Ir para o conteúdo

SISEM-SP divulga publicação sobre documentação em museus

Publicado dia 23/03/2015 por Acam Portinari

Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes’ resulta do trabalho de documentação e diagnóstico de 15 museus ligados à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Já está disponível para download gratuito no site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a versão online da publicação
“Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes” (2010), organizada pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O livro consiste em um trabalho de documentação e diagnóstico de quinze museus ligados à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

“A ACAM Portinari tem realizado inúmeras ações em parceria com a Secretaria e o SISEM, sempre com o intuito de apoiar e fomentar os museus paulistas e seus profissionais, o que é motivo de muita honra, orgulho e satisfação. Este material  torna público e acessíveis as diretrizes teórico-metodológicas, possibilitando a difusão desses conteúdos. É uma importante ferramenta, além de referência para o desenvolvimento do trabalho de natureza semelhante em instituições museológicas”, explica Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari.

Para Marilúcia Botallo, museóloga especializada em Gestão de Informações em Museus e Gestão Museológica, o projeto – que teve a coautoria de Juliana Monteiro, Angelica Fabbri, Claudinéli Moreira Ramos e Cecília Machado -, proporcionou conhecimento a respeito dos acervos dos museus da capital e interior do Estado de São Paulo.

“Foi uma ação muito importante, pois envolveu equipes com vários profissionais que trabalharam diretamente com as coleções. Realizado em dois anos, o estudo permitiu o estabelecimento de um método de trabalho para gestão de coleções museológicas diferentes entre si, como o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu Felícia Leirner”, explica.

Publicações online

Devido à relevância do tema para área, o Sistema Estadual de Museus tem disponibilizado, na página da instituição na internet, várias publicações, entre elas estão “Conceitos-chave para a Educação em Museus” e “Manual de Comunicação para Museus de Pequeno Porte”. Ao todo, o site conta com 26 obras digitalizadas e com acesso livre para consulta.

O portal é uma importante ferramenta de contato com o público da área. Em quatro anos, o número de acessos oriundos do Brasil e do mundo aumentou significativamente. Nos dois primeiros meses de 2015 foram registrados 111.900 cliques totais (usuários) e 790.200 (cliques nas páginas). Neste mesmo período, foram realizados 3.905 downloads por meio do Portal SISEM.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 

Imagens relacionadas

Imagem do livro “Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes”
baixar em alta resolução

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais