Balanço das ações anuais e Cadastro Estadual de Museus serão assuntos abordados
Integrantes das 24 Representações Regionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se reunirão nos dias 16 e 17 de dezembro, na Secretaria da Cultura, para a 17ª edição do Encontro de Representantes Regionais (17ERR).
Uma série de temas e assuntos serão abordados nos dois dias de evento, entre eles, o balanço anual das ações do SISEM-SP, com enfoque na articulação e comunicação dos museus. No primeiro dia do evento, farão parte dessas atividades do período da manhã a avaliação do ciclo EPMi, proposta para EPM 2020, avaliação do edital de chamamento público de propostas de exposições itinerantes da ACAM Portinari e avaliação da campanha Sonhar o Mundo, entre outras atividades.
No período da tarde, serão realizadas conversas temáticas. A primeira será “O fluxo de comunicação: das representações regionais para os canais do SISEM-SP”. A segunda conversa é sobre o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP). Percepção da adesão as instituições ao CEM-SP em cada região, ativações realizadas pelas representações regionais e o encaminhamento de ações do SISEM-SP para as instituições cadastradas fazem parte da pauta a ser discutida.
Após o intervalo, o balanço das ações do SISEM-SP será focado no Fomento. Trata-se da avaliação das representações regionais sobre o atual formato do edital PROAC Museus e Arquivos, abordando entre outras questões, a pontuação para os museus cadastrados.
No dia 17, a agenda do evento começa com o balanço das ações do SISEM-SP sob a ótica da Formação, abordando assuntos como Curso Técnico de Museologia, curso EAD, ASTECAs etc. Em seguida, o tema a ser abordado são as perspectivas para 2020: cenário orçamentário e horizonte de ações.
“Os Encontros de Representantes Regionais são essenciais para o planejamento anual de ações do SISEM-SP. Para que o sistema continue atuando com capilaridade e de forma alinhada com as demandas de todas as regiões do Estado, é crucial a manutenção de um encontro como esse que possibilita a participação direta dos representantes regionais na avaliação das ações e a discussão de ideias e propostas para a qualificação e fortalecimento dos museus paulistas”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.
Fonte: SISEM-SP