Ir para o conteúdo

40ª Semana de Portinari comemora os 102 anos de Brodowski

Publicado dia 20/08/2015 por Acam Portinari

Apresentações musicais, dança, exposições e a tradicional festa italiana, estão entre as atividades que seguem até 23 de agosto

Brodowski (SP) completa 102 anos no próximo dia 22 de agosto (sábado) e as comemorações já começaram. Os moradores estão sendo presenteados com uma série de atividades culturais que integram a 40ª Semana de Portinari. O evento, realizado pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, também homenageia um dos principais pintores nacionais, Candido Portinari.

O público poderá ver três exposições. Duas delas detalham facetas do pintor, o caráter de suas obras e a sua ligação com as questões regionais e sociais. “Portinari – Arte e Meio Ambiente” faz uma relação do acervo do pintor com as causas ambientais e a preservação da natureza. Já a mostra “Caminhos de Portinari” apresenta a relação do artista com os locais que marcaram sua memória na infância e por toda sua vida.

No Salão da Velha Guarda, o visitante tem a oportunidade de ter contato com diferentes técnicas em pinturas, desenhos, esculturas e instalações. São cerca de 120 artistas de todo o Brasil expondo na “Coletiva de Artes Plásticas”.

Todos os dias, na esplanada do Museu acontece uma série de programações em diversos horários. São apresentações de música, cinema, dança, teatro e pintura mural, espalhadas pela cidade. De 17 a 21, a garotada se divertirá na praça com a oficina “Recriando e Recreando”, das 9h às 14h. Nos dias 18 e 19, às 9h e às 15h, acontece uma oficina de zumba. Ainda no dia 18, uma mostra de piano encantará os interessados, às 20h, em frente à instituição. No dia 19, o público confere o teatro de mamulengo “Bendito os Beneditos”, Cia Inventor dos Sonhos, às 20h.

Homenagem

No dia 20 (quinta-feira), tem inicio a 11ª Piazza Della Nonna. A tradicional festa italiana, que segue até domingo (23/8), celebra e resgata a tradição de uma das principais culturas colonizadoras do município, como era a família Portinari, e sua significativa contribuição para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região.

A programação completa está disponível no site oficial do equipamento museológico (museucasadeportinari.org.br).

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais