Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O espaço é gerido pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Inaugurado em 2022, propõe uma gestão compartilhada, a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. Sua agenda inclui o fomento da produção artística de diversas etnias, assim como um canal para o diálogo de questões contemporâneas e pertinentes à preservação da cultura e memória dos povos indígenas.
Neste contexto o MCI promove o trabalho de multiartistas e trata da museologia sob a ótica indígena, assim como aborda equívocos coloniais sobre as diferentes culturas dos povos originários, suas crenças, culturas e línguas.
O MCI é um espaço intercultural de encontro entre povos indígenas e não-indígenas, para o compartilhamento de mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas e artes, além do reconhecimento da própria história do Brasil.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
às quintas-feiras até às 20h
Entrada: R$15,00 inteira – R$7,50 meia; gratuita às quintas-feiras
Ingressos: on-line pela Sympla
(confira a Política de Gratuidade e Meia-entrada)
Informações: +55 (11) 3873-1541
contato@museudasculturasindigenas.org.br
www.museudasculturasindigenas.org.br