. Para 2022, foi preparada uma agenda especial voltada ao aniversário de 60 anos de morte de Candido Portinari além de diversas atrações na tradicional Semana de Portinari.
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro receberam um público presencial de 51.605 pessoas, e ainda registrou 104.181 cliques no site e 374.624 passagens nas mídias sociais. Em 2021, a São Paulo Companhia de Dança realizou um espetáculo que reuniu apresentações no Auditório. Em 2022, os equipamentos receberão a Orquestra Municipal de Santa Isabel em um concerto comemorativo de 10 anos de orquestra.
Já o Museu Índia Vanuíre teve 1.541 visitantes presenciais e 62.556 acessos pelo site, bem como um alcance de 195.625 pelas mídias sociais. Em 2021, o destaque foi para a Semana do Índio, realizada anualmente em abril. Em 2022, contará com a 50ª edição do evento, além de uma parceria com o Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo, novo equipamento que será administrado pela ACAM Portinari.
As três instituições terão programações especiais sobre o centenário da Semana de Arte Moderna (1922 – 2022). Confira na íntegra.
Este mês, o Museu Casa de Portinari estreia uma nova loja virtual, com design moderno e para todos os públicos. São produtos que oferecem lembranças da casa, da obra e de Brodowski (SP), terra de Candido Portinari. O e-commerce vai atender principalmente o público que não pode realizar a visitação presencial na instituição.
O mix de produtos da loja on-line engloba personalizados institucionais, publicações, artesanatos produzidos regionalmente, bem como objetos de escritório, decoração, vestuário e utensílios domésticos, um trabalho exclusivo que também está disponível na loja física do Museu Casa de Portinari.
A reinauguração da plataforma estreia com diversas promoções, oferecendo até 30% de desconto em produtos que variam entre livros, almofadas, porta-chaves, artesanatos, esculturas e muito mais.
Nesse mês de janeiro o horário de funcionamento do Museu Índia Vanuíre foi atualizado, ampliando o atendimento ao público. De terça a domingo, a instituição fica aberta das 9h às 18h, e às quintas-feiras, até às 20h.
Localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), o museu tem entrada gratuita e segue todos os protocolos de segurança sanitária previstos pelo Governo do Estado de São Paulo. Aproveite e conheça também o site oficial e siga a instituição nas mídias sociais.
A ação Pé de poesias está de volta. Realizada na entrada do Museu, a atividade abriga diversos trechos de textos escritos por Felícia Leirner e por outros autores nacionais e internacionais. Este ano, o projeto também traz a participação do público com mais de 20 escritas permeadas por diversas poesias, poemas, frases e versos autorais, recebidos durante campanha virtual realizada em dezembro.
Os textos selecionados são afixados em uma árvore próxima ao Jardim de Esculturas e podem ser lidos pelos visitantes. O objetivo é fortalecer o relacionamento entre os espaços culturais e o público, valorizando a expressão da arte, criando oportunidades de identificação, desenvolvimento da criatividade e de contato com a literatura.
Devido à pandemia da covid-19, o Pé de poesias foi suspenso em 2020 e 2021, mas, com o avanço da vacinação e os protocolos de segurança, a atividade volta a emocionar os visitantes do Museu e Auditório, que poderão desfrutar da leitura à sombra da árvore e se maravilhar ainda mais com as belezas da cidade retratada nas narrativas.
O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) retomou as visitas técnicas do Cadastro Estadual de Museus-SP. Com o avanço da imunização no estado e a retomada das atividades presenciais, a fila de processos cadastrais básicos que aguardavam a aferição para serem finalizados voltou a andar.
No último quadrimestre do ano (de setembro a dezembro), o SISEM-SP e a ACAM Portinari, que apoia o desenvolvimento e manutenção do CEM-SP, realizaram 12 visitas técnicas de aferição.
A visita técnica de aferição é um dos momentos mais importantes do CEM-SP, pois é quando as instituições recebem presencialmente a equipe do SISEM-SP para a verificação das informações do Instrumento de Qualificação Cadastral Básico (IQC Básico) e um assessoramento técnico personalizado feito especificamente para sua realidade.