Ir para o conteúdo

Edição 149 | Ano 13 | Janeiro 2023

Confira os novos Boletins para Educadores e de Acervo

Os museus administrados pela ACAM Portinari publicam, quadrimestralmente, diversas informações por meio dos Boletins para Educadores e de Acervo, disponíveis no site de cada instituição.

O boletim educativo do Museu Casa de Portinari aborda o tema “Acessibilidade em Museus: um olhar para a transformação”, discutindo a inclusão social. Já o de acervo traz referências sobre a conservação da tela de “Santa Cecília”, produzida por Candido Portinari em 1925.

Além disso, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, apresentam, no boletim educativo, informações sobre o retorno presencial das ações educativas em instituições parceiras, e comentam sobre os cuidados de manutenção das obras em cimento branco armado com ferro, no boletim de acervo.

Museu Índia Vanuíre, retrata, no boletim educativo, conceitos da “Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”. No de acervo comenta sobre a importância da relação entre museu e comunidade.

Na capital, o Museu das Culturas Indígenas trouxe referências sobre a implantação do Núcleo de Transformação e Saberes, no boletim educativo, e sobre patrimônios, acervos e cuidados, no boletim de acervo.

Inauguração da Galeria Multimídia

Museu Casa de Portinari acaba de inaugurar uma Galeria Multimídia que exibe a obra completa do pintor Candido Portinari (1903-1962). A iniciativa conta com recursos do Governo de São Paulo, patrocínio do Instituto Credicitrus parceiro oficial do projeto, e apoio do Projeto Portinari.

A sala, onde foram instalados quatro projetores de alta resolução, traz equipamentos que apresentam, permanentemente e em ordem cronológica, nas paredes, as mais de 5.300 criações registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra do artista cuja fase produtiva foi de 1914 à 1962.

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Spotify com nova playlist

Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), acabam de lançar, no Spotfy, uma nova playlist com diversas obras de Claudio Santoro.

O álbum “Claudio Santoro para Piano” contém interpretações das composições do maestro feitas por grandes pianistas brasileiros, além de sonatas, peças e prelúdios que convidam os ouvintes a conhecerem mais da extensa e rica criação do artista.

A playlist faz parte do projeto “Compositores”, realizado pelo Museu e Auditório, que visa lançar, mensalmente, playlists únicas com as principais obras de Claudio Santoro e de outros renomados intérpretes e instrumentistas como Johann Sebastian Bach, Giuseppe Verdi, Gioacchino Rossini e muito mais.

O canal disponibiliza, ainda, playlists com clássicos da Música Popular Brasileira. Acesse e confira!

Novas exposições em cartaz

Em dezembro, o Museu Índia Vanuíre lançou duas exposições temporárias. A primeira, intitulada “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”, traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias”, que tem os idosos como público-alvo.

A segunda, nomeada “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. A mostra traz objetos como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos.

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Aproveite e faça uma visita!

Conselho Aty Mirim é oficialmente institucionalizado

Em 21 de dezembro de 2022, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, por meio da Resolução SC 57/2022, institucionalizou o Conselho Indígena Aty Mirim no âmbito da gestão compartilhada e participativa do Museu das Culturas Indígenas. De acordo com o Diário Oficial em que se oficializa o ato, o conselho “será composto por lideranças indígenas das diversas etnias presentes no território do Estado de São Paulo” e suas atribuições serão de “escuta, consulta e decisões coletivas”.

Dessa forma, o Conselho priorizará “o diálogo permanente, a criação de canais de participação, a promoção do protagonismo e da gestão compartilhada e participativa com e para as populações indígenas”. Esse é mais um passo que o MCI dá para garantir um espaço museológico pautado pela perspectiva indígena, de forma a elaborar ações que promovam o diálogo intercultural a partir de discussões atuais e necessárias aos povos originários.

Últimos dias para as inscrições do Polos

Junto à ACAM Portinari, o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC SISEM-SP) lançou a “Chamada de Seleção para Composição dos Polos SISEM-SP”, com o objetivo de selecionar as instituições que vão sediar os Polos no biênio 2023-2024. As inscrições já estão nos últimos dias, podendo ser feitas até 20 de janeiro por aqui.

A criação dos Polos SISEM-SP tem por objetivo reorganizar as instituições museológicas do Estado de São Paulo em sete macrorregiões, aproximando diferentes instituições culturais a partir de atividades conjuntas, efetivas e personalizadas. Os resultados da seleção serão publicados no site e nas redes sociais do SISEM-SP em até 30 dias após o término das inscrições.