Ir para o conteúdo

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro recebem exposição fotográfica

Publicado dia 09/12/2016 por Acam Portinari

As belezas de Campos do Jordão pelo olhar de Marco Cidale podem ser vistas a partir de 16 de dezembro, com entrada gratuita

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administradas em parceria com a ACAM Portinari, realizam a partir do dia 16 de dezembro (sexta-feira) uma exposição de fotografias de paisagens de Campos do Jordão. “Natureza em Preto e Branco” tem autoria do artista Marcos Cidale e apresenta, com delicadeza, paisagens, cenas naturais, closes e imagens noturnas com um contraste bem marcado entre áreas de luz e sombras.

“É uma grande alegria podermos compor em parceria com artistas locais, contribuindo com a divulgação de seu trabalho e, claro, agregando novas possibilidades de interação para o nosso público. É a segunda vez que o  fotógrafo Marco Cidale expõe uma mostra fotográfica aqui no Museu e Auditório e estamos bastante felizes com isso. Acreditamos que o público também aproveitará muito a mostra, inclusive para conhecer um pouco mais das belíssimas paisagens e natureza local.”, conta Marina Falsetti, gerente das instituições.

São oito painéis de 90cmX60cm de fotos em preto e branco, com verniz aplicado. Nenhuma delas sofreu alterações digitais e preservam nuances e degrades de tons captados no momento pelo artista. A falta do elemento humano nas imagens remete ao isolamento que se encontra na natureza e provoca no espectador uma autoanálise sobre sua relação com o ambiente e suas emoções.

De acordo com o artista, a escolha por PB entrega a imagem apenas à diferença de luzes e sombras e incita no público a vontade de colorir ou descobrir quais as cores não estão naquela imagem. “A ausência de cor acentua a percepção de claro/escuro e também traz à tona a questão das dualidades presentes no Universo como: bem/mal, direito/esquerdo, masculino/feminino, positivo/negativo, luz/sombra, fluido/estático etc..”, explica Marco Cidale.

A mostra permanece em cartaz até 29 de janeiro de 2017 e tem entrada gratuita. O Museu e Auditório estão localizados na Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880, em Campos do Jordão/SP. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 18h e o telefone para informações é (16) 3662-6000.

Serviço:

Exposição Fotográfica “Natureza em Preto e Branco”

Período: de 16/12/2016 a 29/1/2017

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)

Horário: das 9h às 18h

Informações: (12) 3662-6000

Entrada: gratuita

Obs.: o participante pode optar por contribuir com a doação de livros, que serão utilizados no projeto “A Cada Livro Perdido, um Leitor Encontrado” (os materiais devem estar em boas condições de uso. Não serão aceitos livros didáticos e paradidáticos ou materiais considerado agressivos e impróprios para circulação em locais públicos)

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Viviane Ferreira – (11) 3339-8243
viferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais